Hardware com bom custo-beneficio para hospedar o servidor local do HA

Olá pessoal,

Comecei há cerca de uma semana a estudar o Home Assistant e estou bem satisfeito com o potencial da plataforma. Como estou apenas na fase de “laboratório”, estou rodando o HA em uma máquina virtual instalada no meu computador pessoal. Obviamente não é nada eficiente fazer desse jeito, mas serviu pra eu conhecer melhor a plataforma.

Agora já estou planejando adquirir um dispositivo pra deixar dedicado ao HA, porém o que eu tenho visto mais recomendado é o o Raspberry Pi 4. Achei que fosse baratinho, então tomei um susto quando vi o preço. Se for comprar no Aliexpress, considerando que vai ser taxado, somando o custo de um SSD de qualidade, vai ficar bem salgado. Então eu queria saber se existe alguma opção mais em conta. Também tenho outras dúvidas, como por exemplo:

  • Se eu comprar o Raspberry Pi e o SSD, existe mais algum componente adicional que vou precisar adquirir? Ou só esse conjunto é suficiente.

  • Como estou configurando o meu HA em uma máquina virtual, como eu faço pra exportar uma imagem do que eu tenho hoje pro hardware que eu vou utilizar como servidor local? A minha preocupação é ter que configurar tudo do zero pra deixar do jeito que eu configurei na máquina virtual.

Eu tinha outras dúvidas que não estou lembrando agora, mas vou postando conforme for lembrando. Fico no aguardo da ajuda dos mais experientes!

Olhando os preços do Raspberry Pi, tá valendo mais a pena comprar um Intel Nuc.

Alguma vantagem do Raspberry Pi em relação a este? Consumo de energia, talvez?