Pessoal, bom dia
Ainda não aderia ao Home Assistant, mas pretendo fazer isto em breve.
Hoje tenho alguns interruptores Zigbee, uma fechadura Zigbee e um hub Zigbee cabeado 3.0, tudo da Nova Digital.
Além disso, tenho quatro dispositivos Echo e um robô smart X600 da Neatsvor.
Minha pergunta, neste momento, é se consigo reaproveitar o hub Zigbee da NovaDigital, ou se vou mesmo ter que partir paro algo como Dongle P da Sonoff ou o SZLB-06 da SMLIGHT.
Marcelo.
Nesse primeiro momento, você pode aproveitar o hub utilizando a integração da Tuya. Nova digital usa plataforma tuya. Mas migrar para um dongle será uma etapa natural para você. Porque só com ele você terá controle 100% local.
Até porque, se adicionar outros dispositivos zigbee nesse hub, terá mais trabalho para reparear, nomear, alterar automações, etc
Como André já falou da pra começar via integração cloud da tuya mas vai ser tudo por cloud e pode ter limitações de funcionalidade em alguns dispositivos.
Talvez dependendo do microcontrolador e do chipset zigbee só hub até da pra gravar tasmota nele e usar ele para integração local mas considerando o trabalho que daria e o custo baixo de um dongle, que é um device único pra fazer funcionar todos dispositivos zigbee que você já tem, eu compraria o dongle.
1 curtida
Oi pessoal, obrigado pelas respostas. Eu testei o Home Assistant com a integração do Tuya. A única coisa em que não consegui configurar nada foi a fechadura, uma ZSL-06 da NovaDigital.
Pode ser que ela tbm não tenha suporte para zigbee2mqtt. Precisa dar uma pesquisada