Pessoal, boa tarde, dúvida de leigo:
Possuo um sistema solar e gostaria de medir a Energia Gerada x Energia Consumida.
A rede é monofásica 220V.
Com um Shelly EM é possível obter essa informação?
Tenho um placa JE05 sem utilização no momento, com ela conseguiria obter essas informações também?
Qual seria a forma correta da ligação para obter as dados corretos?
Li vários posts no grupo mas de fato não ficou claro pra mim.
Obrigado pela ajuda.
Olá Fharaujo. Eu utilizo o Shelly EM com 2 bobinas de 120A.
No seu caso, vc iria precisar de 2 EM e 4 bobinas.
Ligando 1 deles para medir a fase 1, com uma das bobinas na saída do inversor e outra na entrada da rede da concessionária (respeitando a mesma fase).
Com o outro EM vai ser igual a ligação, contudo será na sua fase 2.
Boa noite amigo, se sua rede for fase + fase 220V sim , mas ser for 220V fase + neutro ai voce não precisaria de monitorar o neutro , no meu caso eu moro na bahia e aqui e fase + neutro =220V
Tranquilo então. É exatamente como o nosso amigo Markus falou. (Eu que nao tinha me atentado na informação de 220v monofásica)
Se vc tiver apenas uma fase 220v é apenas 1 único EM com as duas bobinas.
Boa noite amigos, no caso do colega (rede mono de 220v e energia solar on grid), com um Shelly EM seria possível medir: a) consumo da casa; b) energia injetada; e, c) energia gerada pela usina?
Boa noite, acabei que vou me aventurar com uma JE05 que tenho parada aqui, aguardando chegar o TC adicional que encomendei, quando instalar retorno aqui com o resultado.
Boa noite, consegui instalar a JE05 no meu quadro de energia, segue o resultado.
Agora é ajustar esse card de energia, a energia auto consumida ainda não está ok.
Revivendo um topico antigo…kkkk
instalei o medidor de energia Tuya-ZigBee, 2 Vias, 2 Canais, minha rede é 220V monofásica, com solar, coloquei uma das bobinas na rede de entrada, e outra no retorno da solar, injetada, e quando comparo com os valores do inversor solar, estão diferentes, a ligação pode estar errada?