Hub de Automação Inteligente Izy Smart ICA 1001 Intelbras

Pesquisando uma maneira de automatizar a minha fechadura FR 101 da Intelbras, descobri um hub da marca Hub ICA 1001

Ele é compatível com diversas fechaduras da marca, e usa o protocolo ZigBee.

Vi que a fechadura IRF 1001 é externamente “idêntica” a FR 101. Então no lugar de fazer alguma gambiarra na minha fechadura atual, substituir por uma nova.

Agora não queria comprar o hub de automação, gostaria de usar o HA com o MQTT ou integração nativa do HA. Alguém que tenha ou conheça a fechadura saberia me dizer se é possível ?

1 curtida

Os produtos Izy da intelbras são dispositivos tuya entao talvez com o hub voce conseguira alguma nivel de integracao da fechadura com o HA (usanndo integracao de nuvem da tuya). O mqtt é um protocolo que funciona em cima de tcp (internet) o zigbee é um protocolo completamente separado. Para usar a fechadura com integracao local voce precisaria de um dongle zigbee e que a fechadura seja compatível com z2m ou zha. Esse modelo nao é oficialmente suportado por nenhum dos dois mas pode ser que use mensagens zigbee igual a algum outro modelo e portanto tenha suporte nao oficial. So testando mesmo pra saber. Se nao funcionar ai sua melhor chance é tentar conseguir ajuda pra adiciona suporte dela no z2m. Esquece gambiarra em fechadura zigbee, a bateria nao aguentaria quase nada adicionando um microcontrolador wifi pra fazer gambiarra. Quando digo quase nada é quase nada mesmo possivelmente menos de um dia.

1 curtida

Boa tarde. Sou novo por aqui, inclusive este é o meu primeiro post.
A respeito do sistema Intelbras, pesquisei bastante antes de comprar uma fechadura IFR 7001. A Intelbras te “empurra” esse hub ICA 1001 para fazer a conexão ZigBee com a fechadura, porém descobri que a nuvem deste hub é compartilhada com a Tuya (uns dizem que a Intelbras comprou a Tuya… vai saber), então comprei um hubzinho bagaceiro que conecta na nuvem da Tuya. Não lembro direito os valores, mas na época custou menos da metade do valor deste ICA.
Instalei o app da Tuya, acessei o hub e detectou a fechadura, tudo 100% compatível. Utilizei um bom tempo o app da Tuya porém tive um problema com cadastro de usuários na fechadura e quando fui acionar a assistência da Intelbras eles negaram o serviço, dizendo que eu não estava usando o app da linha IZY deles. Pois bem, removi o app da Tuya, instalei o IZY e novamente, compatibilidade total. Fizeram o acesso remoto pelo meu telefone e resolveram o problema sem saber do “gato” que eu fiz no hub kkkkkkkk.

Todo esse texto é pra dizer que se você instalar o app da Tuya com qualquer hub ZigBee Tuya ele vai detectar as fechaduras Intelbras, e muito provavelmente vai ser possível acessar pelo Home Assistant, porém parece que a Tuya não suporta acesso local, somente pela nuvem. Ainda não fiz isso pois estou sem tempo, mas assim que fizer o teste volto aqui para dar o retorno.

tuya é provedora de serviços de cloud além de desenvolver alguns dispositivos porém ela não vende diretamente pra consumidor. A Intelbras é uma empresa q vende produtos tuya, assim como positivo por exemplo e muitas outras empresas gringas…

Então tem essa questão de só ter integração nuvem e também até onde eu saiba as fechadura tuya no ha só mostra se a porta está aberta ou fechada mas não permite abrir pelo home assistant

Essa questão de abrir a fechadura via app eu acho bastante delicado, visto que é a segurança da sua família e do seu patrimônio que está em jogo.
Eu particularmente desabilitei a opção de abertura por app, nuvem e o que for.

Eu tambem, em casa eu fiz próprio firmare pra fechadura pra ter certeza que a porta não ia abrir por rede. Mas muita chente prefere a conveniencia de ter essa opcão, principalmente quem mora em apartamento.

vocês já tentaram conectar uma fechadura dessas usando o próprio Home Assistant e um dongle SkyConnect (Home Assistant SkyConnect - Home Assistant)?

Eu tentei usar com um dongle USB Sonoff + Zigbee2MQTT.
Não funcionou. O HA exibe como “unsupported”

Até onde sei sonoff e tuya utilizam protocolos de zigbee diferentes. Não tem compatibilidade.

Depende de cada dispositivo.

Quem faz o meio de campo é o broker, porém o chipset dessa fechadura ainda não tem suporte ao Z2M

olá Ariel! você sabe onde encontro algum artigo sobre migrar equipamentos tuya apenas para acesso local?

Obrigado!

Qualquer hub tuya funciona de boa, até aqueles baratinhos 3.0. Como a fechadura IFR 7000 que tenho não tem suporte ao home assistent , nem mesmo pela integração cloud tuya, fiz uma gambiarra aqui em casa usando um interruptor zigbee de quatro seções que se integra perfeitamente ao home assistant via integração. Criei cenas através do app smart life em que a ligue os interruptores de acordo com quem está entrando e pelas entidades dos interruptores criei automações no node red para que seja acionada de acordo com quem está abrindo a porta e a alexa dizer bem vindo e o nome da pessoa que abriu a porta.

Amigo por curiosidade vc disse que fez seu proprio próprio firmare tem exemplo ai pra nos mostrar.

Caramba @JAOMBK me deu várias ideias! Abraço

Eu fiz uma solução parecida com a do JAOMBK. A unica diferença e que usei um interruptor virtual criado via tuya developer (o mesmo site que vc usa para pegar os IDs e criar a API do local tuya). Com esse interruptor virtual fiz uma cena que abre e fecha a porta no app da Smartlife. Esse interruptor virtual se integra via tuya local ou mesmo via integração da tuya com o HA. Pronto vc tem um interruptor no HA que abre e fecha sua porta… muito util para mim que tenho uma camera de olho magico ja integrada com o HA. Quando alguem chega no hall (moro em apartamento) o sensor de presença ativa a camera me manda um push com a foto e um botão para abrir a porta… em outras palavras: MEGA GAMBI!!! Gostei da ideia do Bem vindo!

1 curtida