Funcionamento interno de um sensor de movimento - TUYA x AQARA

Pessoal, segue uma explicação do funcionamento de um sensor de movimento com relação aos tempos de virada de status.

Utilizei nos testes um sensor de movimento TUYA da Zemismart e um da AQARA (ambos zigbee utilizando o Zigbee2MQTT)

Antes de começar é importante conceituar alguns termos para ajudar no entendimento:

  • TEMPO DE HIBERNAÇÃO - Quando encontrarem isso, significa que estou falando do tempo que o dispositivo, no caso sensor de movimento, hiberna fisicamente. Isso significa que durante esse tempo (em segundos) o dispositivo irá fisicamente dormir e não irá detectar nada, mudar status nenhum, enfim literalmente dormir.

  • TEMPO DE MUDANÇA DE STATUS - Esse é o tempo configurado internamente no dispositivo (em segundos), onde após a detecção de movimento (Status = Detectado = on) irá contar um relógio interno no dispositivo e ele irá mudar para (Status = Desligado = off), após esse tempo finalizar.

  • STATUS=“ON”, significa que o sensor detectou movimento.

  • STATUS=“OFF”, significa que o sensor mudou de “ON” para “OFF”, após passado o TEMPO DE MUDANÇA DE STATUS.

Dito isso vamos as configurações internas de tempos para os dispositivos:

  • TUYA - TEMPO DE HIBERNAÇÃO de 50 segundos e TEMPO DE MUDANÇA DE STATUS de 60 segundos.

  • AQARA - TEMPO DE HIBERNAÇÃO de 60 segundos e TEMPO DE MUDANÇA DE STATUS de 90 segundos.

Dito isso o entendimento é simples, onde ao detectar movimento o status muda para STATUS=“ON”, internamente no dispositivo começa a rolar um TEMPO DE HIBERNAÇÃO, onde após esse tempo o dispositivo acorda e está apto a detectar novamente um movimento. Detectando novamente movimento o clico se reinicia, ganha-se mais um novo TEMPO DE HIBERNAÇÃO. Caso não detecte movimento e chegue no TEMPO DE MUDANÇA DE STATUS, o mesmo muda para STATUS=“OFF”.

Diante dessa explicação aparentemente tão óbvia, o porque deste tutorial ?

Por 3 motivos:

  1. Usuários iniciantes sempre irão precisar de uma explicação mais profunda e esse entendimento irá ajudar nas automações.

  2. É importante mencionar as diferenças de tempos entre os dispositivos e com isso fazer automações mais precisas. Sabendo dos tempos você consegue gerar automações por exemplo de desligamento de iluminação se não houver movimento de forma muito mais precisa.

  3. Existe algumas diferenças interessante entre os dois dispositivos testados e isso pode ajudar os mais experientes.

Três diferenças entre os sensores de movimento da TUYA e AQARA:

Primeira Diferença - Já mencionado, os tempos de hibernação e mudança de status. Isso é importante para ajudar na hora das automações.

Segunda Diferença - Na AQARA é possível ajustar o TEMPO DE MUDANÇA DE STATUS. De 90 segundos você pode colocar o tempo que quiser. Porém cuidado, uma vez que foi entendido o porque dos dois tempos, não é recomendado trocar para tempo inferior a 60 segundos (TEMPO DA HIBERNAÇÃO).

Exemplo de configuração do tempo.

Mais detalhes de como configurar isso nos links:

Sensor AQARA (Além do tempo tem outros ajustes que podem ser feitos, como por exemplo calibração do sensor de temperatura)

Sensor TUYA (Neste não é possível configurar nada)

Mais detalhes sobre configuração do dispositivo AQARA:

Terceira Diferença - Comportamento diferente no MQTT(Mosquitto Broker). Na entidade do HA, o comportamento é o mesmo já explicado, passou o tempo de mudança de status, vira OFF. No caso do MQTT está a diferença. Enquanto a TUYA muda status idêntico ao do HA (Após o TEMPO DE MUDANÇA DE STATUS), o sensor da AQARA faz o mesmo, porém também gera um publish adicional após o TEMPO DE HIBERNAÇÃO. Isso é muito legal, pois é possível diminuir o tempo de ação. Agora é possível por exemplo detectar movimento após o TEMPO DE HIBERNAÇÃO, antes mesmo de esperar a chegada do TEMPO DE MUDANÇA DE STATUS.

Quem tiver sensor AQARA faça o teste abaixo (Para TUYA pode fazer também porém irá funcionar igual a entidade do HA):

1 node “mqtt in” e 1 node “delay”
image

node “mqtt in”
image

node “delay” (usado para eliminar mensagem duplicada)
image

Qualquer dúvida estou a disposição!

Marcello Favinha

4 Likes