HomeAssistant é Placa de Video faz diferenças?

Oi a Todos os Meninos é Meninas.

minha duvida é:

tem um computador intel G4560 com 16 Ram Ddr4 é uma placa mãe B150M Pro4 1151.
tenho 6 cameras no HA sendo Tapo é positivo é Sonoff.

Se eu comprar uma placa de video RX580 8GB faz a diferença ou nao.

Vc usa apenas o frigate para câmera?

Verifica no github se o addon vai tirar algum proveito da gpu.

Mesmo que o addon tire proveito da gpu, o hardware que vc usa hoje está sobrecarregado?

Caso esteja sobrecarregado por uso de detecção de objetos, te aconselho a dar uma pesquisada no Google coral.
Não é muito barato nem muito fácil de encontrar, mas dizem ser muito eficiente.

Oi Walber.
k bom vc me responder.
olha aqui o uso.

1 curtida

É isso mesmo, eu tambem iria te indicar o google coral. Principalmente e vc está focando em detecção via análise de imagem.

O google coral é extremamente rapido e eficiente.
Vc encontra ele na faixa de R$ 1.000,00 no ML.
E a RX580, dependendo do fabricante vc encontra até por uns R$ 850,00.

Tem algum motivo especial para vc buscar alguma melhoria no hardware?

Não vejo a necessidade de um upgrade. Tá sobrando muita RAM e CPU tá em 50%. Seria bom analisar os motivos dos picos da CPU.

Se for aumentar a quantidade de câmeras ou “subir” as configurações de imagem e/ou detecção, aí seria bom já começar a analisar alguma melhoria no hardware para não sobrecarregar.

Bom dia Adessotti.
Obrigada por responder.
sobre o google coral seria uma boa né.
mas meu amigo da faculdade tem uma RX580 8GB é me vende por 300 real.
essa é a minha duvida.

Oi Walber.
então sobre analisar os motivos dos picos da CPU.
está estável.
como um amigo da faculdade tem uma RX580 8GB é me vende por 300 real.
essa é a minha duvida.
vai melhorar as cameras.

Então @magasil, aquestão toda é como o HA vai tratar este hardware. Principalmente pensando que estamos falando de um sistema que não foi concebido para gerar respostas de vídeo.
Vejo que a resposta para esta pergunta vai demandar uma boa pesquisa em documentação oficial, github e em foruns.

Eu tenho minhas suspeitas, mas como não tenho certeza vou guardar elas comigo. :wink:

Não há ganhos de processamento usando uma GPU no HA. O HA captura as imagens via streaming da rede, não usando nenhum tipo de pós processamento nas imagens, exceto se usar o Frigate que só é compativel com o Coral, TensorRT placas NVIDIA em plataformas X86, porém a minima suportada é a 1060 e Intel GPU nativa da CPU, porém também quanto mais lento o CPU, mas delay terá.

Para seu caso, usar uma RX580 não fará diferença.

EDIT: Se estiver usando HassOS ou HA Supervised, ambos não suportam NVIDIA GPU

Oi tudo bem.
no caso eu uso o frigate com 6 cameras.
então uma placa 3060 TI pode ajudar?

Pode ajudar sim, desde que voce tenha o HA instalado em linux (sem supervisor) com docker e drivers da NVIDIA acima da versão 450.80.02.

Se voce instalou usando o HassOS ou Supervisor, você pode construir uma vm ou computador dedicado para o Frigate com a placa 3060 e usar o Frigate Proxy para integrar no HA.

Informações que valem ouro.

Oi não entendi rsrsrs?

Existem varias formas de voce ter o home assistant instalado. Via HaasOS (instalação com próprio Sistema Operacional), via HA Standalone (via docker ou podman), via Supervised (Instalação customizada para o Supervisor) e HA Core (com instalação customizada usando o Python Virtual Environment).

Para que a GPU consiga acelerar o HA (Frigate) ele precisa ser instalado via HA Standalone ou HA Core, pois em ambos, voce precisa ter um linux instalado como base e neste linux voce pode instalar o driver oficial da NVIDIA para acelear o Linux, consequentemente acelerar o HA instalado sob o mesmo.

Isso não acontece com o HassOS e Supervised pois ambos usam linux customizado e a NVIDIA não suporta o driver (não é possivel instalar).

Oi wolfcam tudo bem.
muito obrigada por responder tá.

então o que vc acha veja.

Pelo que vi, voce tem um linux instalado, o que descarta ser o HassOS, porém precisa ver o tipo de instalação feita no linux que pode ser supervised, docker ou core…

Vai em configurações->sistema->reparos e no canto superior direito, clique no icone de 3 pontos e escolha informações do sistema. Há uma linha informando o tipo de instalação do seu ambiente

Dai com esta info, voce irá saber se usar GPU pode melhorar a performance na identificação das cameras.

oi boa noite é supervised

Supervised não é suportado para acelerar o frigate por placas NVIDIA.

There are important limitations in Home Assistant Supervised to be aware of:

  • Nvidia GPUs are not supported because addons do not support the nvidia runtime.