Hardware baseado em ESP32

Boa noite pessoal!

Uso o Home Assistant desde 2018, e com o tempo desenvolvi módulos de entradas e saídas baseados em ESP32 para uso na minha residência. Os módulos funcionam muito bem, tanto que estou usando a mesma tecnologia para automatizar os prédios na empresa onde trabalho.

A motivação para iniciar o desenvolvimento veio do fato que em geral os hardwares disponíveis comercialmente (Sonoff, Shelly, etc) sofrem de limitações técnicas importantes que os tornam pouco confiáveis em algumas aplicações. Outra questão importante é que eu queria um sistema cabeado (ethernet) ao invés de baseado em wifi.

Estou escrevendo esse post para perguntar à comunidade se existe algum interesse por módulos de E/S para uso com o Home Assistant. Minha ideia seria disponibilizar os meus projetos como open hardware no Github para quem quiser fabricar os seus próprios, e se houver demanda também oferecer a possiblidade de aquisição dos módulos montados. Conforme for, eu posso desenvolver variantes dos módulos atuais com apenas entradas, ou apenas saídas, ou E/S analógicas, etc.

Se acharem a ideia interessante sinalizem e vamos aprofundando a conversa. Um abraço a todos!

Tales

3 curtidas

Apoio sua iniciativa! Também desenvolvi um módulo esp32 para persianas somfy e agora estou implementando ethernet. Posso tirar algumas dúvidas com você?

1 curtida

Acho uma ótima iniciativa!

1 curtida

Obrigado pelos retornos @prbtt e @fabiorac. Vou organizar o repositório do módulo de 8 entradas e 8 saídas e em seguida libero ele pra acesso público. Essa versão de 8E/8S é uma evolução de uma versão inicial de 6E/6S que fiz como prova de conceito. Ela ainda depende de um submódulo Olimex ESP32 que é onde está montado o ESP32. As versões de 16E/16S e 32E/32S que estou testando já vão ter tudo integrado sem necessidade de se obter a placa da Olimex.

Seguem duas imagens renderizadas do módulo feitas no Kicad. Assim que eu conseguir (meu tempo é curto) eu mando uma foto do equipamento real em operação.


Até breve!

2 curtidas

Esta é a forma como as placas vêm da JLCPCB, com todos os componentes SMD já montados:

Sobra para montar os relés, os varistores de proteção, blocos de terminais e o soquete da placa Olimex com o ESP32.

Atualmente estou usando relés SPST de 16A Fujitsu ou Omron pela questão de confiabilidade. Apesar de os relés serem 16A a corrente máxima por canal é limitada a 10A pela capacidade das trilhas de cobre na placa.

As versões de 16 e 32 I/O não terão relés montados na placa, apenas as saídas em 24V disponíveis para acionamento de relés externos.

Falando em 24V, esta é a tensão de alimentação da placa, a tensão que vai aos interruptores das entradas e também aos relés das saídas. Usei 24V porque é a tensão padrão na automação industrial.

2 curtidas

Claro que sim, se eu puder ajudar estou à disposição.

Boa noite pessoal!

Para manter o tópico atualizado: chegaram os protótipos dos módulos com 16 entradas e 16 saídas. Os testes de comunicação foram bem, a próxima etapa é testar comutação das E/S.

Abraços e boas automações a todos.

Tales

4 curtidas

@talesmaschio Muito obrigado pela iniciativa em compartilhar. Aguardamos as novidades.