HA - Integração com central de Alarme Intelbras

Me mudei e minha central ficou desligado por um tempo.
Estou religando ela hoje e aparentemente ao atualizar o NR o node-red-contrib-home-assistant-websocket não foi atualizado automaticamente.
Aparentemente estava causando alguns problemas.

O seu erro indica que o switch requisição de status não foi encontrado,
Verifique o switch requisição de status nessa parte do flow:

Onde vc marcou é apenas para verificar se ele esta on ou off

Sobre o erro set_state verifique se não apagou nada relacionado ou removeu a configuração do HA

Como não estava usando a central, não acompanhei as mudanças do NR.
Fizeram algumas mudanças no “Current state node”.
Além da msg de deprecated, os “Current state node” tem que ser atualizados para “as Home Assistant Boolean”

Criei essa integração, só testei com a minha central. Qualquer um sinta-se a vontade para testar e reportar problemas ou contribuir.

4 curtidas
s6-rc: info: service s6rc-oneshot-runner: starting
s6-rc: info: service s6rc-oneshot-runner successfully started
s6-rc: info: service fix-attrs: starting
s6-rc: info: service fix-attrs successfully started
s6-rc: info: service legacy-cont-init: starting
s6-rc: info: service legacy-cont-init successfully started
s6-rc: info: service legacy-services: starting
s6-rc: info: service legacy-services successfully started
==============================================
  Intelbras Guardian API Add-on
Log level: debug
API available at: http://[YOUR_HA_IP]:8000
Traceback (most recent call last):
  File "<frozen runpy>", line 198, in _run_module_as_main
  File "<frozen runpy>", line 88, in _run_code
  File "/usr/local/lib/python3.11/site-packages/uvicorn/__main__.py", line 4, in <module>
    uvicorn.main()
  File "/usr/local/lib/python3.11/site-packages/click/core.py", line 1485, in __call__
    return self.main(*args, **kwargs)
           ^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
  File "/usr/local/lib/python3.11/site-packages/click/core.py", line 1406, in main
    rv = self.invoke(ctx)
         ^^^^^^^^^^^^^^^^
  File "/usr/local/lib/python3.11/site-packages/click/core.py", line 1269, in invoke
    return ctx.invoke(self.callback, **ctx.params)
           ^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
  File "/usr/local/lib/python3.11/site-packages/click/core.py", line 824, in invoke
    return callback(*args, **kwargs)
           ^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
  File "/usr/local/lib/python3.11/site-packages/uvicorn/main.py", line 433, in main
    run(
  File "/usr/local/lib/python3.11/site-packages/uvicorn/main.py", line 606, in run
    server.run()
  File "/usr/local/lib/python3.11/site-packages/uvicorn/server.py", line 75, in run
    return asyncio_run(self.serve(sockets=sockets), loop_factory=self.config.get_loop_factory())
           ^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
  File "/usr/local/lib/python3.11/site-packages/uvicorn/_compat.py", line 30, in asyncio_run
    return runner.run(main)
           ^^^^^^^^^^^^^^^^
  File "/usr/local/lib/python3.11/asyncio/runners.py", line 118, in run
    return self._loop.run_until_complete(task)
           ^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
  File "uvloop/loop.pyx", line 1518, in uvloop.loop.Loop.run_until_complete
  File "/usr/local/lib/python3.11/site-packages/uvicorn/server.py", line 79, in serve
    await self._serve(sockets)
  File "/usr/local/lib/python3.11/site-packages/uvicorn/server.py", line 86, in _serve
    config.load()
  File "/usr/local/lib/python3.11/site-packages/uvicorn/config.py", line 441, in load
    self.loaded_app = import_from_string(self.app)
                      ^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
  File "/usr/local/lib/python3.11/site-packages/uvicorn/importer.py", line 19, in import_from_string
    module = importlib.import_module(module_str)
             ^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
  File "/usr/local/lib/python3.11/importlib/__init__.py", line 126, in import_module
    return _bootstrap._gcd_import(name[level:], package, level)
           ^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
  File "<frozen importlib._bootstrap>", line 1204, in _gcd_import
  File "<frozen importlib._bootstrap>", line 1176, in _find_and_load
  File "<frozen importlib._bootstrap>", line 1147, in _find_and_load_unlocked
  File "<frozen importlib._bootstrap>", line 690, in _load_unlocked
  File "<frozen importlib._bootstrap_external>", line 940, in exec_module
  File "<frozen importlib._bootstrap>", line 241, in _call_with_frames_removed
  File "/app/app/main.py", line 17, in <module>
    logging.basicConfig(
  File "/usr/local/lib/python3.11/logging/__init__.py", line 2062, in basicConfig
    root.setLevel(level)
  File "/usr/local/lib/python3.11/logging/__init__.py", line 1464, in setLevel
    self.level = _checkLevel(level)
                 ^^^^^^^^^^^^^^^^^^
  File "/usr/local/lib/python3.11/logging/__init__.py", line 210, in _checkLevel
    raise TypeError("Level not an integer or a valid string: %r"
TypeError: Level not an integer or a valid string: <function debug at 0x7f8deb74fce0>
s6-rc: info: service legacy-services: stopping
s6-rc: info: service legacy-services successfully stopped
s6-rc: info: service legacy-cont-init: stopping
s6-rc: info: service legacy-cont-init successfully stopped
s6-rc: info: service fix-attrs: stopping
s6-rc: info: service fix-attrs successfully stopped
s6-rc: info: service s6rc-oneshot-runner: stopping
s6-rc: info: service s6rc-oneshot-runner successfully stopped

> Citação em bloco

pra mim o mesmo erro tem que corrigir:

Não, esse arquivo não é o que precisa corrigir. Este __init__.py é da integração do Home Assistant (lado do HA) — ele está correto, sem problemas.

O erro está no addon (container separado), especificamente no arquivo /app/app/main.py dentro do container Docker do addon. São duas coisas distintas:

Componente Onde roda Arquivo com bug
Integração HA No Home Assistant __init__.py (sem problema)
Addon (FastAPI) Container Docker /app/app/main.pyaqui está o bug

O log confirma isso:

File "/app/app/main.py", line 17, in <module>
    logging.basicConfig(
TypeError: Level not an integer or a valid string: <function info at ...>

Para corrigir você teria duas opções:

Opção 1 — Abrir uma issue no GitHub (mais simples): Acesse GitHub · Where software is built e reporte o bug dizendo que o main.py está passando log_level em minúsculo para logging.basicConfig() e que a correção é usar .upper().

Opção 2 — Fork e corrigir você mesmo: No repositório, o arquivo app/app/main.py por volta da linha 17 deve ter algo como:

python

# ❌ Problemático
logging.basicConfig(level=getattr(logging, log_level))

# ✅ Correto
logging.basicConfig(level=getattr(logging, log_level.upper()))

Enquanto isso, o addon não vai funcionar — o bug impede a inicialização do servidor FastAPI.

Enquanto ele nao corrigi, criei um FORK com a correção, lembrando que todos os creditos sao do nosso colega:

subi uma correção, meu HA estava configurado manualmente com loglevel em maisculo então não dava esse erro aqui.

Apenas de sugestão, abram issue/pull request no repositório do github, fica mais rápido para vermos. Criei conta no forum apenas para divulgar a integração pois passei 2025 inteiro tentando integrar esse alarme rsrs

4 curtidas

Boa. Melhor que o antigo node red. To viajando, depois eu testo.

HA OS, addon instalado pela loja de aplicativos.

Não instalou a integração. Ela não aparece na lista

O issue no github esta desativado.

Tive o mesmo problema da integração, não instala automaticamente.
Tive que copiar manualmente para custom_components.

Aqui não esta pegando o status corretamente e dando erro de senha ao tentar desativar/ativar.
O comando da 4010 é “5b”, não “5a”.

=== GET_PARTIAL_STATUS (0x5A) - Device 151115 ===
Model: unknown
Command: 0x5A
Total bytes: 4

a minha e amt 2018 só que versão 6.2 , ela e totalmente offline, não uso o guardian, poderia adicionar a opção sem middleware @bobaoapae

Pessoal, consegui criar uma integração 100% funcional com a linha AMT 8000. Na verdade, o Calude fez, em questão de 1-2 horas. Bizarro. Espero que seja útil!

fala Walber, como vc esta meu irmão, blz?
aqui comigo está acontecendo a mesma coisa, nao recebo o status dos sensores e nao consigo desativar a central!!!
Vc encontrou alguma solução?

Correções no flow da AMT para o Node-RED 5 (add-on v22) — e como resolver os entity_id com _2

Atualizei o add-on do Node-RED e o alarme parou. Fui atrás do motivo e achei que valia devolver para a thread, porque a
causa principal vai quebrar o flow de todo mundo que atualizar o add-on — não é nada específico da minha instalação.

Tenho uma AMT 2018 e uso o flow desta thread há um bom tempo. Depois de atualizar o add-on do Node-RED para a versão 22
(que traz o Node-RED 5), o alarme ficou permanentemente em “Central Desconectada” e todos os sensores foram para
indisponível.

Importante: antes de qualquer coisa, se o seu flow já está funcionando, não substitua o seu flows.json pelo de
outra pessoa
— nem pelo meu. O unique_id de cada entidade criada pelo Node-RED é
nodered-{id do nó server}-{id do nó ha-entity-config}, e esses ids vivem dentro do arquivo. Trocar o arquivo inteiro
troca os ids, e o Home Assistant cria um conjunto novo de entidades enquanto as antigas continuam ocupando os entity_id
bons. Resultado: _2 em tudo, que é justamente o problema descrito mais abaixo. Aplique as correções no seu próprio
flow
, nó a nó. É chato, mas é o caminho seguro.

Deixou aqui um gist
com meu flow.json, para quem estiver começando do zero ou quiser derrubar tudo e começar de novo.

O problema principal: o $moment parou de funcionar

O add-on v22.0.0 subiu o Node-RED da versão 4.1 para a 5.0, e o Node-RED 5 traz o jsonata 2.2. O jsonata 2.2 recebeu
um endurecimento de segurança por causa do CVE-2026-12208
(PR #794) que mudou a navegação de propriedades em objetos JavaScript:
agora ele só resolve propriedade própria do objeto.

O flow usa, em 37 lugares, esta expressão jsonata:

$moment(time).tz("America/Sao_Paulo").format('D MMM HH:mm:ss - ')

O $moment(...) devolve um objeto moment, e os métodos .tz() e .format() ficam no prototype, não como propriedade
própria. Ou seja, passaram a resolver para undefined, e chamar undefined como função dá isso aqui:

Invalid JSONata expression: Attempted to invoke a non-function

Instalei as duas versões do jsonata lado a lado para ter certeza de que era isso mesmo:

jsonata 2.0.6 (Node-RED 4)   OK      "31 Jul 14:16:30 - "
jsonata 2.2.2 (Node-RED 5)   FALHA   T1006 Attempted to invoke a non-function

Por que uma data quebra o alarme inteiro

Aqui está o pulo do gato, e foi o que me custou mais tempo para entender. Uma dessas expressões está no nó
SENHAS e IP da central!!!!, que é um nó change com 9 regras. A regra 8 põe flow.check_status = false e a regra
9 é justamente a do $moment.

O nó change aplica as regras em ordem e, quando uma falha, ele chama done(err) e não envia a mensagem. Então, a
cada boot:

1. o check_status vai para false;
  2. o nó morre na regra seguinte;
  3. o nó Comandos nunca roda — e é ele que monta todos os buffers de comando e define flow.host, flow.port e
    flow.comando_status.

Daí para frente é efeito cascata, e são exatamente os erros que aparecem no debug:

• Conexão TCP: “Host and/or port not set”, porque flow.host e flow.port não existem;
  • Simple triggered queue: TypeError: Cannot read properties of undefined (reading '0'), porque o inject de
    STATUS dispara a cada 0,33 s com o msg.payload vindo de flow.get("comando_status"), que está undefined;
  • e, como nenhuma requisição chega na central, o watchdog de 5 s estoura e posta “Central Desconectada”, sempre
    exatamente 5 segundos depois do boot.

A correção

Trocar as 37 ocorrências por jsonata puro, sem depender do moment:

$fromMillis($millis(), '[D] [MNn,3-3] [H01]:[m01]:[s01] - ', '-0300')

Testei com um timestamp fixo contra o moment-timezone e a saída é idêntica. Também funciona tanto no jsonata 2.0.6
quanto no 2.2.2, então serve para quem ainda está no Node-RED 4. O -0300 fixo está correto: o Brasil acabou com o
horário de verão em 2019, então America/Sao_Paulo não muda mais de offset.

Onde procurar no flow: o nó SENHAS e IP da central!!!!, um nó change no grupo “Nova tentativa em caso de falha no
boot” e a propriedade de saída time de todos os nós ha-button e ha-switch.

Atenção: não adianta consertar só o nó change e parar por aí. Fui olhar o OutputController da paleta e a
avaliação da expressão acontece fora do try/catch, então uma expressão que estoura rejeita o handler inteiro e o
nó nunca envia a mensagem. Na prática, com só o change consertado, os botões de armar, desarmar, PGM e sirene
continuariam sem funcionar.

O outro problema: entidades duplicadas com _2

Essa parte não é culpa do flow, é do jeito que o Home Assistant guarda o registro de entidades. Mas quem mexer nas
entidades do Node-RED vai esbarrar nisso, e eu perdi bastante tempo aqui.

Tentei limpar as entidades para recomeçar do zero e elas voltavam sempre com os mesmos nomes, inclusive com o sufixo
_2 que eu estava justamente tentando remover. Até uma renomeação manual que eu tinha feito sobrevivia a tudo.

A explicação está no entity_registry.py do Home Assistant. Quando você apaga uma entidade, ela não é descartada:
vai para uma lista deleted_entities, chaveada por domínio + plataforma + unique_id, guardando o entity_id e o nome.
Quando algo registra o mesmo unique_id de novo:

deleted_entity = self.deleted_entities.pop((domain, platform, unique_id), None)
if deleted_entity is not None:
    ...
    # Restore entity_id if it's available
    if self._entity_id_available(deleted_entity.entity_id):
        entity_id = deleted_entity.entity_id
    ...
    name = deleted_entity.name

E o unique_id das entidades criadas pelo Node-RED é nodered-{id do nó server}-{id do nó ha-entity-config}, ids que
estão fixos dentro do flows.json. Ou seja: apagar e deixar o Node-RED recriar sempre devolve o entity_id antigo.
Apagar entidade no Home Assistant nunca libera o nome.

Outros detalhes que também me custaram tempo:

• Editar o .storage/core.entity_registry com o Home Assistant ligado não adianta. O registro fica em memória e é
    regravado por cima. E o deleted_entities é uma lista separada dentro do mesmo arquivo, então filtrar linha por linha
    não resolve nada.
  • Apagar o dispositivo não apaga entidade que não está pendurada nele, e apagar a entrada da integração não apaga
    entidade sem config_entry_id. Registros meio órfãos sobrevivem aos dois.
  • Só dá para apagar entidade que não está sendo fornecida no momento. Com o Node-RED rodando, o botão “Excluir” fica
    cinza e a seleção em massa não faz nada. É preciso parar o add-on primeiro e esperar as entidades ficarem
    unavailable.
  • Entidades “não gerenciáveis”, sem unique ID, são outro bicho. Elas são criadas pelo python_script.set_state, que
    usa hass.states.set() e passa por fora do registro. O nó Indisponível do flow faz exatamente isso. Se você apagar
    as entidades com o Node-RED rodando, o watchdog dispara e recria todas elas como states órfãos, que aí ocupam
    os entity_id bons e forçam o _2. Elas somem sozinhas ao reiniciar o Home Assistant, porque o hass.states.set() não
    persiste nada.

Como resolver de verdade

O jeito que funciona é trocar os unique_id, e para isso basta mudar o id do nó server no flows.json — ele entra
no unique_id de todas as entidades de uma vez. Aproveite e troque também o id do nó ha-device-config, para ganhar um
dispositivo novo, sem o nome customizado antigo.

Registros em deleted_entities não bloqueiam um entity_id, eles só restauram para o mesmo unique_id. Isso está
literalmente na docstring: “an entity_id which belongs to a deleted entity is considered available”. Então, com
unique_id novo, nada é restaurado e os nomes ficam limpos.

Passo a passo:

1. Pare o add-on do Node-RED.
  2. Apague as entidades e o dispositivo da integração Node-RED no Home Assistant.
  3. No flows.json, troque o id do nó server e o do ha-device-config por dois hex de 16 caracteres novos,
    atualizando todas as referências. No meu caso foram 163 e 157 ocorrências; um grep -c antes e depois evita
    susto.
  4. Reinicie o Home Assistant.
  5. Suba o Node-RED.

Duas coisas que eu aprendi tarde demais:

• Nunca use o Import do editor para atualizar o flow. Quando há conflito, o Node-RED só oferece “Import copy”, que
    gera id novo para todos os nós. A caixa “Replace” fica escondida para flows e para qualquer nó do canvas, ela só
    aparece para nós de configuração. Como o unique_id depende dos ids dos nós, cada import cria um conjunto inteiro de
    entidades novas. Foi assim que eu me enfiei nesse buraco. O certo é parar o add-on e trocar o arquivo
    /addon_configs/a0d7b954_nodered/flows.json direto.
  • Se você apagar entidades e elas não voltarem, a integração companheira guarda um conjunto ALREADY_DISCOVERED em
    memória. Quando o Node-RED reanuncia uma entidade que já está nesse conjunto, a integração manda um “update” para um
    objeto que não existe mais e não cria nada. Reiniciar o Node-RED não resolve, porque o estado está do lado do Home
    Assistant: é preciso recarregar a integração Node-RED (ou reiniciar o HA) antes de fazer o Node-RED reanunciar.

Depois de tudo isso os entity_id vêm com o prefixo do nome do dispositivo, por exemplo
binary_sensor.amt_central_amt_zona_01 e sensor.amt_central_amt_ack. Não esqueça de atualizar as referências nas
automações, no template do alarm_control_panel e nas configurações de Alexa e Google.

Outras correções que fiz no flow

Aproveitando a viagem, achei mais algumas coisas que valem para todo mundo.

O Status Switch mandava mensagem para a saída errada. O nó monta um array e faz node.send(valuesToSend), onde a
posição define a saída — mas ele pulava as chaves não definidas, encurtando o array. Com qualquer chave ausente,
todas as mensagens seguintes vão para o switch errado (por exemplo, o pgm_1 caindo na saída da Partição C). Corrigi
empurrando null nas posições ausentes, que é o idioma do Node-RED para “não envia nada nesta saída”.

Partições C e D na AMT 2018. Os ramos AMT 2018 1016 e AMT 2018 SMART fixam msg.partition_c = true e
msg.partition_d = true, porque a central não tem essas partições. O efeito colateral é que os switches C e D ficam
sempre ligados e não dá para desligar (a cada 0,33 s o status reescreve), e as duas aparecem sempre em “Partições
Ativadas”. Coloquei uma flag particoes_cd_existem, que faz o Status Switch não acionar esses switches e o
Sensores Adicionais não contar essas partições.

Se você for mexer nisso, um aviso: não tente deixar o state sem valor para a entidade ficar unknown. Eu tentei.
O SensorBaseController rejeita state undefined com InvalidPropertyValueError: Invalid state antes de mandar
qualquer coisa, e null também não serve, porque $not($boolean(null))true e o sensor volta a dizer que está
ligado. Só valor booleano funciona.

Propriedades entityState depreciadas. A partir da versão 0.79 da paleta
node-red-contrib-home-assistant-websocket, o “state type” foi depreciado e substituído por um cast explícito. Deixar
o campo vazio cai num ramo de compatibilidade que sai na versão 1.0. Nos 11 nós ha-switch o valor precisa ser
boolean — é o que eles já produzem e é o que o resto do flow compara. Vale ajustar antes que quebre igual ao
$moment.

O Get Device ID pegava o primeiro dispositivo com fabricante “Intelbras” e parava. Se sobrar um dispositivo antigo
no registro, a lista de entidades é montada a partir do dispositivo errado, sem avisar nada.

Recuperação de boot. O flow zera o check_status para false no início e só define true lá na frente. Qualquer
falha no meio do caminho deixa tudo mudo para sempre, sem nova tentativa — foi exatamente o que aconteceu comigo.
Coloquei um inject de 30 s que reexecuta a cadeia de inicialização se o check_status continuar false, respeitando o
caso de o usuário ter desligado o switch de requisição de propósito.

Senhas fora do flows.json. Passei as senhas e o IP para /addon_configs/a0d7b954_nodered/amt_secrets.json,
carregado via functionGlobalContext no settings.js do add-on. O nó SENHAS e IP da central!!!! só copia o
global.amt.* para o msg.*. Assim dá para versionar o flow sem vazar senha. Confirmei que o add-on carrega esse
arquivo: o /etc/node-red/config.js faz require("/config/settings.js") e não sobrescreve o functionGlobalContext.

O trecho que vai no settings.js, substituindo o bloco functionGlobalContext vazio que já vem no arquivo (por volta da
linha 153):

functionGlobalContext: {
        amt: (() => {
            try {
                return require("/config/amt_secrets.json");
            } catch (e) {
                console.error("[AMT] cannot read /config/amt_secrets.json:", e.message);
                return {};
            }
        })(),
    },

E o amt_secrets.json:

{
  "host": "192.168.1.50",
  "senha": "123456",
  "senha_a": "123456",
  "senha_b": "123456",
  "senha_c": "",
  "senha_d": ""
}

As senhas são strings, para não perder zero à esquerda. Se você não usa as partições C e D, deixe como "" em vez de
omitir a chave: omitir faz o String(undefined) virar a string "undefined" e gerar um buffer de lixo no comando. O
try/catch é de propósito, para o Node-RED continuar subindo se o arquivo faltar.

Nota: essa parte é opcional. Se preferir manter as senhas no flow como no original, é só deixar as seis primeiras
regras do nó SENHAS e IP da central!!!! como tipo string com os valores, em vez de tipo global.

Resumo para quem só quer voltar a funcionar

Se o seu alarme parou depois de atualizar o add-on do Node-RED, é o $moment. Substitua todas as ocorrências de

$moment(time).tz("America/Sao_Paulo").format('D MMM HH:mm:ss - ')

por

$fromMillis($millis(), '[D] [MNn,3-3] [H01]:[m01]:[s01] - ', '-0300')

no nó SENHAS e IP da central!!!!, no change do grupo de nova tentativa e na propriedade time de todos os
ha-button e ha-switch. Faça backup do flow antes.

E de novo, porque é o erro mais caro de cometer aqui: edite o seu próprio flow, não troque o arquivo inteiro pelo de
outra pessoa. Trocar o arquivo muda os ids dos nós, e isso recria todas as suas entidades no Home Assistant com sufixo
_2.

É isso aí, valeu, espero ter ajudado!

3 curtidas

Bom dia a todos.

Walber e eu estamos testando uma versão em Python da integração que hoje funciona com o NR. Esta versão possui várias novas funcionalidades para tornar a integração com a central mais funcional, utilizando padrão Home Assistant para controle de alarme.

Estamos buscando interessados em testar os modelos 2018. Modelos 1016 Net e 4010 Smart já estão funcionando muito bem.

Após validações, liberaremos para instalação via Hacs.

Interessados entrem em contato comigo por mensgem privada aqui do fórum.

Bom dia !! Andre, tenho interesse de testar par ao modelo 2018 EG. Qual seria o processo para instalação ? - Iniciei o testa da integração Intelbras Guardian na semana passada. Está indo bem até o momento. (perdeu a conexão com a conta e tive que reconectar).

opa, bom dia! tenho uma 4010 posso testar, walber tem meu contado.

Muito bom, obrigado por compartilhar. E deixo algumas questões aqui:

1. É normal depoisd e fazer o oauth funcionar, ao reiniciar, perder e ter que logar de novo?
  2. É normal o aplicativo perder o logon, depois de configurar o oauth nesta integração?
  3. É possível usar essa integração de forma local, via IP?

Intelbras Alarm (ISECNet) — integração para centrais AMT via Home Assistant

Uma evolução baseada no fluxo de grande aceitação e confiabilidade do Node Red, que muitos usam, esta é a primeira versão pública de uma integração para centrais de alarme Intelbras no Home Assistant, via protocolo ISECNet/ISECMobile (o mesmo usado pelo app oficial AMT Mobile) — conexão TCP direta com a central, sem addon, sem intermediário, sem depender de nenhum serviço de nuvem.

Repositório: GitHub - andregoncalvespires/intelbras_alarm: Integração Home Assistant (HACS) para centrais de alarme Intelbras via protocolo ISECNet/ISECMobile · GitHub

Modelos suportados

AMT 1016 NET, AMT 2018 E/EG, AMT 2018 E SMART, AMN 24 NET e AMT 4010 SMART.

Principais funcionalidades

• Central e partições como alarm_control_panel de verdade — arma/desarma (inclusive modo “em casa”/stay, nos modelos que suportam), com ou sem senha pela interface, como preferir.
  • Zonas, PGMs, sirene, pânico — cada um como entidade própria.
  • Nomes de zona sincronizados direto da central (nos modelos/firmwares compatíveis).
  • Leitura do histórico de eventos armazenado na própria central, sob demanda.
  • Receptor IP — a central empurra eventos em tempo real direto pro Home Assistant (a central vira “cliente”, conecta nela mesma), sem precisar ficar consultando. Opcional, desligado por padrão.
  • Serviço de diagnóstico avançado para quem quiser explorar comandos ainda não documentados oficialmente.

Instalação

Via HACS, como repositório customizado (ainda não está na listagem padrão):
HACS → ⋮ → Repositórios customizados → cole a URL acima → categoria Integração.

Antes de instalar

O projeto não tem nenhum vínculo com a Intelbras — é um trabalho independente, de engenharia reversa do protocolo, feito e testado por conta própria. Uso por responsabilidade de cada um — detalhes no disclaimer do README.

Documentação completa, lista de limitações conhecidas e passo a passo de configuração estão no repositório. Dúvidas, sugestões e relatos de teste em outros modelos/firmwares são bem-vindos — tem templates de issue prontos pra isso no próprio GitHub.

Em breve iniciaremos o desenvolvimento para a AMT 8000 e precisaremos contar com ajuda da comunidade para testar.

1 curtida