Entendendo Zigbee no HA: SMLIGHT SLZBMR1 e 06

Ola Srs!

Finalmente me mudei e implantei uma infra de comunicacao decente. Um dos projetos é criar uma rede zigbee e comecar a migrar aos poucos os dispositivos IOT para ela.

Para tanto, comprei inicialmente um SLZB-MR1 para testar, configurando-o como controller.

Mais recentemente, peguei mais 2 * SLZB-06U que instalei como roteadores (MR1 no terreo, um 06 no 1o andar e outro no telhado).

Minha experiencia com zigbee e HA nao tem sido muito legal.

Primeiro, comprei sensores de inundacao para o telhado. Eventualmente, ficam unavailable e preciso ressetar.

Tambem peguei um sensor de chuva (daqueles que parece uma margarida, com bateria e carregamento solar) e ele funciona surpreendentemente bem, quando nao se perde (evetualmente ele para de atualizar, os valores congelam).

Tambem peguei um sensor de caixa dagua MOES que ainda nao instalei, mas parece funcionar…

O que estou fazendo errado para nao ter dispositivos performando de maneira mais estavel?

O problema e a rede zigbee ou os sensores que sao ruins mesmo?

Desde ja obrigado!

minha experiência com alguns dispositivos do tipo “end device” (esses sensores com bateria, que não são routers) é que as vezes eles ficam unavailable mas isso não significa que eles não estão funcionando… Esse status aparentemente se dá em função de um timer que o ZHA ou Zigbee2Mqttt esperam receber um “ping” do dispositivo… Pra ter certeza disso, eu sugiro que quando você identificar um device nesse status, faça um teste de acionamento.. no caso desses sensores de inundação, molhe o sensor quando ele estiver indisponível… Eu acredito que nesse momento ele vai “acordar” e reportar o status de água detectada.

Aqui nada fica como indisponível, acho que isso vai depender da malha. Moro em um apt pequeno, 65m², tenho a “margarida” e tudo funciona super bem aqui.
O meu HA fica no meio do apt e o dongle que uso é o dongle-e da Sonoff.

Pois aconteceu exatamente isso - molhei o sensor unavailable e ele mudou pra wet instantaneamente…

Interessante, estou usando 3 SLZB justamente para que a rede seja estavel… mas agora acaba de cair uma ficha: quando comecei a testar zigbee, comprei primeiro um dongle USB que nao funcionava muito legal no HA via VM. Por isso decidi pegar um MR1.

Quando instalei o MR1, migrei a rede para ele… mas curiosamente, no HA esta aparecendo o dongle como controller, mesmo ele estando desativado!

Tudo embaixo do MR1:

Dongle aparece como controller:

Você está usando 3 coordenadores?
Minha dica pra vc é a seguinte: zera tudo, começa uma sessão nova do HA e começa do básico, eliminando todas as variáveis.
Instale somente UM coordenador bem no meio da sua malha, se possível, e depois vá expandindo a rede de forma radial com dispositivos routers (tomadas inteligentes são ótimas para fazer essas “pontes”).
Na minha casa eu utilizo somente UM coordenador para mais de 40 routers e end devices, e funciona muito bem.
O meu coordenador (Sonoff USB) fica próximo ao Raspberry Pi que roda o HA, na área de serviço, e em cada cômodo eu tenho no mínimo uma tomada inteligente fazendo o serviço de router. O único problema que tive foi com 2 sensores routers mmwave que ficavam saturando a rede devido ao grande volume de dados e acabavam atrasando os comandos dos demais dispositivos. Depois que removi eles e substituí por sensores PIR end devices, a estabilidade voltou.
Outro detalhe a ser observado é o canal que a sua rede ZB está usando, pois pode ter interferência com a rede Wi-fi 2.4Ghz.

1 oordenador mr1 e 2 routers… zerar o HA nao e uma possibilidade rsrs

Valeu pela dica da distribuicao radial

Boa tarde!

Permita-me revisitar o tema.

A casa está construída com um pavimento terreo de 183m2 (incluindo area gourmet), um 1o andar com 106m2 e piscina de 65m2.

Os dispositivos zigbee estão espalhados por todo o terreno - tenho sensores na área da frente, na garagem, na área central construída e na área gourmet.

Do ponto de vista da sugestão (distribuição radial), consegui uma ótima cobertura fazendo exatamente como sugeriu:

No meu escritorio, no 1o andar (no centro radial da casa), fica o SLZB-MR01 como controller, ligado a um rack com UPS.

No terreo, nas extremidades da casa (no muro da garagem e no fim da área gourmet) tenho 2 SLZB-06MU como roteadores.

No sótão (telhado), tenho o 3o SLZB-06MU via POE.

Alguns dispositivos a pilha, notadamente sensores de inundação e de contato, ficam o tempo todo offline.

Mas ao serem disparados (sensor de contato aberto ou fechado ou inundação passando para wet - eventos de wakeup) eles se conectam e reportam o estado.

Existem espalhados pela casa cerca de 10 interruptores novadigital (como roteadores).

Ao todo, são 4 SLZB (sendo apenas um controlador - tenho apenas uma grande rede zigbee) e 26 dispositivos no total.

Problemas, Sintomas e Pontos de Atenção

Algumas vezes, há um atraso no acionamento de um dispositivo ou ele nao responde. Quando vejo no mapa do Home Assistant, termino entendo o motivo: ao invés de se conectar a um roteador praticamente do seu lado, o device se conectou a um roteador no ponto mais longe em linha reta.

Exemplo: no jardim da frente, tenho uma caixa elétrica ip65 com um interruptor para as luzes do jardim interno, do jardim externo e um repetidor wifi.

Ao perceber que nao estava conseguindo acionar as luzes do jardim, fui no mapa do HA e percebi que o interruptor estava conectado no SLZB do sótao e ao SLZB da area gourmet (notadamente os dispositivos mais distantes fisicamente), mesmo tendo outro interruptor a 4 metros em linha reta e um SLZB da garagem a 5 metros.

Reiniciei os SLZB e desliguei / liguei o disjuntor da casa.

O interruptor voltou a funcionar, mas ainda se mostra conectado ao SLZB do sótão (!!).

Existe alguma forma de otimizar a rede para que se conectem a roteadores mais “confiaveis”?

Por exemplo - os interruptores sao roteadores, mas estao sujeitos a falta de energia (e aqui fatla o tempo todo).

No entanto, todos os SLZB estao ou via POE ou com fonte UPS.

Existe alguma forma de configurar um uplink com roteador preferencial?

Sugestões? Comentarios?

O que eu ja mudei por aqui:

Tenho 4 APs WIFI7 e 1 WIFI6 via mesh. Rede wifi dedicada para IOT (2.4) e, para cobrir toda a extensao da casa e terreno, precisei usar todos os canais com algum overlap (AP que cuida da frente da casa esta no mesmo canal do AP da area gourmet - como sao distantes, nao interferem).

Entretanto, evito o canal 11 para nao interferir com a rede zigbee e joguei ela para o canal 25.

Desde ja, obrigado!

Boa… isso é a primeira coisa a ser feita quando se inicia ou reconfigura uma rede Zigbee nova… não me pergunte o porquê, mas os canais lá no final do range dão muito mais estabilidade na rede que o 11. Eu estava com um problemão de demora de disparo no canal 11. Primeiro mudei tudo para o canal 26 e descobri que os end devices precisam ser todos repareados, porém tenho 2 dispositivos (controladores de fita led) que não aceitavam join no canal 26 de jeito nenhum. Alterei para o 25 e todo mundo conectou. Agora a rede está perfeitamente estável.
Um detalhe: os número de canais do Zigbee não são os mesmos da rede Wi-fi! Dá uma olhada nesse link pra entender a numeração de canais e possíveis overlappings de frenquencias. No teu caso (Zigbee 25), sugiro configurar manualmente os teus access points wi-fi para não sairem dos canais 1 e 6.
https://queroautomacao.com.br/a-coexistencia-do-zigbee-com-o-wi-fi/

O que você pode fazer para “forçar” um end device a conectar em um determinado router é colocar o device em modo de pareamento e na interface do ZIGBEE2MQTT, ao invés de clicar direto em “permit join”, clica na seta de seleção ao lado do botão e no menu drop down que vai aparecer, selecione qual router você dá preferência de conexão, e clica no permit join.
Dessa mandeira o dispositivo vai conectar direto naquele router. PORÉM, dependendo do modelo/marca do dispositivo, ele fica sapeando na rede e as vezes desconecta desse “forçado” e conecta em um outro mais distante. Tenho vários end devices de marcas genéricas que tem esse comportamento, e não tem o que fazer.

É normal alguns end devices “dormirem” e se desconectarem da rede, porém quando há mudança de estado eles “acordam”, conectam e publicam o estado (tenho alguns sensores de porta que tem esse comportamento).

Interessante Tobias, obrigado! O Claude me orientou aparentemente de forma correta rsrs

O texto que enviou é muito legal! Fiquei temeroso de colocar a rede no canal 26 porque tanto o claude quanto o HA advertiram sobre a possibilidade de incompatibilidade.

Abraços!

Eu tinha em casa problemas com atraso… o que mais me incomodava eram os botões de ação/cena… quase nunca funcionava de primeira… tinha que clicar no botão, aguardar uns segundos pra identificar que não funcionou e depois de clicar de novo a ação da automação funcionava ok…
Até que um dia eu vi, não sei se foi aqui nesse fórum, que alguém postou um tutorial de instalar um firmware alternativo num sensor de presença mmWave, modelo que eu tinha…. O objetivo era colocar uma versão que não inundava rede com mensagens… pois bem… eu acabei não conseguindo instalar o firmware mas eu tinha um outro modelo de sensor mmWave… depois que eu fiz a troca, acabara, os problemas de atraso. Talvez você tenha aí na sua rede algum dispositivo assim… pode ser uma boa colocar um período de logs numa IA e pedir pra analisar se o volume de mensagens está de acordo com a capacidade de sua rede.