Enviando Whatsapp com HA + Node-Red ( GreenAPI )

Fala pessoal, bora para frente.

Neste vídeo você irá aprender como enviar whatsapp com o seu número, para qualquer contato e/ou grupo.
Inclusive mostro como realizar automações com envio de fotos do seu FRIGATE, então acompanha que ficou muito TOP!
Se atentem aos limites blz?

Não esqueçam de comentar, compartilhar e dar like, tks!!

3 curtidas

Fala Choske, beleza mano?

Então cara, estava dando uma sacada aqui no seu vídeo e, não sei se você pensou/reparou, mas com essa sua ideia, praticamente ficamos livres do Frigate, podendo apenas utilizar as integrações nativas do HA.

E porque digo isso? Simples. O Frigate é um, senão o melhor SW para DVR doméstico, mas infelizmente consome muita CPU das máquinas, principalmente quando se tem - como no meu caso - 8 câmeras rodando 24/7.

Só para você ter uma ideia, com 8 câmeras, tive que montar um Cluster com 3 máquinas, rodando o Docker em Swarm para poder distribuir e balancear a carga entre as 3 CPUs (12 cores e 24GB de RAM no total) e ainda assim, percebo que em alguns momentos, quando há muito movimento dentro e fora de casa o bicho pega e o Cluster fica com o processamento quase que no talo… e se ainda estiver rodando o Plex e/ou acessando o NextCloud, aí não tem jeito mesmo, erro de requisição para todo lado.

Mas sua ideia me deu mais ideias de fazer isso integrando as opções nativas, como o ONVIF, por exemplo, que agora já detecta e disponibiliza funções de acordo com o tipo de câmera (PTZ ou normal). Certamente isso fará com que a CPU possa trabalhar bem mais tranquila e só terá aumento de carga real quando detectar algo e mandar o print.

No meu caso, todas gravam as imagens tanto nos MicroSD quanto na nuvem, então já não estava usando armazenamento local para essa finalidade, apenas as notificações do Frigate e o envio das imagens.

Vou dar uma sacada aqui logo mais e qualquer coisa, vamos movimentando esse tópico, que acredito que será muito útil para muita gente que ainda fica presa no Frigate por não saber que tem como viver sem ele de boa :wink:

Forte abraço irmão

Eu também uso o frigate, mas ido ele para detecção de ser humano e objetos, em conjunto com o alarmo, minhas câmeras viraram sensores de alarme, não cheguei a ver o vídeo ainda, mas se me atender nessa parte, acredito que vou abandonar o frigate também, apenas pelo alto uso de CPU mesmo!

Fala Kleber, sussa?

Então cara, nessa parte de detecção de pessoas, praticamente todas as câmeras hoje em dia já o fazem de forma nativa, sem necessidade de SW externo. E falo isso porque tenho algumas Intelbras (iM3 se não me engano) com 4 anos que já faziam isso desde a aquisição. E não só detectam, como também disparam notificação pelo App deles. Integrar essa parte no HA é super fácil, pois mesmo pelo ONVIF ele já disponibiliza o sensor de movimento da câmera.

Por causa da minhas filhas, eu havia feito uma rotina bem simples utilizando exatamente esse sensor de movimento da câmera, para que quando não tivesse movimento na sala e a TV estivesse ligada, ele avisar que iria desligá-la. Basicamente, um check em loop para movimento na sala, com um check no estado da TV. Funcionou por um tempo, até que elas começaram a assistir filmes deitadas, aí ficava um liga/desliga danado e terminei desativando…

Já para objetos, nunca testei, porque a detecção nativa das câmeras é “Human AI” e não vi necessidade de me aprofundar em algo que não iria utilizar, mas acredito que também possa fazer de forma nativa… com algum trabalho, claro.

E na pior das hipóteses, TensorFlow para cima apenas para analizar as imagens e notificar, sem a necessidade de vídeo em tempo real ou salvamento.

Forte abraço

Boa noite. Sua explicação foi ótima, aqui funcionou muito bem. Só tenho uma dúvida: teria alguma forma de receber comandos? ex: o HA me enviar uma mensagem dizendo que algum equipamento está ligado e não tem ninguém em casa, então eu envio uma mensagem “desligar” e ele desliga ou ele já me envia alguns botões para clicar.

Então, ótima ideia, mas não sou fã da intelbras, por eu ser instalador e revenda de equipamentos, acho a Intelbras muito desleal, sendo que muitas vezes os equipamentos dela estão mais baratos na internet do que nas distribuidoras onde compro, e quando vamos ver os produtos da internet, foi feita venda direta, aí fica a preço de custo que meu distribuidor paga… Enfim

No meu caso possuo um DVR da hikvosion com 8 canais, tenho uma speed dome também hikvosion, tenho 1 câmera simples IP da geovision, tenho outras câmera IP também hikvosion e tenho uma ezviz c1c no quarto das crianças.

As câmeras do meu DVR servem para monitoramento normal da casa, mas adicionei elas no frigate para poder usar a detecção de pessoas e transformar elas em um sensor de alarme dentro da central amt 2018 Intelbras ( gostaria de conseguir adicionar as centrais da viaweb no HA, mas até agora não deu, então parti para 2018 que já conseguiram integrar via node red) .

A câmera IP da hikvosion (não a speed dome) ela é para leitura de placas, onde uso também para automação, quando a placa que espero é detectada, me gera um relatório e faz a abertura do meu portão eletrônico. Também utilizando o frigate para capturar a foto da detecção para fazer a leitura da placa e aí sim executar a automação caso verdadeiro.

Então o frigate para mim é mais para essas duas funções, fora que a parte boa é que o carregamento das câmeras em tempo real é mais rápido que a integração de câmera genérica do próprio HA. Isso me ajuda muito!

Mas a ideia do whatsapp é bem bacana, e como o amigo ali disse, seria muito bom se pudéssemos controlar a casa pelo whatsapp também, respondendo as mensagens que vai chegando.

Por exemplo, sai e esqueci 1 luz acesa

Chega mensagem no whatsapp dizendo que a luz está acesa e já me manda 2 opções, ou apaga ou ignora. Isso seria fantástico!

1 curtida

Isso dá pra fazer com notificações do HA no app

Como???

Uso bastante recurso do app, como ler bateria, notificação, localização, e por aí vai! Mas não me deparei com uma opção assim?

Consegue me ajudar?

Aqui uso para abrir o app da câmera em algumas situações ou desativar o alarme se ele disparar por ex