Instalando Node-RED

Esse tutorial tem o objetivo de ajudar quem tem interesse em instalar o Add-on Node Red através do Supervisor.

O Node Red é uma ferramenta visual voltada para IoT (Internet das coisas) e Webservice, é uma ferramenta de desenvolvimento baseada em fluxograma para programação visual desenvolvida originalmente pela IBM para unir dispositivos de hardware, APIs e serviços on-line como parte da Internet das Coisas.

Ele funciona independente do Home Assistant, porém Franck Nijhof criou esse add-on para ser instalado no HA sem complicações, basta adicionar o Add-on, inicializar o Node Red e você já poderá utilizar a ferramenta.

Abaixo iremos mostrar como realizar a instalação do Node-RED através do Supervisor. Em um outro tutorial, vamos mostrar como auxiliar na utilização da ferramenta.

Para iniciar, vá em Configurações, Add-ons, vá em “Loja de Add-ons ” no canto direito abaixo e procure o add-on Node-RED.

Procure o Node-RED e clique em Instalar.

Quando estiver instalado basta ir em Ajustes, preencha o “credential_secret”. Nela defina uma senha, que é usado para criptografar dados confidenciais. Esta é apenas uma “senha”, que você deve salvar em um local secundário. É importante preencher com um usuário e senha em http_node e http_static.

Desligue a opção SSL se estiver ligada. Se quiser pode definir um tema para o Node-RED, recomendo o dark. Clique em Salvar.

Se você quer saber mais sobre as demais informações, podem consultar a página da documentação do add-on.

Após preencher tudo, clique em salvar e inicie o add-on clicando em Iniciar. Você pode habilitar a opção “ Mostrar na barra lateral “, para que crie um item no menu lateral do Home Assistant.

Após iniciar o add-on, você pode acessar pelo menu que foi criado. Se o menu não aparecer, atualize a página.

Atenção: É normal aparecer a mensagem “502: Bad Gateway”

Atenção: É normal aparecer a mensagem “502: Bad Gateway”

Normalmente isso ocorre logo após você iniciar o Node-RED e clicar para acessar. Isso ocorre porque o add-on ainda não carregou toda a interface/sistema. Basta aguardar 1 ou 2 minutos e tentar novamente.

Pronto, se aguardou e carregou já pode usar o Node-RED!

Node-RED direto no Navegador

Uma outra opção de acessar o Node-RED é através do seu navegador de internet pelo IP do seu Home Assistant com a porta que o Node-RED utiliza.

Que por padrão é: https://SEU-IP:1880 ( Se você não usa SSL, o endereço deve começar com HTTP e não HTTPS ).

Vai aparecer uma tela pedindo usuário e senha, é o usuário e senha que você utiliza para se conectar no Home Assistant.

Particularmente prefiro acessar pelo endereço de IP no navegador de internet pois te dará mais espaço na tela para trabalhar com os nodes, e isso é importante.
Com o passo a passo você terá o add-on instalado pronto para ser utilizado.

Node-RED Companion

Alguns nodes necessitam do Node-RED Companion instalado para o seu uso.
Como nesse exemplo abaixo.

Vai precisar do HACS para instalar o Node-RED Companion.

No HACS vá em Integrações.

Clique em “+ Explorar e baixar repositório” no canto direito inferior e procure Node-RED Companion.

Clique em “Baixe esse repositório no HACS”.

Clique em Baixar.

Reinicie o Home Assistant.

Com ele reiniciado vá em Configurações, Dispositivos e Serviços.

No canto direito em baixo clique em Adicionar Integração e procure na lista Node-RED Companion.

Clique em Enviar.

Clique em Terminar.

Node-RED Companion instalado.

É isso, um abraço!

Instalou o Node-red, agora vamos aprender a utilizar! Recomendo seguir para esse tutorial:

8 curtidas

Senhores, instalei o HA no meu win7 seguindo um tutorial, porem nesta instalação não aparece o Hass.io no menu lateral, logo não tenho um ADD STORE. Voces sabem outra forma de instalar o Node Red?

Nesse caso é um pouco mais complicado. Você terá que instalar o Node RED e depois a palette node-red-contrib-home-assistant

No site abaixo mostra as opções B e C como alternativa para a instalação do Node-RED sem ser pelo Hassio

Você também pode ver as alternativas no site oficial do Node Red
https://nodered.org/docs/getting-started/

Para instalarem a palette, após a instalação do NR, basta clica no ícone de menu no canto superior direito image e depois selecionar a opção image . Irá então aparecer uma janela, terá uma opção Install image onde deve ser clicado, e em seguida digitar node-red-contrib-home-assistant, no resultado basta clicar botão de instalar.

1 curtida

Segui o tutorial, funcionou certinho a instalação. Agora aprender a usar! :slight_smile:

2 curtidas

Olá Douglas, Instalei o Node-Red conforme tutorial e o mesmo está funcionando, porém quando vou na paleta para instalar os recursos do Telegram ele dá a seguinte mensagem: Failed to load node catalogue. Check the browser console for more information

Elias, isso ocorre com qualquer palette? As vezes pode ser o plugin que você está tentando instalar que tem algum problema.

Só tentei o Telegram, chegando em casa tento instalar outro plugin, obrigado.

Boa noite Douglas, agora deu certo o plugin do Telegram, devia estar com problemas mesmo, obrigado.

1 curtida

Boa noite amigos. Fiz o procedimento mais ainda continua aparecendo o erro 502: bad Gateway

Você acessa seu Home Assistant com HTTPS ou HTTP? Tente colocar o SSL como false.

@douglas oi tudo bem instalei o node agora via https :1880 ele conecta e depois vai tentando e nada. E dentro do HA eu entrou faço o teste da lâmpada com o debug ele não manda a mensagem do debug.

20-04-02 14:53:41 ERROR (MainThread) [supervisor.api.ingress] Ingress error: Cannot connect to host 172.30.32.1:65137 ssl:None [Connection refused]
20-04-02 14:53:41 ERROR (MainThread) [supervisor.api.ingress] Ingress error: Cannot connect to host 172.30.32.1:65137 ssl:None [Connection refused]

Bom dia Pessoal ! fiz a instalação porém esta dando erro, podem me ajudar por favor. !
Muito obrigado.
erro|488x500

Para quem tiver problemas com o erro 502, pode ser o seu firewall.

Minha configuração é Debian 9 + Hassio via docker e tenho o https configurado.

Sempre apresentava o erro 502. Com ou sem ssl. Como gerencio o servidor com o Vesta CP, ele vem com iptables ativo.

Oque fiz foi adicionar uma regra aceitando conexão na porta 1880 vindo de requisiçoes do range de ip 172.16.0.0/12, que é o ip que o docker faz a rede dos conteiners dele, mais ou menos isso rsrs.

Espero que ajude em duvidas futuras.

Eu uso em uma maquina Windows 10 e rodo ele no virtual box. será que tenho me mexer no firewall do Windows ?

Voce fez a instalação com a imagem VDI do Hassio?

Isso mesmo Arthurcto.

Muito obrigado Douglas ! li seu tutorial com calma e deu certo, valew mesmo.

1 curtida

Excelente tópico. Eu não conseguia acessar o Node-RED, recebia código de erro 502. Agora está funcionando.

A cada passo uma surra, com cada surra um aprendizado. Espero ter um ambiente de testes funcional em alguns dias :grinning:

1 curtida

Recomendo seguir agora para o tutorial recomendado no final desse! Sempre no final de um tutorial de Node-RED tem a recomendação de outro para continuar aprendendo!