Energia Gerada x Energia Consumida

Pessoal, boa tarde, dúvida de leigo:
Possuo um sistema solar e gostaria de medir a Energia Gerada x Energia Consumida.
A rede é monofásica 220V.
Com um Shelly EM é possível obter essa informação?
Tenho um placa JE05 sem utilização no momento, com ela conseguiria obter essas informações também?
Qual seria a forma correta da ligação para obter as dados corretos?
Li vários posts no grupo mas de fato não ficou claro pra mim.
Obrigado pela ajuda.

Abraços
Fabiano

Olá Fharaujo. Eu utilizo o Shelly EM com 2 bobinas de 120A.

No seu caso, vc iria precisar de 2 EM e 4 bobinas.
Ligando 1 deles para medir a fase 1, com uma das bobinas na saída do inversor e outra na entrada da rede da concessionária (respeitando a mesma fase).
Com o outro EM vai ser igual a ligação, contudo será na sua fase 2.

Obrigado pelo retorno, precisarei de 2 EM mesmo a rede sendo monofásica?

Grato
Fabiano

Boa noite amigo, se sua rede for fase + fase 220V sim , mas ser for 220V fase + neutro ai voce não precisaria de monitorar o neutro , no meu caso eu moro na bahia e aqui e fase + neutro =220V

Maravilha, no meu caso também é fase + neutro = 220V e um EM seria o suficiente também.

Muito obrigado.

Abraços
Fabiano

Tranquilo então. É exatamente como o nosso amigo Markus falou. (Eu que nao tinha me atentado na informação de 220v monofásica)
Se vc tiver apenas uma fase 220v é apenas 1 único EM com as duas bobinas.

1 curtida

Boa noite amigos, no caso do colega (rede mono de 220v e energia solar on grid), com um Shelly EM seria possível medir: a) consumo da casa; b) energia injetada; e, c) energia gerada pela usina?

Boa noite, acabei que vou me aventurar com uma JE05 que tenho parada aqui, aguardando chegar o TC adicional que encomendei, quando instalar retorno aqui com o resultado.

Abraço
Fabiano

Boa noite, consegui instalar a JE05 no meu quadro de energia, segue o resultado.
Agora é ajustar esse card de energia, a energia auto consumida ainda não está ok.

Abraços
Fabiano