Homeassistant + Node-Red

Bom dia, tenho a seguinte situação, tenho atualmente instalado o red-node no meu raspberry, porem como forma de integrar efetuei a instalação do home assistente, gostaria de saber se tem como eu utilizar o Node-RED com home assistante sem q seja necessário eu instalar o node dentro do Home assistante? ou seja comunicar o home assistant com meu node já instalado diretamente no raspberry

O Node-Red é um Add-on. Abra o HA. Em seguida clique em Supervisor. Depois, clique em Loja de Add-ons. Procure por Node-Red. Instale e vá brincar.

Aqui nesse vídeo é explicado passo-a-passobde como se faz a instalação e dá umas dicas de como começar.

A depender de como sejam seus fluxos e os dispositivos utilizados eu acho que você nem precisa disso.
Aqui eu tenho um broker mqtt rodando e todos os meus dispositivos wifi se comunicam por mqtt, portanto o HA consegue publicar para o broker e o node-red também, sem que interfiram nas funcionalidades um do outro.

Eu estou em um processo de migração de plataformas, então no momento há diferentes plataformas que de alguma forma se falam por mqtt.