Equipamentos encontrados no Aliexpress que são router

Olá,

estou precisando aumentar minh rede mqtt, eu estou usando o sonoff dongle configurado pra router e tenho uma tomada que também faz o papel de router.
Porém o vendedor não vende mais desse modelo que faz o roteamento, então gostaria da indicação onde comprar equipamento que faz o roteamento ou uma outra forma.

1 curtida

Você está se referindo à rede zigbee?

A resposta depende muito do tipo de dispositivo que você está precisando, se interruptores, plugs, switches, etc. Direciona sua necessidade que a gente ajuda.

Isso, é sobre a rede zigbee. É muito difícil ficar procurando dispositivos que também são router e aceitos pelo mqtt, então como hoje eu estava lendo alguns posts aqui e vi algumas pessoas com dispositivos que fazem o roteamento eu pensei em abrir esse post pra ver se alguem me da alguma dica de algum lugar pra comprar esses dispositivos.
A minha preferencia mesmo seria em tomadas que sao reconhecidas pelo mqtt e fazem também o papel de roteador, porque como vou precisar usar pelo menos uma tomada em cada comodo da casa eu pensei em comprar essas tomadas e assim cada ambiente teria um roteador, economizando espaço porque alem de ser tomada distribuiria o sinal.
Eu tenho o sonoff dogle porem como ele é so roteador entao vai ocupar espaço pra so fazer o roteamento.
Nao sei se consegui esclarecer…
Desde ja muito obrigado pela ajuda.

@Albert

A grosso modo, qualquer dispositivo ZigBee que seja ligado diretamente na rede elétrica (interruptores, switchs ou smart plugs) funcionam como router dentro da malha. O que vai depender muito, nesse caso, será sua necessidade e fôlego financeiro, pois dispositivos ZB são em sua maioria mais caros.

A lista de dispositivos pode ser imensa, pois temos várias opções e você precisará identificar qual sua real necessidade/gosto para poder escolher o que melhor irá lhe atende. Mas farei algumas indicações para começar:

Interruptores

  • Zemismart ZM-L0#E-Z (Tuya Powered)
    Interruptor touch com opção de 1 até 3 botões (trocar o ‘#’ pela quantidade de botões)

  • Zemismart TB25-ZB (Tuya Powered)
    Interruptor touch com tomada padrão BR

  • Zemismart ZTB242A (Tuya Powered)
    Tomada dupla padrão BR com 2 entradas USB

Switchs

  • Sonoff Mini ZBMINI-2
    Switch T2 que pode ser usado como campainha, tomada ou interruptor

  • Xiaomi WHD07 (Tuya Powered)
    Switch T2 que pode ser usado como campainha, tomada ou interruptor

  • Xiaomi Aquara DLKZMK12LM
    Switch T1 que pode ser usado como campainha, tomada ou interruptor

Smart Plug/Socket

  • Zemismart LC-011 (Tuya Powered)
    Smart plug/socket com medição de energia

  • Tuya Bulb Socket BA200W-E27-WHI
    Adaptador para lâmpada padrão E27 (ideal para abajures ou lâmpadas de emergência)

Sensores

  • Tuya Motion Sensor ZBP1
    Sensor de presença, simples e fácil

  • Sensor d temperatura e umidade (Tuya Powered
    O nome já diz tudo, né?

  • Sensor de porta e janela WKD-D03 (Tuya Powered)
    O nome já diz tudo, né?

E se for continuar aqui irmão, vai ser muita coisa para falar, porque ainda tem sensores de pressão, vazamento de água, fumaça, CO2, temperatura de freezer/geladeira (padrão industrial), controle de cortinas e persianas, lâmpadas, LEDs, câmeras (não recomendo, pois usa o WiFi para transmitir as imagens) e mais um tantão de coisa.

Mas espero já ter te dado um caminho para começar sua jornada no mundo ZB :wink:

Forte Abraço

3 curtidas

Importante diferenciar que você esta buscando roteadores zigbee. Dentro da rede mqtt não existe o conceito de router. O mqtt é um protocol zigbee é outro, o que acontece é que como workaround para quantidade limitadas de dispositivos compativeis com a integracao nativa zigbee do HA muitas pessoas usam o zigbee2mqtt que é um software que recebe menssagens numa rede zigbee e reenvia pra uma rede mqtt e vice versa. Isso funciona bem porque qualquer device mqtt pode ser usado no HA. Importante a distincão porque o device router ou não é uma questao de zigbee independete de usar o zigbee2mqtt (z2m) ou zha que não usaria mqtt. Na sua rede mqtt basicamente tem so dois dispositivos o z2m e o ha. E poderiam haver outros devices que não sao zigbee pois são redes independentes.

Quanto a pergunta como ja responderam a grande maioria dos devices conectados na rede eltetrica sao router e a grande maioria dos devices a bateria não são. Outra opcão é comprar outro dongle (não precisa ser outro da sonoff qualquer dongle server) e botara firmware de router nele. Ai so ligar ele num carregador de celular.

Vou mostrar dispositivos que utilizo que são routers (obs. : não ganho comissão):

Entre outros.

A turma aí já deu outras dicas importantes, inclusive de conceitos.

Boa sorte.

Obrigado a todos, ja me ajudou bastante. Um grande abraço.

2 curtidas

Boa noite! eu comprei esse switch Avatto, porém ele não está roteando. :frowning:

Tem alguma coisa de errado, pois tbm uso esse dispositivo e ele é roteador.
Talvez, outro dispositivo ainda não esteja usando ele como Ponte.
Aqui foi assim levou um tempinho até outros dispositivos usarem como Ponte.

@Albert

Isso é um bom filtro pra começar a avaliar se o dispositivo é roteador ou não.

Dessa lista, exclui-se os que possuem neutro opcional.

E por fim, mesmo tendo neutro obrigatório, vale o questionamento ao vendedor se o dispositivo é do tipo router.

Ainda vai ter vendedor maleta dizendo que depende do dispositivo coordenador, só que a característica de router é intrínseca do dispositivo, não depende do coordenador.