Formato de exibição de data

Bom dia,

Alguem sabe como apresentar esta data em formato DD-MM-YYY ?

E como se faz para apresentar o dia da semana ?

{{ now().strftime("%A %a %d/%m/%Y %H:%M %p") }}

Opa,

Já testei e ficou ótimo. O dia da semana está em inglês (saturday) como se ajusta isso ?
Mais uma vez obrigado.

Seu HA tá em português?

Se tiver em português e estiver retornando em inglês, talvez seja necessário usar um template.

Onde vc está usando?

1 curtida

Meu HA é em português.
Estou tentando criar uma pagina para o inicio de meu dia com informações como:

data, hora, clima e outras coisas.

essas informações estarão em um card.

Vc pode tentar usar um template dentro do card, não sei se vai funcionar:

{% set weekdays = ["Segunda", "Terça", "Quarta", "Quinta", "Sexta", "Sábado", "Domingo"] %}
{% set months = ["Janeiro", "Fevereiro", "Março", "Abril", "Maio", "Junho", "Julho", "Agosto", "Setembro", "Outubro", "Novembro", "Dezembro"] %}
{{ weekdays[now().weekday()] + ", " + now().strftime("%d") + " de " + months[now().month - 1] + " de " +  now().strftime("%Y")}}

Ou então cria um sensor template e coloca direto no card

  - sensor:
      - name: "Data br"
        state: >
          {% set weekdays = ["Segunda", "Terça", "Quarta", "Quinta", "Sexta", "Sábado", "Domingo"] %}
          {% set months = ["Janeiro", "Fevereiro", "Março", "Abril", "Maio", "Junho", "Julho", "Agosto", "Setembro", "Outubro", "Novembro", "Dezembro"] %}
          {{ weekdays[now().weekday()] + ", " + now().strftime("%d") + " de " + months[now().month - 1] + " de " +  now().strftime("%Y")}}

1 curtida

Deu certo, ficou perfeito.

Onde consigo este tipo de informação ? Quero ver e aprendo né ?

Muitissimo obrigado.

O ideal é estudar yaml e jinja, vou deixar uns links abaixo.
Mas pra ser sincero todos meus templates são de outros usuários que eu modifiquei para meu uso :grin: :grin: :grin:

No caso do HA é melhor procurar em inglês, no seu caso eu achei a resposta no primeiro link de pesquisa:

home assistant template now().strftime change language weekday

https://jinja.palletsprojects.com/en/latest/templates/

1 curtida