HAOS no Debian 12

Olá pessoal, estou tendo erro na instalação do HAOS (via virtual box) no Debian 12. O erro é que máquina HAOS não consegue se conectar à minha rede local. O endereço IP aparece no browser da Web como “acesso negado”. Para completar, estou tentando reaproveitar um MacBook Air de 2012. A instalação do Debian foi tranquila, assim como o Virtualbox. Porém com a máquina HAOS ocorre o erro. Alguém pode auxiliar? Grato

Como ta a configuração da placa de rede da sua VM? Nat ou Bridge?

Está como Brigde. Só corrigindo, não é acesso negado. A mensagem que aparece é “sem conexão”. Mas o endereço da máquina aparece no roteador. O firewall do roteador, então, não está bloqueando, acho.

Não entendi porque usar uma VM para instalar outro OS se pode simplesmente rodar o HA pelo Docker de forma mais simples, rápida e fácil…

Agradeço a sugestão, mas não conheço a tecnologia docker. E o pouco que li a respeito me pareceu que exige mais do usuário, que quero evitar.

Vi relatos de problema com o virtual Box, não sei se todas as versões (Windows ou Linux).
Aconselharam usar a 6.xx e não a 7.xx

Como disse, não entendo porque criar uma VM para rodar outro OS se pode fazer isso de forma direta, principalmente por 2 questões bem simples.

  1. Nunca conseguirá usar 100% da máquina com a VM, porque ela sobe sobre outro OS - o que já consome memória e processamento;
  2. VMs, de forma geral, são para testes e não para produção. Usar VM para sistemas críticos é, para falar o mínimo, pedir para ter dores de cabeça.

Entretanto, se você teve o trabalho de instalar o Debian, instalar e aprender o básico de como trabalhar com o Docker seria super fácil. Mas se não quer trabalho nenhum, então deveria instalar o Hassio direto.

Walber e Britto, fico grato pelas colaborações (docker, VB 6 e não 7, Hassio direto), estou me inclinando para a última. Estou me lembrando que neste fórum, há algum tempo, foi publicado um tutorial sobre instalação do HAOS direto . Vou tentar recuperar esse artigo.

Não há problema algum utilizar VM para sistemas produtivos, aliás, a cloud explora basicamente isso, containers (docker, kubernetes, etc) em cima de máquinas virtuais.

Trabalhei em grandes corporações que possuem sistemas de missão crítica em ambiente on-premise em cima da máquinas virtuais, desde que bem configurado, utilizando um bom OS e bom hardware, não há problema algum.

Mas concordo com você que utilizar o Debian com docker é um bom caminho, inclusive hoje em dia existem gerenciadores de containers que deixam essa tarefa extremamente simples, como o CasaOS.

Debian + CasaOS + Home Assistant Core, simples e com algumas linhas de comando ou alguns cliques.

Então Fábio, aí que mora o perigo das VMs… hardware e configs corretas.

Se pensar que 90% - ou mais - usuários aqui do fórum utiliza SBCs de baixo custo e pouco poder de processamento, rodar o Hassio em uma VM é pedir para ter dores de cabeça e em alguns casos, superaquecimento da máquina para pouca eficiência.

VMs são totalmente confiáveis e no trabalho utilizamos muito, mas estamos falando de um órgão governamental com verba de alguns milhões para TI…

Mas para o que o amigo quer, e já tendo instalado o Debian - prefiro o Armbian para SBCs, mas aí é gosto pessoal - e o docker - que também poderia ser o podman - ir de HA Core seria e mais rápido e fácil para ele.