Consigo falar da minha realidade. Tenho micro inversores Deye e utilizo a integração HACs Solarman com conexão local. Funciona muito bem.
Para medição da casa, utilizo medidores bidirecionais “genéricos” tuya zigbee de 80A por canal. Mas existem modelos de maior capacidade por fase.
Eles são baratos e não percebo problemas de medição. Mas eles possuem um problema, sobrecarregam a malha zigbee enviando muitas mensagens em curto espaço de tempo. Outros medidores zigbee da tuya podem causar o mesmo problema. Mas só vai causar problemas maiores se sua malha zigbee for muito grande.
Aqui tenho um sonoff basic + pzem004 fazendo a leitura da produção solar e um sensor tuya zigbee bidirecional na fiação que sai do padrão de energia.
Funciona bem pra ver o consumo da casa, auto consumo, exportacao etc. Inclusive tem me fornecido dados que vao me ajudar a aproveitar melhor o excedente de energia.
Ex: estou testando nao ligar o ar condicionado apenas na hora de ir dormir, mas ja resfriar o quarto das 11 as 16 onde tenho excesso de produção. E voltar a ligar em algum.ponto da noite pouco antes de ir dormir e desligar naadrugada. Todos esses cenários ainda vão passar por testes