Home Assistant duplo click

Pessoal
Estou tentando fazer uma automação com um duplo click. Por exemplo tenho um interruptor e com um click ele faz uma ação e com duplo click ele faz outra ação. Eu tentei esta automação mas nada acontece:

- id: '1550970812168'
  alias: ligar pergolado
  trigger:
  - event_data:
      click_type: double
      entity_id: binary_sensor.sonoff_t1_uk_3_gang_touchpad_1
    event_type: click
    platform: event
  condition: []
  action:
    service: switch.toggle
    entity_id: switch.tt1_23

alguem teria alguma sugestão?

Olá , Seu interruptor reconhece o duplo click? Perceba que sensores assim reconhecem o event value, como exemplo um botão da xiaomi: long_click_press , long_click_release , hold , single , double.
Dê uma olhada se seu sensor reconhece isto.
Caso não reconheça, terá que desenvolver algo que reconheca que o estado mudou de off para on e novamente para off ou ao contráio dentro de um espaço de tempo.

Ele não faz isso não. Acho que vou ter que fazer. Tem alguma ideia?

Eu precisei fazer algo parecido há uns meses atrás (acabou que hj nem uso mais essa parada), mas segue uma idéia (não sei se já evoluiu algo nas versões recentes do HA que seja mais fácil).

  1. Crie uma automação que quando recebe o sinal que o interruptor foi clicado inicia um timer (de 1 segundo, por exemplo)
  2. Se antes do timer acabar o HA receber outro sinal que o interruptor foi clicado, vc faz o que tiver que ser feito com duplo clique e CANCELA O TIMER
  3. Se o timer zerar (tiver passado os 1 segundo, por exemplo) ele faz a ação do clique único.

Lembrando que desse jeito quando a pessoa clicar só uma vez a ação não vai ser iniciada imediatamente. Somente depois de 1 segundo.

Não sei se é uma solução esperta, mas é uma ideia hehehehehe

1 curtida

Fiz no Node Red algo parecido. Um interruptor que quando é ligado e deligado dentro de 3s faz alguma coisa. No meu caso, pedi para desligar tudo em casa, é um interruptor na porta de casa.
Criei um Evento onde o Entity ID é o interruptor em questão, para o estado ON.
A saída dele vai para o “Wait Until” e nele se o estado do interruptor for para OFF em 3s a saída faz alguma ação.

1 curtida

O jeito que descobri para fazer multiplos toques foi usando tasmota nos sonoffs, dando o comando setoption 73 1 no console do tasmota
Tenho interruptores com 1, 2, 3, 4 e até 5 toques fazendo ligar/desligar componentes da casa.

1 curtida

@Amkochaki Está usando o firmware original?

Ola @nilson. Não eu criei um firmware e instalei. Eu acabei criando a rotina para 1, 2 ou múltiplos toques até mesmo pressionando durante certo tempo. Isso acabou resolvendo meu problema

Olá você consegue me mostra melhor como faço isso

Usando o esphome é muito simples fazer isso; inclusive com condições de horário etc.