Hub zigbee e sensores no H.A

Sou novo por aqui, espero aprender e ajudar quando tiver mais experiencia no assunto.
Ja vi alguns videos sobre automacao com home assistant e zigbee, porem agora chegou a hora da pratica e como cada hora descubro algo novo vou percebendo onde errei ou que falta algo.

Comprei um hub zigbee e um sensor de presenca, por fim montei o H.A em uma VM. Logo após pesquisar percebi que nao ha integracao direta, nem mesmo pela Cloud Tuya.
Agora comprei o dongle da sonoff versao P (vi que o E esta tendo alguns problemas) e estou esperando chegar.

Poderiam me orientar ou indicar links ou como pesquisar para obter minhas respostas? As informacoes estao muito espalhadas, e só durante a fase de configurar os dispositivos que vou percebendo que falta algo e ai vai ficando bem lento esse comeco no mundo H.A.

1 - Com o sonoff dongle-P + MTQQ, conseguirei usar o sensor de presenca no meu HA?
2 - Minha ideia inicial de projeto é lampadas, sensores de porta, presenca, reles para piscina, tudo criando automacoes no H.A e depois compartilhando no Google Home ou Alexa. Preciso comprar mais algo alem dos dispositivos especificos zigbee?
3 - Ja que nao vou usar o smart gateway (hub) tem como converter ele pra repetidor?

Depende do sensor de presença.

Pesquise aqui pelo seu sensor e verifique a compatibilidade

Eu tenho sensor de presença mmw.
Uso dongle sonoff + zigbee2mqtt

Ixi, pior que nao achei na lista “Tuya PIR Sensor”
Seria esse

Apesar que pela imagem é identico a esse
eWeLink PIR Motion Sensor
RHK09

Pela descrição no aliexpress é esse:

Pior que eu comprei exatamente desse link

Versao 809WZT
Agora só quando chegar o dongle pra descobrir se vai funcionar :confused:

1 curtida

Uso zigbee a pouco tempo, mas acredito que não terá problema.

Ele é compatível também. Na maioria das vezes, Só dispositivos mais novos não são compatíveis com zigbee2mqtt.

Sabem se existe a possibilidade de transformar o smart gateway (hub) em repetidor? Porque se eu vou usar o dongle no H.A, o smart gateway ficou meio perdido.

Deixa ele para atualizar firmware.

1 curtida