ATENÇÃO! NÃO É RECOMENDADA A INSTALAÇÃO DO HA EM SMARTPHONES!
ESSE MÉTODO NÃO É OFICIAL E NÃO EXISTE SUPORTE OFICIAL PARA INSTALAÇÃO EM SMARTPHONES. PODE APRESENTAR LENTIDÃO NO SISTEMA, TRAVAMENTOS, INCOMPATIBILIDADES COM DIVERSOS COMPONENTES PERSONALIZADOS. ALÉM DO USO DO HOME ASSISTANT CORE QUE PERDE ACESSO A ADD-ONS, BACKUPS E AO SUPERVISOR.
SIGA POR SUA CONTA EM RISCO.
A EQUIPE DO FÓRUM HOME ASSISTANT BRASIL NÃO SE RESPONSABILIZA POR PROBLEMAS.
Quando comecei a montar meus primeiros sonoff com a Alexa, comecei a pesquisar sobre o Home Assistant e outros softwares similares.
Vi que seria necessário ter um servidor para isso e como não tenho aqui nenhum RaspberryPi ou outro computador disponível para isso fui atrás de uma solução para rodar o HomeAssistant em um smartphone que está parado aqui e por isso em meados de agosto comecei meus testes e pesquisas e encontrei esse tópico que ensina a rodar homeassistant no termux
Assim como hoje resolvi atualizar o meu ambiente, fiz um backup das minhas configurações e comecei o processo de configurar do Zero novamente e escrever esse pequeno passo a passo para ajudar se mais alguém quiser se aventurar.
Recomendo instalar o Lineage OS(ou similar) e fazer o root, é só seguir os procedimentos para o meu smartphone, funcionará com a versão original do Android no seu smartphone, porém o root permite algumas coisas como o redirecionamento de portas, e assim conseguir usar a portas baixas como a 80 ou 443.
É necessário instar os seguintes Apps no android: Termux e o Termux-Api, os dois estão disponíveis para Google Play ou no F-Droid, mas instale sempre os dois do mesmo repositório.
Após instalar os apps abrir o termux e no terminal instalar o openSsh para facilitar a manutenção do servidor e dos procedimentos abaixos:
#instalar o openssh
pkg install openssh
#reiniciar a senha para conectar remotamente no ssh
passwd
Continue os próximos passos no ssh(porta 8022) ou pelo próprio terminal
#atualize os repositórios e pacotes do termux
pkg update
pkg upgrade
Instalar os pacotes necessários:
#instalar pacotes
pkg install python coreutils nano clang mosquitto nodejs openssh termux-api libjpeg-turbo
#Comando para não deixar o termux ser fechado e continuar a execução em segundo plano.
termux-wake-lock
Testar o mosquitto
#Executar o Mosquitto para testar:
mosquitto
Em seguida encerrar o mosquitto apertando ctrl+c
Instalar o Home Assistant:
#instalar HA em um Virtual Enviroment
python3 -m venv homeassistant
cd homeassistant
source bin/activate
python3 -m pip install wheel
python3 -m pip install Pillow
python3 -m pip install homeassistant
#executar o Home Assistant
hass
Se tudo funcionou ao acessar o navegador com o IPDOCELULAR:8123 você irá acessar a interface do hass, volte ao terminal e encerre o hass apertando ctrl+c
Configurar o Home Assistant como serviço
#instalar pm2
npm i -g --unsafe-perm pm2
#usar o pm2 para iniciar os serviços
pm2 start /data/data/com.termux/files/home/homeassistant/bin/hass --interpreter=/data/data/com.termux/files/home/homeassistant/bin/python -- --config /data/data/com.termux/files/home/.homeassistant/
pm2 start mosquitto -- -v -c /data/data/com.termux/files/usr/etc/mosquitto/mosquitto.conf
Comandos para usar com o PM2
#salvar configuração serviços
pm2 save
#comando para carregar configuração salva
pm2 resurrect
#Verificar o status dos serviços
pm2 status
#iniciar Serviço
pm2 start <servico>
#parar Serviço
pm2 stop <servico>
Opcional: Instalar Node-Red
#instalar node-red
npm i -g --unsafe-perm node-red
#iniciar serviço
pm2 start node-red --node-args="--max-old-space-size=128" -- -v
Limitações: Só executa o home-assistant core. Com o home assistant core você perde o acesso a add-ons, backups e ao supervisor. Sem o supervisor você perde atualizações de sistema, sem ele você precisa instalar as atualizações manualmente.
Espero que ajude alguém e em caso de dúvidas tentarei ajudar no que puder.