HA em casa e no escritório. Como fazer? Melhor forma

Bom dia colegas…

Estou configurando o HA na minha casa, com um mini PC e quase tudo zigbee. Acabei de espetar o SONOFF Zigbee nele e estou tirando tudo do hub zigbee da Zemismart.

Gostaria de ter o HA também no meu escritório e ter as automações no meu HA. Como eu poderia fazer no escritório?

Poderia usar este hub da Zemismart lá no escritório? É outro wifi e tal.

Se eu colocar outro HA lá, outra instalação, eu teria outro HA…

Não sei como iniciar… e qual seria a melhor forma…

Desde já obrigado.

Seu escritório é em outro lugar?

Se sim, você poderia utilizar o zemismart para adicionar novos dispositivos lá, e adicioná-los pela integração da tuya. Como de qualquer forma você dependerá de internet, o controle local não é uma questão a ser considerada.

Mas se quiser ter um controle local com possibilidade de acesso remoto e integrado ao HA da sua casa, você colocada outra instância no escritório e integra o HA do escritório com o da sua casa, como nesse vídeo.

@andregoncalvespires obrigado…

Então no escritório é outro prédio… outro bairro… Lá tenho servidores DELL com W Server 2019, dá para instalar uma VM com o HA? Sim, tranquilo… Mas já tenho Hyper-V lá… e USB creio que não funcionaria… Para um SONOFF Zigbee como coordenador da malha Zigbee por exemplo.

Já aproveitar o Zemismart acho que pode rolar então… Internet no escritório temos 3 links com loadbalance no firewall… é meio difícil ficar sem internet no escritório… escritório não funciona sem internet hehehe nunca ficamos sem internet até hoje… O 3º link que é o 2º backup em um 4G.

Acho que vou aproveitar então o Zemismart. Mas vou assisti o vídeo… e entender sobre as instâncias do HA.

Obrigado.

2 curtidas

Olá, existe um componente que nunca usei mas vale a pesquisa:

Ele teoricamente permite controle de uma instância remota do home assistant do teu home assistant.

Sei que você tem servidores na empresa, mas eu recomendaria seriamente usar um mini pc, ou TV Box ou pi4 para isso. Mas se quiser usar o servidor da empresa mesmo, tu consegue usar o USB dele. Não sei qual plataforma de virtualização você usa. Eu usava o VM Ware quando fazia gestão de infra de lojas e nele tinhamos uma instância para rodar o SO do sistema de som. Instalava a placa de som USB nele e habilitava. Tem uns passos para fazer, instalar pacotes do virtualizador, mas da. Eu não recomendo. O certo seria tu ter uma máquina totalmente isolada da tua rede corporativa.

Outra coisa que tu pode olhar é esse post:

Esbarrei nele quando estava estudando para diminuir a interferência que o zigbee sofre.

@jonasrodrigues

Bom dia.

Usamos Hyper-V creio que não há suporte para USB no Hyper-V

Tenho um PC ATOM D2550, novo… nem lembrava dele… rsrs Será que aguenta o HA com um SSD nele?.. Tem 2 USB… E vou ter poucos dispositivos no escritório… Dai ficaria independente do meu HA… Mas dá para integrar no painel do meu HA da minha casa… Vou estudar certinho…

Cara, meu home assistant roda a anos numa tvbox Tanix X3 e nunca tive problema de performance.

Eu entendo que vc quer ter o controle centralizado, mas existem algumas desvantagens no que vc quer fazer, sendo a principal delas depender da internet da sua casa :-). Que bom que o escritorio tem um monte de redundancia para acesso à internet, mas a sua casa não (suponho… pode ser que tenha…)! Manter um HA numa maquina virtual no escritorio deixaria ele independente em casos de problema com sua casa. Para evitar ter que espetar dongle usb no hyper-v vc pode usar um hub zigbee como o da xiaomi. A versão 3 dele suporta BLE e zigbee via zigbee2mqtt, então ele suporta dispositivos zigbee mesmo que que não sejam da xiaomi.

Tenho 2 mini-pc, um em casa outro no escritório, ambos com sua estancias de hass independentes.
E elas compartilham de entidades via Remote Home-Assistant.