Boa tarde!
Permita-me revisitar o tema.
A casa está construída com um pavimento terreo de 183m2 (incluindo area gourmet), um 1o andar com 106m2 e piscina de 65m2.
Os dispositivos zigbee estão espalhados por todo o terreno - tenho sensores na área da frente, na garagem, na área central construída e na área gourmet.
Do ponto de vista da sugestão (distribuição radial), consegui uma ótima cobertura fazendo exatamente como sugeriu:
No meu escritorio, no 1o andar (no centro radial da casa), fica o SLZB-MR01 como controller, ligado a um rack com UPS.
No terreo, nas extremidades da casa (no muro da garagem e no fim da área gourmet) tenho 2 SLZB-06MU como roteadores.
No sótão (telhado), tenho o 3o SLZB-06MU via POE.
Alguns dispositivos a pilha, notadamente sensores de inundação e de contato, ficam o tempo todo offline.
Mas ao serem disparados (sensor de contato aberto ou fechado ou inundação passando para wet - eventos de wakeup) eles se conectam e reportam o estado.
Existem espalhados pela casa cerca de 10 interruptores novadigital (como roteadores).
Ao todo, são 4 SLZB (sendo apenas um controlador - tenho apenas uma grande rede zigbee) e 26 dispositivos no total.
Problemas, Sintomas e Pontos de Atenção
Algumas vezes, há um atraso no acionamento de um dispositivo ou ele nao responde. Quando vejo no mapa do Home Assistant, termino entendo o motivo: ao invés de se conectar a um roteador praticamente do seu lado, o device se conectou a um roteador no ponto mais longe em linha reta.
Exemplo: no jardim da frente, tenho uma caixa elétrica ip65 com um interruptor para as luzes do jardim interno, do jardim externo e um repetidor wifi.
Ao perceber que nao estava conseguindo acionar as luzes do jardim, fui no mapa do HA e percebi que o interruptor estava conectado no SLZB do sótao e ao SLZB da area gourmet (notadamente os dispositivos mais distantes fisicamente), mesmo tendo outro interruptor a 4 metros em linha reta e um SLZB da garagem a 5 metros.
Reiniciei os SLZB e desliguei / liguei o disjuntor da casa.
O interruptor voltou a funcionar, mas ainda se mostra conectado ao SLZB do sótão (!!).
Existe alguma forma de otimizar a rede para que se conectem a roteadores mais “confiaveis”?
Por exemplo - os interruptores sao roteadores, mas estao sujeitos a falta de energia (e aqui fatla o tempo todo).
No entanto, todos os SLZB estao ou via POE ou com fonte UPS.
Existe alguma forma de configurar um uplink com roteador preferencial?
Sugestões? Comentarios?
O que eu ja mudei por aqui:
Tenho 4 APs WIFI7 e 1 WIFI6 via mesh. Rede wifi dedicada para IOT (2.4) e, para cobrir toda a extensao da casa e terreno, precisei usar todos os canais com algum overlap (AP que cuida da frente da casa esta no mesmo canal do AP da area gourmet - como sao distantes, nao interferem).
Entretanto, evito o canal 11 para nao interferir com a rede zigbee e joguei ela para o canal 25.
Desde ja, obrigado!