Olá a todos, soy novato por aqui e estou começando com um projeto para casa-rodante.
Criei um HA em VM no Linux pra ser meu ambiente de homologação, enquanto tenho o Supervised rodando em um servidor (Dell Latitude E6410 i7-620 8GB) - que é o ambiente de produção…
ocorre que casas historicamente são locais fixos, mas isso não é a realidade de todo mundo, e é o que acontece comigo, moro em uma casa-rodante e por aqui terei muitas automações, quero ter todo conforto e praticidade que eu puder ter:
Gerenciamento de energia gerada/consumida, rotinas de segurança, controle e monitoramento de todos os sistemas (climaticacao, reservatórios de agua/combustivel/energia), climatização: aquecimento (cama/piso/agua), resfriamento (ar condicionado/ventiladores/exaustores), fechamento de janelas e teto em condições de chuva/vento forte… etc… creio que vou consumir e criar muito conteudo aqui no fórum com esse projeto…
alias, quem quiser pode acompanhar o desenvolvimento do projeto no instagram e no YouTube: @EuSemRaiz
Inicialmente (assunto desse tópico), preciso criar uma automação que entenda qual e meu local atual pra alterar as configurações do HA, e isso deveria acontecer, tipo, a cada 6 horas por exemplo, assim eu poderia usar automações baseadas no local da casa, especialmente relacionadas a clima, estimativas de radiação solar, etc…
Você que tem mais experiência, se puder, deixe sua sugestão
A proposito, pretendo usar por aqui em conjunto com o HA, o Homebridge, Mosquito Brocker, a grande maioria de sensores e atuadores vou criar com ESP32 (e outros), e pretendo usar ESPHome ou (aquele outro que é bem usado mas não lembro nome agora e crrijo aqui assim que lembrar), esses modelos serão conectados a um hub simples de rede (nao pretendo usar wifi, ou zigbee, a ideia é tudo operando em uma LAN cabeada).
se precisar de mais detalhes é só escrever aí
ao final quero transformar este tópico em tutorial pra ajudar quem quiser iniciar seu projeto em casa-rodante também