Instalando Node-RED

node-red-logo

Esse tutorial tem o objetivo de ajudar quem tem interesse em instalar o Add-on Node Red através do Supervisor.

O Node Red é uma ferramenta visual voltada para IoT (Internet das coisas) e Webservice, é uma ferramenta de desenvolvimento baseada em fluxograma para programação visual desenvolvida originalmente pela IBM para unir dispositivos de hardware, APIs e serviços on-line como parte da Internet das Coisas.

Ele funciona independente do Home Assistant, porém Franck Nijhof criou esse add-on para ser instalado no HA sem complicações, basta adicionar o Add-on, inicializar o Node Red e você já poderá utilizar a ferramenta.

Abaixo iremos mostrar como realizar a instalação do Node-RED através do Supervisor. Em um outro tutorial, vamos mostrar como auxiliar na utilização da ferramenta.

Para iniciar, vá em Configurações, Add-ons, vá em “Loja de Add-ons ” no canto direito abaixo e procure o add-on Node-RED.

Procure o Node-RED e clique em Instalar.

Quando estiver instalado basta ir em Ajustes, preencha o “credential_secret”. Nela defina uma senha, que é usado para criptografar dados confidenciais. Esta é apenas uma “senha”, que você deve salvar em um local secundário. É importante preencher com um usuário e senha em http_node e http_static.

Desligue a opção SSL se estiver ligada. Se quiser pode definir um tema para o Node-RED, recomendo o dark. Clique em Salvar.

Se você quer saber mais sobre as demais informações, podem consultar a página da documentação do add-on.

Após preencher tudo, clique em salvar e inicie o add-on clicando em Iniciar. Você pode habilitar a opção “ Mostrar na barra lateral “, para que crie um item no menu lateral do Home Assistant.

Após iniciar o add-on, você pode acessar pelo menu que foi criado. Se o menu não aparecer, atualize a página.

Atenção: É normal aparecer a mensagem “502: Bad Gateway”

Atenção: É normal aparecer a mensagem “502: Bad Gateway”

Normalmente isso ocorre logo após você iniciar o Node-RED e clicar para acessar. Isso ocorre porque o add-on ainda não carregou toda a interface/sistema. Basta aguardar 1 ou 2 minutos e tentar novamente.

Pronto, se aguardou e carregou já pode usar o Node-RED!

Node-RED direto no Navegador

Uma outra opção de acessar o Node-RED é através do seu navegador de internet pelo IP do seu Home Assistant com a porta que o Node-RED utiliza.

Que por padrão é: https://SEU-IP:1880 ( Se você não usa SSL, o endereço deve começar com HTTP e não HTTPS ).

Vai aparecer uma tela pedindo usuário e senha, é o usuário e senha que você utiliza para se conectar no Home Assistant.

Captura de tela 2021-05-30 151606

Particularmente prefiro acessar pelo endereço de IP no navegador de internet pois te dará mais espaço na tela para trabalhar com os nodes, e isso é importante.
Com o passo a passo você terá o add-on instalado pronto para ser utilizado.

Node-RED Companion

Alguns nodes necessitam do Node-RED Companion instalado para o seu uso.
Como nesse exemplo abaixo.

Vai precisar do HACS para instalar o Node-RED Companion.

No HACS vá em Integrações.

Clique em “+ Explorar e baixar repositório” no canto direito inferior e procure Node-RED Companion.

Clique em “Baixe esse repositório no HACS”.

Clique em Baixar.

Reinicie o Home Assistant.

node3

Com ele reiniciado vá em Configurações, Dispositivos e Serviços.

No canto direito em baixo clique em Adicionar Integração e procure na lista Node-RED Companion.

Clique em Enviar.

node5

Clique em Terminar.

node6

Node-RED Companion instalado.

node7

É isso, um abraço!

Instalou o Node-red, agora vamos aprender a utilizar! Recomendo seguir para esse tutorial:

8 curtidas

Senhores, instalei o HA no meu win7 seguindo um tutorial, porem nesta instalação não aparece o Hass.io no menu lateral, logo não tenho um ADD STORE. Voces sabem outra forma de instalar o Node Red?

Nesse caso é um pouco mais complicado. Você terá que instalar o Node RED e depois a palette node-red-contrib-home-assistant

No site abaixo mostra as opções B e C como alternativa para a instalação do Node-RED sem ser pelo Hassio
https://smarthome.university/home-assistant/node-red/installing-node-red-with-home-assistant/

Você também pode ver as alternativas no site oficial do Node Red
https://nodered.org/docs/getting-started/

Para instalarem a palette, após a instalação do NR, basta clica no ícone de menu no canto superior direito image e depois selecionar a opção image . Irá então aparecer uma janela, terá uma opção Install image onde deve ser clicado, e em seguida digitar node-red-contrib-home-assistant, no resultado basta clicar botão de instalar.

select

1 curtida

Segui o tutorial, funcionou certinho a instalação. Agora aprender a usar! :slight_smile:

2 curtidas

Olá Douglas, Instalei o Node-Red conforme tutorial e o mesmo está funcionando, porém quando vou na paleta para instalar os recursos do Telegram ele dá a seguinte mensagem: Failed to load node catalogue. Check the browser console for more information

Elias, isso ocorre com qualquer palette? As vezes pode ser o plugin que você está tentando instalar que tem algum problema.

Só tentei o Telegram, chegando em casa tento instalar outro plugin, obrigado.

Boa noite Douglas, agora deu certo o plugin do Telegram, devia estar com problemas mesmo, obrigado.

1 curtida

Boa noite amigos. Fiz o procedimento mais ainda continua aparecendo o erro 502: bad Gateway

Você acessa seu Home Assistant com HTTPS ou HTTP? Tente colocar o SSL como false.

image

@douglas oi tudo bem instalei o node agora via https :1880 ele conecta e depois vai tentando e nada. E dentro do HA eu entrou faço o teste da lâmpada com o debug ele não manda a mensagem do debug.

20-04-02 14:53:41 ERROR (MainThread) [supervisor.api.ingress] Ingress error: Cannot connect to host 172.30.32.1:65137 ssl:None [Connection refused]
20-04-02 14:53:41 ERROR (MainThread) [supervisor.api.ingress] Ingress error: Cannot connect to host 172.30.32.1:65137 ssl:None [Connection refused]
20-04-02 14:53:41 ERROR (MainThread) [supervisor.api.ingress] Ingress error: Cannot connect to host 172.30.32.1:65137 ssl:None [Connection refused]
20-04-02 14:53:41 ERROR (MainThread) [supervisor.api.ingress] Ingress error: Cannot connect to host 172.30.32.1:65137 ssl:None [Connection refused]
20-04-02 14:53:41 ERROR (MainThread) [supervisor.api.ingress] Ingress error: Cannot connect to host 172.30.32.1:65137 ssl:None [Connection refused]

Bom dia Pessoal ! fiz a instalação porém esta dando erro, podem me ajudar por favor. !
Muito obrigado.
erro|488x500

Para quem tiver problemas com o erro 502, pode ser o seu firewall.

Minha configuração é Debian 9 + Hassio via docker e tenho o https configurado.

Sempre apresentava o erro 502. Com ou sem ssl. Como gerencio o servidor com o Vesta CP, ele vem com iptables ativo.

Oque fiz foi adicionar uma regra aceitando conexão na porta 1880 vindo de requisiçoes do range de ip 172.16.0.0/12, que é o ip que o docker faz a rede dos conteiners dele, mais ou menos isso rsrs.

Espero que ajude em duvidas futuras.

Eu uso em uma maquina Windows 10 e rodo ele no virtual box. será que tenho me mexer no firewall do Windows ?

Voce fez a instalação com a imagem VDI do Hassio?

Isso mesmo Arthurcto.

Muito obrigado Douglas ! li seu tutorial com calma e deu certo, valew mesmo.

1 curtida

Excelente tópico. Eu não conseguia acessar o Node-RED, recebia código de erro 502. Agora está funcionando.

A cada passo uma surra, com cada surra um aprendizado. Espero ter um ambiente de testes funcional em alguns dias :grinning:

1 curtida

Recomendo seguir agora para o tutorial recomendado no final desse! Sempre no final de um tutorial de Node-RED tem a recomendação de outro para continuar aprendendo!