HA HUB – Um dashboard nativo com tela ambiente no estilo Echo Show (SEM anúncios) para Home Assistant

Fala, pessoal!

Sempre gostei bastante da ideia do Echo Show como tela para deixar na parede ou em cima de algum móvel: wallpapers alternando, relógio, clima, temperatura do ambiente etc.

O problema é que, para usar com Home Assistant, ele acaba sendo bem limitado. Além dos anúncios que aparecem na tela, não dá para ter um controle legal dos dispositivos. Para acender uma luz, abrir uma câmera ou fazer praticamente qualquer coisa no HA, você acaba dependendo de comandos de voz, skills da Alexa ou outras soluções que não funcionam tão bem quanto um dashboard de verdade.

Uma alternativa é pegar um tablet Android e usar algum navegador em modo kiosk. Cheguei a testar algumas soluções desse tipo, mas não era exatamente o que eu queria. Além do consumo de RAM e das limitações do WebView, eu queria algo que fosse simples e rápido o suficiente para qualquer pessoa da casa usar.

Foi daí que surgiu o HA HUB .

A ideia foi basicamente juntar a tela ambiente que eu gostava no Echo Show com um controle de Home Assistant que realmente fosse prático, fazendo a interface principal de forma nativa no Android.

Fiz um vídeo mostrando melhor como ele funciona:

Como funciona

Quando ninguém está usando, o HA HUB fica na tela ambiente, alternando os wallpapers e mostrando relógio, clima e a temperatura do sensor escolhido no Home Assistant.

Não tem anúncios, cards patrocinados, receitas ou outras coisas inúteis aparecendo no meio da tela.

Para acessar as outras funções, é só deslizar para um dos lados:

• :backhand_index_pointing_left: Esquerda: planta 3D da casa, onde você pode posicionar os dispositivos e controlá-los diretamente por ela.
  • :backhand_index_pointing_right: Direita: lista de dispositivos separados por grupos, com controles rápidos.
  • :down_arrow: Para baixo: launcher de aplicativos, atalhos e QR Code da rede Wi-Fi de convidados.
  • :up_arrow: Para cima: abre a interface completa do Home Assistant para quando precisar acessar alguma coisa que não está disponível na interface nativa ou configuração.

O HA HUB foi feito em Android nativo e conversa diretamente com a API oficial do Home Assistant.

Eu quis evitar depender de WebView para justamente deixar o aplicativo mais leve e responsivo, principalmente porque a ideia também é conseguir reaproveitar tablets Android mais antigos.

Controle de mídia

Também adicionei uma tela de mídia que abre automaticamente.

Por exemplo, quando o media player configurado começa a tocar alguma coisa, o HA HUB mostra a capa do álbum, música, artista e os controles de reprodução.

Quando não tem mais nada tocando, ele volta para a tela ambiente.

Login e comunicação com o Home Assistant

Essa era uma parte com a qual eu tinha bastante preocupação.

O HA HUB usa o fluxo OAuth2 oficial do Home Assistant, então você não precisa copiar token de API nem colocar sua senha.

O login acontece pela própria página do Home Assistant e o acesso também pode ser revogado posteriormente pelo seu perfil, diretamente no Home Assistant.

A comunicação é feita diretamente entre o tablet e sua instância do Home Assistant. Não existe servidor do HA HUB no meio da comunicação nem algum serviço em nuvem recebendo os dados da sua casa.

Documentação

Também montei uma documentação explicando a instalação e as principais configurações:

:backhand_index_pointing_right: Site:

:backhand_index_pointing_right: Wiki:

:backhand_index_pointing_right: Google Play:

Feedback

Essa ideia começou como projeto que fiz para usar aqui em casa e acabou crescendo bastante, então resolvi disponibilizar para outras pessoas também.

Ainda estou trabalhando nele e adicionando novas coisas. Se alguém testar, encontrar algum problema ou tiver alguma ideia de funcionalidade que faria sentido adicionar, vou gostar bastante de ouvir o feedback.