Home assistant servidor dedicado

Pessoal tudo bem?
Minha automação cresceu e bastante, estou saindo do Rasp PI4 e comprei um mini PC intel I5 ssd 500 16gh de memória. Será um servidor dedicado ao Home assistant. Pesquisei as várias formas de instalar ela em um hardware assim, e gostaria de saber dos colegas da comunidade qual seria a melhor opção para este caso.

Bom dia.

Ainda estou no RPi4 e estou rodando um segundo HA no Ubuntu Docker Supervised para testar se vale a pena sair do RPi4 já que tambem utilizo o Ubuntu para outros servicos: Compartilhando arquivos na rede (Samba) e Plex.

De qualquer forma já que você manterá o mini PC dedicado ao HA eu instalaria o sistema Operacional do HA:

Obrigado. É uma boa idéia

Instala o Proxmox.
E depois o HA: Supervised Install on Proxmox - Installation - Home Assistant Community

2 curtidas

Se ele está dedicado apenas ao home assistant porque não instalar direto o haOS? é mais simples e a não ser que queira instalar outras coisas no mesmo pc pessoalmente não vejo desvantagem.

No proxmox seria o haOS também.
Uma vantagem que vejo é o backup/restore da VM ser bem mais rápido e fácil.
E a outra seria instalar outras coisas, já que esse hardware só pra o HA será subutilizado, na minha opinião.

1 curtida

Sim se for instalar outras coisas concordo, mas se for ficar dedicado mesmo, da pra fazer snapshot automatizado com o Addon que upa pro Google drive sem precisar da complexidade do proxmox.