Uso o Home Assistant desde 2018, e com o tempo desenvolvi módulos de entradas e saídas baseados em ESP32 para uso na minha residência. Os módulos funcionam muito bem, tanto que estou usando a mesma tecnologia para automatizar os prédios na empresa onde trabalho.
A motivação para iniciar o desenvolvimento veio do fato que em geral os hardwares disponíveis comercialmente (Sonoff, Shelly, etc) sofrem de limitações técnicas importantes que os tornam pouco confiáveis em algumas aplicações. Outra questão importante é que eu queria um sistema cabeado (ethernet) ao invés de baseado em wifi.
Estou escrevendo esse post para perguntar à comunidade se existe algum interesse por módulos de E/S para uso com o Home Assistant. Minha ideia seria disponibilizar os meus projetos como open hardware no Github para quem quiser fabricar os seus próprios, e se houver demanda também oferecer a possiblidade de aquisição dos módulos montados. Conforme for, eu posso desenvolver variantes dos módulos atuais com apenas entradas, ou apenas saídas, ou E/S analógicas, etc.
Se acharem a ideia interessante sinalizem e vamos aprofundando a conversa. Um abraço a todos!
Apoio sua iniciativa! Também desenvolvi um módulo esp32 para persianas somfy e agora estou implementando ethernet. Posso tirar algumas dúvidas com você?
Obrigado pelos retornos @prbtt e @fabiorac. Vou organizar o repositório do módulo de 8 entradas e 8 saídas e em seguida libero ele pra acesso público. Essa versão de 8E/8S é uma evolução de uma versão inicial de 6E/6S que fiz como prova de conceito. Ela ainda depende de um submódulo Olimex ESP32 que é onde está montado o ESP32. As versões de 16E/16S e 32E/32S que estou testando já vão ter tudo integrado sem necessidade de se obter a placa da Olimex.
Seguem duas imagens renderizadas do módulo feitas no Kicad. Assim que eu conseguir (meu tempo é curto) eu mando uma foto do equipamento real em operação.
Sobra para montar os relés, os varistores de proteção, blocos de terminais e o soquete da placa Olimex com o ESP32.
Atualmente estou usando relés SPST de 16A Fujitsu ou Omron pela questão de confiabilidade. Apesar de os relés serem 16A a corrente máxima por canal é limitada a 10A pela capacidade das trilhas de cobre na placa.
As versões de 16 e 32 I/O não terão relés montados na placa, apenas as saídas em 24V disponíveis para acionamento de relés externos.
Falando em 24V, esta é a tensão de alimentação da placa, a tensão que vai aos interruptores das entradas e também aos relés das saídas. Usei 24V porque é a tensão padrão na automação industrial.
Para manter o tópico atualizado: chegaram os protótipos dos módulos com 16 entradas e 16 saídas. Os testes de comunicação foram bem, a próxima etapa é testar comutação das E/S.
Retomando o assunto das placas baseadas em ESP32. O projeto ficou um tempo parado em função de outras prioridades, mas há alguns meses consegui retomar. A versão da placa 16E/16S que apresentei aqui há mais de um ano está operando com sucesso em um ambiente de escritório industrial onde faz todo o controle da iluminação rodando Tasmota e integrada com o Home Assistant e Node Red.
Como o progresso não pára, está no forno a versão 3 que foi atualizada para 4 layers e reduzida em 30mm na largura, medindo agora apenas 108 mm. Adicionei também à placa um sensor de temperatura e umidade com o objetivo de monitorar a condição ambiental nos quadros de comando onde ela vai montada. Pode-se então usar uma das saídas para acionar uma resistência para controle de umidade, ou um ventilador para controle de temperatura.
Segue o link para o projeto caso alguém queira fabricar. Eu ainda não encomendei esse modelo, vou fazer nas próximas semanas.
Tem outras coisas interessantes nos repositórios, como a placa abaixo que tem dois relês de saída e é alimentada por PoE. Essa placa foi pensada para situações onde é necessário controlar localmente alguma carga que não possa ser acionada pelo painel principal.
Fiquem à vontade para criticar , eu gostaria de saber o que vocês pensam dos meus projetos, e o que acham que seria interessante/útil desenvolver para a comunidade.
Oi Tales, chegou a fazer algo com ESP32 e RF433? Estou montando um Bridge de RF 433 com OpenMQTTGatway, usando um módulo LoRa.. não encontrei nenhuma solução pronta no mercado. (até existe o Sonoff Bridge RF, mas ele não suporta a modulação FSK que preciso, além de precisar fazer o flash pro Tasmota para poder usar o MQTT)…