Home-Assistant em motorhome - automação pra atualizar local

Olá a todos, soy novato por aqui e estou começando com um projeto para casa-rodante.

Criei um HA em VM no Linux pra ser meu ambiente de homologação, enquanto tenho o Supervised rodando em um servidor (Dell Latitude E6410 i7-620 8GB) - que é o ambiente de produção…

ocorre que casas historicamente são locais fixos, mas isso não é a realidade de todo mundo, e é o que acontece comigo, moro em uma casa-rodante e por aqui terei muitas automações, quero ter todo conforto e praticidade que eu puder ter:
Gerenciamento de energia gerada/consumida, rotinas de segurança, controle e monitoramento de todos os sistemas (climaticacao, reservatórios de agua/combustivel/energia), climatização: aquecimento (cama/piso/agua), resfriamento (ar condicionado/ventiladores/exaustores), fechamento de janelas e teto em condições de chuva/vento forte… etc… creio que vou consumir e criar muito conteudo aqui no fórum com esse projeto…

alias, quem quiser pode acompanhar o desenvolvimento do projeto no instagram e no YouTube: @EuSemRaiz

Inicialmente (assunto desse tópico), preciso criar uma automação que entenda qual e meu local atual pra alterar as configurações do HA, e isso deveria acontecer, tipo, a cada 6 horas por exemplo, assim eu poderia usar automações baseadas no local da casa, especialmente relacionadas a clima, estimativas de radiação solar, etc…

Você que tem mais experiência, se puder, deixe sua sugestão

A proposito, pretendo usar por aqui em conjunto com o HA, o Homebridge, Mosquito Brocker, a grande maioria de sensores e atuadores vou criar com ESP32 (e outros), e pretendo usar ESPHome ou (aquele outro que é bem usado mas não lembro nome agora e crrijo aqui assim que lembrar), esses modelos serão conectados a um hub simples de rede (nao pretendo usar wifi, ou zigbee, a ideia é tudo operando em uma LAN cabeada).

se precisar de mais detalhes é só escrever aí

ao final quero transformar este tópico em tutorial pra ajudar quem quiser iniciar seu projeto em casa-rodante também

1 curtida

Da uma olhada aqui:

Estava pesquisando se alguém no Brasil já tinha colocado HA num motorhome e chequei aqui, existe muitos vídeos de americanos…

Tenho orange pi zero 3 com 2gb, acabei de instalar, comprei ups pronto de 12v com saidas de 12v, 9v e 5v usa 3 baterias 18650, modem 4g lte com 4 rj45 e wifi, Placa de Relé Esphome para Programação ESPhome, Suporte MQTT, Módulo Lora SX1276 SX1278 915Mhz esses são os principais, tenho sensores de gás, fluxo de agua, temperatura, tensão, corrente, mini placas esp32, etc… Em casa deu muito certo, para o carro pensei em fazer os próprios dispositivos, tenho um módulo tuya de 4 reles wifi rf que vou tentar adaptar o tuya local…