INMET Custom Component para Home Assistant - Testes e Feedback

:hammer_and_wrench: INMET Custom Component para Home Assistant - Testes e Feedback :sun_behind_rain_cloud:

Oi pessoal! Criei um custom component que integra os alertas meteorológicos do INMET ao Home Assistant, trazendo informações atualizadas sobre as condições meteorológicas diretamente para o seu painel.

:bulb: O que faz?

Consulta alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e cria sensores no Home Assistant para monitorar alertas da sua cidade.
Possibilita a criação de automações para responder a alertas (por exemplo, acender luzes ou enviar notificações).

:man_mechanic: Como instalar?

Está disponível via HACS! Basta adicionar o repositório no HACS e seguir os passos do README.

:bar_chart: Dashboard e Automação

Criei exemplos de como configurar automações e cards no dashboard para visualizar os alertas de forma prática e intuitiva.

:mag: Preciso da ajuda de vocês!

Quero que vocês instalem, testem e me deem feedback! Qualquer comentário ou sugestão de melhoria será super bem-vindo.
Se encontrarem algum bug ou problema, podem relatar aqui ou no GitHub.

:speech_balloon: Link do repositório: GitHub - sigrist/inmet: HA Inmet Alerts

Conto com vocês para melhorar ainda mais essa integração! :raised_hands:

2 Likes

Não encontrei o código do Rio de Janeiro - Capital…

Não tem nenhum alerta para o Rio de Janeiro para os próximos dias. Continue consultando o site do Inmet para ver se tem o código.

Eu estou em busca da lista de cidades e códigos, para poder selecionar durante o assistente de configuração, mas ainda não consegui achar a lista completa.

@sigrist

Vou testar aqui.

@Leo
Abra o site no google chrome:
1 - Pesquise pela cidade
2 - Aperte F12
3 - Aperte Control + F
4 - Pesquise por “cidademenu”
5 - Expanda as informações clicando na seta

Edit:
Ou clique em próximos dias que abrirá uma nova aba com o código da cidade na URL
Assim é mais fácil rsrsrs

1 Like

Vou testar aqui tb. Eu estava em busca de uma solução dessas, já que só encontrei alertas que atendessem lá na gringa.

Os códigos das cidades podem ser consultados em uma listagem nesse site do IBGE:

Bom dia pessoal Fiz uma atualização no componente e agora permite buscar a cidade pelo nome. Me avisem se tiverem algum problema! Valeu!

2 Likes

Dúvida: a integração cria uma entidade com os atributos do alerta INMET, caso haja um segundo alerta para a região (não a atualização do primeiro, mas sim um segundo alerta concomitante) será gerada outra entidade?

Integração funcionando perfeitamente, agora me veio uma dúvida…

Consigo jogar essas informações para que me avise na Alexa e leia o conteúdo? Ficaria top uma automação assim rs

1 Like

Passos para Criar uma Automação

1. Configurar uma Zona: Crie uma Zona no Home Assistant com a latitude e longitude informadas pelo sensor da sua cidade.
  2. Configurar a Automação:
  • Vá até a seção de automações no Home Assistant.
  • Escolha o trigger Geo Location e defina como source o valor “inmet”.
  • Escolha se deseja disparar a automação quando um alerta for criado (enter) ou removido (exit).

Com isso, você poderá, por exemplo, ser notificado sempre que houver um alerta meteorológico severo para sua região ou acionar outros dispositivos, como luzes, para chamar atenção sobre um alerta.

1 Like

A integracao cria sensores dinamicamente. Tem um sensor que é o da cidade que voce escolheu, que vai contar quantos alertas tem para a sua cidade.
Para cada alerta, ele vai criar um sensor do tipo geo location, com os dados individuais do alerta.

Na documentação tem algumas informações de como criar dashboards e automatomações com essas entidades geo location: GitHub - sigrist/inmet: HA Inmet Alerts

2 Likes