Home Assistant Travamentos

A muito custo consegui por o HA pra funcionar, em um Intel NUC Celeron, SSD e 8GB de RAM, onde roda uma Virtualbox, com 2GB de RAM. O que ocorre que o HA não consegue rodar de maneira estável de forma alguma, reinicio a VM volta a funcionar, deixo alguns dias, um ou dois e o HA trava sozinho. É desanimador.

Já experimentei aumentar memória, reduzir memória, aumentar cores, reduzir cores… nada oferece estabilidade ao HA no NUC.

Olá @adilsonbatistajr.
Você já tentou usar esta VM em outro equipamento para ver se apresenta os mesmos problemas?

Nós temos vários casos de sucesso aqui no fórum de pessoas que utilizam VM (eu mesmo usei por muito tempo), e também muitos usuarios de NUC.

Este seu NUC roda perfeitamente o Windows?
Já tentou rodar algum diagnóstico ou fazer stress-test.

1 curtida

Esse seu NUC é usado para outra atividade? Rodo o meu em um mini PC Beelink. Tem mais RAM que o seu mas acredito que o seu deve rodar tbm. Sugiro realizar o teste com uma instalação HASSIO. Para isso, use um ssd vazio e instale a versão específica para NUC.

Toda vez que usei VM travava ou acontecia algum problema.

PS.: minha sugestão de outro ssd é para vc não perder o seu Windows. Se não tem mais utilidade, formate o HD e instale nele mesmo.

1 curtida

Olá @Adessotti, o NUC roda Windows 11 e funciona normalmente.

Vou tentar isso, obrigado.

Olá amigos! Fiz o procedimento recomendado pelo @andregoncalvespires , instalei o hassio direto no SSD, em vez do uso com VM. Até hoje sólido, sem congelamentos. Obrigado!

1 curtida