Hardware barato para HAOS (problemas com o Beelink)

Fala pessoal, beleza? Estou com um problema bem irritante no mini PC da Beelink que comprei para rodar o Home Assistant OS. Toda vez que ele reinicia (seja por queda de energia, ou porque eu precisei reiniciar), ele não consegue bootar. O LED até acende e eu consigo ouvir a ventoinha, mas não aparece nada no monitor. Pra fazer funcionar de novo eu tenho que desligar a fonte e deixar “esfriando” por alguns minutos e só depois ligar de novo.

Nos reddit da vida eu já percebi que é um problema comum com os mini PCs da Beelink, então eu estou querendo aposentá-lo e comprar algo mais confiável. O que vocês acham desse modelo? Caso não seja indicado, qual modelo da mesma faixa de preço vocês sugerem?

É um bom aparelho, vai atender muito bem ao HA.
Eu uso um mini Dell Optiplex 3050 com a configuração semelhante a este. E atende ao HA com muita folga.

2 curtidas

Acredito em azar mesmo. Beelink é um daqueles xing relativamente baratos, melhor antes de taxar, mas que atendem bem. Tenho dois, de modelos diferentes que funcionam bem. Um deles vai fazer 3 anos ligado 24x7. Nunca tive problema assim como o seu.

Tenho um Beelink mini s12 pro 3~4 meses, sem problemas.

Pode ter sido azar mesmo. Mas agora com os preços ridículos do Aliexpress com os impostos de importação, não tá valendo mais a pena pegar outro Beelink. :frowning_face:

1 curtida

Seu processador é amd?

1 curtida

Beelink possui uma loja oficial no Brasil no Mercado Livre. Além de opções interessantes no OLX. Recentemente encontrei um N5105 (U59 pro) com preço interessante.

1 curtida

O meu é Intel N5095.

1 curtida

Uso um beelink há 2 anos sem problemas… cai energia as vezes aqui e ele volta sem stress. Voce pode colocar uma fonte nobreak para ele se manter por algumas horas na bateria. Faço isso com os roteadores e ele.

2 curtidas

inclusive é altamente recomendado ter um nobreak. Além de estabilizar a tensão, evita quedas repentinas e desligamentos inesperados e ter dados corrompidos… E vez de comprar um novo mini pc, compra um nobreak 600 ou 800 kva

@mateusbatera eu sou um cara que tento tudo antes de desistir de algo.

Vi relatos de problema entre o Linux e amd, mas vc usa Intel…

No seu caso, além do No-Break que recomendaram, eu testaria um outro SO, para confirmar se é problema no hardware ou no SO.

Vc pode testar o proxmox e criar uma vm com o HA.

Caso o problema persista vc pode tentar o windows, só para descartar um problema com Linux em geral, já que tanto o HA e o proxmox usam Linux.

Sim, eu coloquei um no break exatamente por causa desse problema. Porém ainda acontecia dele reiniciar sozinho por causa de alguma atualização automática do Windows (o Home Assistant estava rodando em máquina virtual). Agora eu converti pro Home Assistant rodando direto no Hardware pra ver se melhora.

2 curtidas

@Walber, eu já tava com Windows. Agora eu fiz o procedimento pra instalar o Home Assistant OS sem virtualização. Mas mesmo assim eu testei fazendo uma reinicialização manualmente e ficou travado de novo. Pelo menos agora eu acho que ele não vai mais reiniciar a não ser que eu dê o comando (o Windows tava reiniciando automaticamente por causa de atualizações).

Alguem sabe como corrigir esse problema?

Estou querendo aproveitar que meu irmão está morando nos EUA e pedir pra ele me trazer um kit Raspberry Pi, como esse do link:

CanaKit Raspberry Pi 4 4GB Starter PRO Kit - 4GB RAM https://a.co/d/0BEWPaH

As configurações dele são suficientes pra rodar o Home Assistant com folga? Eu vou precisar comprar mais alguma coisa além do que já tem nesse kit? Alguma recomendação?

Para o HA sem detecção de movimento em câmeras o rpi roda tranquilo.

Mas hoje eu não compraria um.

Ele é muito caro em relação aos mini PCs de hoje em dia e dependendo do modelo do mini pc o rpi é mais fraco.

Problemas do seu kit:

  • cartão de memória, não é aconselhável para rodar o HA, melhor um ssd
  • fonte… a maioria das fontes de kit vai fazer o rpi apresentar mensagens e até instabilidade, compre a fonte original.

Um n100 deve sair na mesma faixa de preço de um rpi com ssd e fonte original

1 curtida

Tipo esse aqui?

Roda tranquilo.

O único porém é que esse formato de mini pc, normalmente vem com a memória ram soldada na placa, então vc não consegue fazer um upgrade.
Para o HA 12gb é muito mais do que suficiente, só será um problema caso vc no futuro queira usá-lo para outra finalidade.

Não consigo imaginar nenhum outro uso futuro que exija mais do que 12 GB. Na melhor das hipóteses, eu poderei dedicá-lo futuramente para uso casual, como planilhas, processador de texto e navegador.

Eu também dizia exatamente isso… Rs