Porque acha que VM não é solução estável? Uso o HA em um mini pc com Debian 11 e funciona super de boa, nunca tive problema. Fora que usei o HA no virtual box por 1 ano e meio no meu desktop com windows e nunca tive problemas.
Pelos preços hoje não vale a pena comprar RPI 4 pro HA, vale + a pena um mini pc!
Sobre o notebook usado, é a melhor opção custo-benefício porque vc já tem ele e não vai precisar gastar com hardware! Instala o Debian 11 e usa o HA por ele, vai funcionar super bem!
Aqui ele mostra como instalar o Debian 11 e colocar o HA nele!
@andregoncalvespires eu usava em um notebook, so deixei de usar pois o mesmo ja estava bem velho e apresentava problemas de alimentacao, o que mais me agradava era q no inicio quedas de energia ainda seguravam o HA por 1h ±
Tentei usar no raspberrypi 3B mas nao rodou legal, e agora utilizo no raspberry 4B(consumo de energia baixissimo)
Ponto negativo era q no notebook rodava em um docker e nao era suportado nativo , as veses existiam erros “estranhos” ocorrendo.
Bom, eu comecei usar o Home Asssitant num Raspberry 3, e inicialmente pareceu ser uma boa ideia. O problema é que minha automação cresceu, e com isso começaram a surgir os primeiros gargalos e lentidoes. Coloquei um cartão SD top, cheguei a tentar usar um SSD via USB, mas por algum motivo, o boot não funcionava direito, e a memória de 1gb do Raspberry não era suficiente. Como não tinha dinheiro para investir no 4, e também o NUC está um absurdo de caro, resolvi instalar numa VM em meu notebook próprio mesmo. E foi a melhor coisa que já fiz. A desvantagem é que eu preciso deixá-lo ligado o tempo todo (não que isso seja um problema), mas morando no Rio de Janeiro, não penso em sair com ele de casa mesmo rss
Estou com esse setup rodando uns 3 meses, sem nenhum problema ou travamento. Recomendo fortemente quem for se aventurar, começar primeiro numa VM, e só depois comprar um hardware dedicado.
O único problema é o gasto de energia com o notebook ligado direto.
Mas eu penso que a melhor opção é essa que usou…
Logo quando iniciei com o HA rodava o meu da mesma forma que você. Só não deixava direto 24hrs ligado o note pq ainda estava estudando a plataforma…
Eu uso em um note e não percebi muita diferença no consumo. Porém eu tenho um sonoff ligado ao carregador, que quando a bateria do note chega a 95% ele desliga, e só volta a religar quando a bateria cai para 15%.
Então acaba não ficando ligado o tempo todo.
A grande vantagem que eu tive em usar o note, foi não ter que investir em mais um hardware e também que se acaba a luz eu não tenho uma queda brusca no sistema, ele ainda se mantém ligado por algum tempo e desliga sozinho ao chegar em 5% de bateria.
O gasto é o minimo possivel, vc nao vai sentir nenhuma diferença. Se fosse um desktop, ai sim, vc poderia observar uma diferença de gastos.
Sugiro assistir a esse video do Manual do Mundo, onde ele explica melhor os eletronicos e eletrodomesticos que gastam mais energia, é muito legal as explicações. Nao precisa comprar ou construir nenhum aparelho que ele demonstra no video, mas ele usa como comparativo carregadores de celular, desktops, e notebook, que é nosso caso, rs