Entrada Digital

Olá, estou iniciando nos sistemas de automação via home assitant.
Gostaria de saber se tem algum módulo que receba informações digitais?
Por exemplo: eu fecho com um botão entre duas conexões, e essa informação de on/off vem pra o sistema, e daí o sistema mandar fechar um outro relé em outro lugar.

Passa mais informações do que vc quer fazer.

Com um roteador zigbee e um interruptor de cena vc pode ligar uma tomada inteligente em outro cômodo por exemplo.

Eu gostaria de pegar um sinal de quando ligo a luz do banheiro, que faça ligar um relé que liga uma válvula motorizada na caixa d’água

1 curtida

Vc pode usar um esp + nodulo de sensor de potencia na lampada e outro esp + um modulo de rele para a valvula. Ai vc pode usar a estrutura de software do esphome ou tasmota. Ambos são 100% gerenciaveis pelo ha.

Opção simples:
Um interruptor inteligente ou um Sonoff Mini para controlar a lâmpada do banheiro e ter o status dela.
Uma tomada inteligente para controlar a válvula.
Se for usar Zigbee vai precisar do coordenador.
Desvantagem, caso a lâmpada fique acesa e não tenha um sistema de segurança na sua válvula, a caixa vai transbordar.

Opção segura:

Um interruptor inteligente ou um Sonoff Mini para controlar a lâmpada do banheiro e ter o status dela.
Um esp para controlar o relé e um sensor de nível para desligar o sistema.

Ou apenas use um floxostato ligado a “válvula motorizada”.
Tem circulação da água ela liga, não tem ela desliga.

Obrigado pela dica, mas eu pretendo fazer ligar a válvula apenas quando estiver o chuveiro ligado, para utilizar a água da caixa nas torneiras e etc, porque quando a válvula fica ligada, não troca a água da caixa, e quero que haja essa troca quando o chuveiro estiver ligado, mas obrigado pela ajuda

Beleza, valeu pela dica, eu estava na dúvida se conseguiria fazer combinando esses equipamentos, mas com sua dica acho que vai dar certo, quanto ao sensor de nível, não vai precisar, pois o sistema hidráulico conta com válvula de retenção para evitar transbordo da caixa. Obrigado pela ajuda

Belezaa, se não der certo o outro modo que o amigo me deu a dica, vou partir para esse modo. Obrigado pela ajuda