Home Assistant 0.115 incluiu a integração WiLight, um fabricante nacional

A versão 0.115 do Home Assistant incorporou a integração WiLight, um fabricante nacional de dispositivos para automação residencial, via WiFi.
Embora tenham dispositivos para controle de iluminação, ventilador de teto e cortinas, nesta versão só contempla a categoria light. Isso se deve à política do Home Assistant de só incluir uma categoria por vez.
Os dispositivos WiLight compatíveis com Home Assistant são da segunda geração, que ainda não estão no site, eles tem comunicação local na rede WiFi, a comunicação nas nuvens é opcional e mediante um hardware adicional, WiLight HUB.
Uma característica diferencial dos WiLights da segunda geração é que eles são módulos do tamanho de um interruptor modular e são compatíveis com a linha Sleek da MarGirius. Ou seja, você pode substituir um interruptor convencional por um módulo WiLight, mantendo as tomadas espelhos e outros componentes da linha.
Vejam em: https://www.home-assistant.io/integrations/wilight/

3 Likes

Muito bom o produto, parabéns pela iniciativa, esquentando o mercado nacional de fabricantes!
Meu único comentário é em relação ao preço, fica um pouco salgado fazer projetos um pouco maiores.

Uma dúvida. O WiLight HUB serve somente para acessar a nuvem de vocês? Se eu conectar a luz diretamente no Home Assistant e usar a Cloud do Home Assistant, preciso ainda desse HUB?

1 Like

Obrigado pelos comentários. Quanto ao preço, deve-se analisar que se trata de dispositivo que não precisa de grandes mudanças na instalação elétrica, por ser do tamanho de um interruptor modular.
Para você conectar o WiLight (interruptor) ao Home Assistant não é necessário usar o HUB. O HUB é para acesso fora da rede WiFi, via App WiLights, usando a Cloud do WiLight, bem como para comandos do Google Home.

Na versão 2021.2 o Home Assistant disponibilizou a plataforma fan para a integração WiLight (2021.2: Z-Wave... JS! - Home Assistant).
Agora você pode utilizar o WiLight modelo V-104 para controlar ventilador de teto diretamente do Home Assistant.

Olá,
estou interessado em automatizar meu ventilador de teto integrando com o Home Assistant.
Porém não achei informação nenhuma sobre o WiLight modelo V-104. Nem preço né nada.
Alguém sabe onde encontro?

Obrigado,

João,
Estamos trabalhando na documentação do V-104 e ainda não temos o Manual concluído, porém você pode verificar o Manual do I-110 que já tem muita informação relevante e assistir os vídeos de configuração em https://www.wilight.com.br/suporte-1.
Iremos disponibilizar o V-104 na loja (https://www.wilight.com.br/comprar). Estava sem estoque.
Por favor, entre em contato com info@wilight.com.br para obter mais informações.
Obrigado,

Por favor, entre em contato com info@wilight.com.br para obter mais informações.
Obrigado