Impedir Desligamento de Tomada

Olá.

Existe alguma forma de impedir o desligamento de um determinado dispositivo?

Exemplo:
Pretendo configurar uma tomada da Tuya ou Novadigital, que irá alimentar um filtro de linha. Nesse filtro de linha estará ligado um switch, computador e monitor.
O que eu gostaria é que se caso o computador estiver online (respondendo ao ping) ou a tomada estiver com algum consumo, impedir que ela desligue, pelo comando de voz (GHome ou Alexa) ou mesmo pelo HA.

Eu coloquei essa tomada no mesmo grupo de outras luzes, nomeado como escritório (que é o cômodo em si), quando dou o comando de “desligar escritório” a luz e a tomada são desligadas.

Alguma luz?

Obrigado!

eu tirei minhas tomadas do grupo “escritório” pra poder fazer isso.

Eu pensei dessa forma também. Mas deve ter alguma forma de fazer isso.
Não queria colocar as tomadas em outro grupo, gostaria de deixar organizado.

Vou continuar pesquisando.

Valeu!

n sei se entendi bem a onde quer chegar, mas acho que o assunto é sobre deixar a tomata ligada quando ela reinicia, certo?

Fiz isso com esphome num sonoff basic assim

esphome:
  name: ${my_device}
  platform: ESP8266
  board: esp8285
  arduino_version: 2.4.2
  board_flash_mode: dout
  # ligar o rele ao reiniciar
  on_boot:
    priority: -100
    then:
      - switch.turn_on:
          id: rele

desculpas, apenas agora consegui entender melhor :roll_eyes:

Como pretende usar esta tomada tuya? Vai usar com firmware alternativa tipo tasmotas/esphome ou vai integrar no HA como veio da fábrica?

Proponho fortemente desativar qualquer serviço comando de voz nesta tomada para prevenir desligamentos indesejados. O resto, desligar apenas quando todos os dispositivos são desligados por digamos 10 minutos pode ser feito com automação no HA, não é um grande desafio.

Obrigado por responder.

Minha idéia seria usar um Sonoff Basic com Tasmota.

Acho que vou ter que realmente desativar os comandos de vozes para esse dispositivo, ou usar um Wemos D1 com um relê para tratar isso.

Oi Rafa, tdo bem aí?

sosnoff basic ou d1 mini com relé é ± a mesma coisa, apenas a embalagem é diferente. O que você precisará é ou um sonoff pow ou uma tomada que media o consumo da energia. Baseado em isso e olhando bem como os aparelhos ligados se comportam quando estão ligados, voc’ê pode começar a fazer automações do tipo “não deligar quando o coinsumo estiver acima de 10 W por 2 minutos” ou algo deste tipo.

Por esta tarefa aconselho fortemente o esphome, mas é possível com tasmota e mqtt também.

1 curtida