Instalando o Home Assistant com Supervisor no Debian 12 sem interface gráfica

Instala o systemd-resolved com o apt: sudo apt install systemd-resolved

Depois você continua a partir do passo que deu errado.

Ola colega… o meu parou aqui tb (erro nonpasso 13)… como mudou esse caminho q mencionou? Estou com a ultima versão do Debian 11, sera q é isso?

Como eu altero esse cainho do path?

Se tiver como root volta para o usuário normal e vira root com o comando abaixo:

su -

Isso se já tiver a senha de root criada. Se não tiver cria a senha antes:

sudo passwd root

E cria a senha desejada para o root. Depois executa com o primeiro comando e segue os passos.

@ gmesquita

Passei esta parte, mas agora travou aqui… Tenho de 20 janelas aqui de pesquisa e nada… Creio que esta no final para o HA funcionar…

Tá faltando a dependência do systemd-resolved, que por algum motivo não foi instalado. Instala com o comando abaixo:

sudo apt install systemd-resolved

Em seguida tenta instalar novamente o pacote do homeassistant. Se mesmo assim não funcionar roda o comando abaixo para ver se resolve:

sudo apt -f install

@gmesquita

Não vai… já rodei apt --fix-broken install como a instalação sugere e nada…

Surgira novos pacotes pendentes… instalei tb… nada…

Estou com a versão 11.7

Deveria tentar com outra + antiga?

Não, tem que funcionar no 11 , 11.x são lancamentos de atualizacao pra alguns pacotes mas em não é pra interferir. Inclusive o cero agora ja é instalar no debian 12, o debian 11 é deprecado e o supervised deve remover suporte em 4 meses.

Mas o ponto principal é que o debian ja vem com systemd, como falei ,sua instalacao não é o debian vanilla ou voce ja instalou outras coisas que não quebraram compatibilidade do ha, você pode mandar os logs do apt pra tentarmos ver porque ele não instala, mas a quantidade de coisa que pode ter pra arramar é grande. Estando modificada não da nem pra saber se repositorios do apt são os repositorios do debian, o HA vai sempre dar suporte a versao de pacotes mais recentes nos repositorios no debian se tiver com outro repo não tem como garantir funcionamento a longo prazo.

Pra alguem que não tem muita experiancia com linux ideal é ter o debian mais padrao possivel, e não hospedar mais nada no mesmo os. Usando ha supervised o trabalho de gerenciar dependências é do usuario e com o debian modificado isso pode se tornar rapidamente imprevisivel.

Coloca os prints dos erros aqui para analisarmos melhor.

@ariel_leventhal

A versão que baixei foi esta https://chuangtzu.ftp.acc.umu.se/cdimage/unofficial/non-free/cd-including-firmware/archive/11.7.0+nonfree/amd64/iso-dvd/firmware-11.7.0-amd64-DVD-1.iso

Baixei a versão errada?

Nunca instalei nada… É um mini PC com N100 de um tópico aqui que comprei seguindo as sugestões… Não instalei nada além do XFCE + servidor SSH que selecionei na instalação… e já fui para o tutorial aqui…

Já reinstalei 3 vezes o Debian e nada…

@ariel_leventhal a versão 12 já é compatível? O processo de instalação seria o mesmo?

Obs.: nem o Google Coral eu instalei… Pois pretendo colocar o HA para rodar e dai partir p instalar o Coral e o Frigate depois…

Pelo que vi o problema pode ser esse. A versão Supervised já está sendo suportada no Debian 12. Os passos são os mesmos. Recomendo fazer uma instalação limpa do Debian 12 e então seguir os passos.

A documentação oficial pode ser conferida aqui: GitHub - home-assistant/supervised-installer: Installer for a generic Linux system

@gmesquita vou baixar a versão 12 então e tentar aqui…

Tem que funcionar no 11 ainda,

O suporte pra debian deprecado é de 4 meses.

@ths_sp me desculpe confundi você com a pessoa que estava instalando em cloud no aws, por que foi exatamente mesmo erro dele. Ta meio esquisito isso entao, como falei deveria funcionar ainda no 11 mas pode ser que esteja com algum bug, melhor tentar instalar no 12 mesmo.

O estranho tambem é que não é só o systemd, ele ta reclamando de ModemManager nunca tinha visto isso mas pode ser que sempre teve esse aviso e eu nunca reparei.

Foi o que pensei, mas resolvi fazer um teste numa máquina virtual Debian 11 que tinha aqui e tive os mesmos problemas apontados pelo colega. Estranho.

@gmesquita @ths_sp @RafaelK2XT

Parece que é um bug mesmo

Se eu entendi corretamente no debian 11 systemd-resolved era instalado como parte do systemd mas
nos repositorios do debian 12 sao dois pacotes seprados.

E pela discussao no github parece que talvez eles nem corrijam esse bug porque tem como burlar o bug e apesar de ainda funcionar esta depracado ja.

O jeito de burlar é sudo dpkg -i --ignore-depends=systemd-resolved homeassistant-supervised.deb
mas melhor é instalar no 12 mesmo

2 curtidas

Tá explicado. Melhor maneira é ir direto no Debian 12 mesmo.

@gmesquita fui de versão 12, mas estou com um erro…