Fita LED RGB + ESP-01 + Tasmota + Home Assistant

ESP-01 + Fita LED RGB + Tasmota + Home Assistant

Olá Pessoal,

Gostaria de compartilhar com vocês uma solução que desenvolvi para controlar uma fita de LED RGB (NÂO ENDEREÇAVEL) com uma placa ESP-01 integrado com o Home Assistant via Tasmota.

Depois de pesquisar em muitos fóruns internet à fora, encontrei em um fórum gringo esse tópico https://electronics.stackexchange.com/questions/318023/control-simple-rgb-led-light-strip-with-esp-01-using-homebridge que me deu um norte para desenvolver essa solução.

Essa é uma solução simples e que acredito que se você tem o mínimo de prática em circuitos eletrônicos vai conseguir replicar sem problemas. Vou procurar detalhar o máximo possível.

  • Primeiramente vamos à lista de materiais que eu utilizei:

*Fita LED RGB simples (usei uma de 5V);

*Cabo USB (Como minha Fita LED é de 5V, utilizei um cabo USB para alimentar o circuito);

*Soquetes e Bornes são opcionais

  • O esquema de Ligação ficou da seguinte forma:

Verifiquem a ordem dos terminais da fita de LED, a minha a ordem é conforme está no esquema eletrônico (B, R, G e V) não sei se esse é um padrão.

Foi utilizado um resistor de 4,7ohm para fazer a queda de tensão de 5Vdc para os 3,3Vdc que o ESP-01 exige. (Utilizei 4,7ohm pois era o resistor de menos resistência que eu tinha, não fiz nenhum cálculo de dimensionamento para definir esse valor)

  • Esquemático do PCB

Pra quem vai montar em PCB segue o esquema:

O circuito montado ficou assim. Prendi o cabo usb na placa com uma abraçadeira de nylon pra não ficar forçando a solda e os cabos mais finos.

Circuito Montado

A parte de configuração do ESP-01 eu fiz pelo Tasmota, o passo a passo para carregar o firmware do Tasmota no ESP-01 tem em vários tópicos aqui no fórum.

  • Configuração do Tasmota:

Na configuração do Módulo utilizei um módulo Genérico:

E configurei os canais da seguinte forma:

  • Home Assistant

No Home Assistant utilizei a integração do Tasmota. Também não tem segredo e tem vários tópicos aqui no fórum de como instalar.

E é isso pessoal.

Com essa solução consegui controlar a Fita LED RGB através do meu Home Assistant e criar automações para utilização dela.

Espero que vocês consigam replicar essa solução e que funcione assim como funcionou pra mim.

4 curtidas

Opa amigão. Mas pelo seu esquema o led deve acender um pouco mais fraco? vi que jogou 5V no Vcc dos leds e como aterramento os pinos digitais do esp01 que são de 3.3V. Não tem risco de queimar se usar um tamanho grande de fita?

Embora o ESP01 tenha alimentação 3.3V, o GND é o mesmo da alimentação do circuito como um todo. Por esse motivo os leds não acendem mais fracos. Por esse mesmo motivo, não há problemas com uma fita maior. A fita que estou usando tem aproximadamente 4 metros e está funcionando normalmente.

1 curtida

Que bacana então, acreditava que podia danificar o Esp01 ou mesmo as fitas acenderem mais fracas. Eu fiz um circuito assim pra usar atras do Rack, mas como usei uns transistores BC547 os mesmos estavam esquentando muito e as luzes acendendo bem mais fracas.

1 curtida