É possível substituir um comando de um dispositivo na Alexa por um script do home assistant?

Boa tarde,

Estou fazendo alguns teste para aprender melhor a mexer com o home assistant e a integração com a alexa pelo nabu casa.
Acontece que tenho uma tv da LG com webOS e nela tenho também um roku. Se eu expor a tv a alexa, eu tenho uma resposta melhor dos comandos (já que ela vê a tv como um dispositivo e não uma cena), mas não vi uma maneira de personalizar os comandos da alexa. Por exemplo, se eu quiser aumentar ou baixar o volume da televisão, ela vai fazer isso com incrementos de 1 em 1. Mas se eu quiser aumentar isso, me parece que só conseguiria por meio de scripts (ou automações talvez, mas não saberia por onde começar). A mesma coisa vale para ligar a tv, já que a minha não possui suporte a wake on lan. Só conseguria usando o broadlink e scripts.
A maneira que realizei as integrações foi por meio do broadlink rm4 e diversos scripts e rotinas na alexa. Funciona consideravelmente bem, se não fosse pela alexa continuamente não entender alguns comandos e dizer que não existe um dispositivo chamado tv ou televisão (inclusive nas rotinas é praticamente impossível usar abreviações).
Isso me fez pensar se existiria uma maneira de unir o melhor dos dois mundos. Por exemplo, expor a TV na alexa mas modificar a forma com que a alexa/home assistant executa os comandos do dispositivo trocando o comando por um script (mas não faço ideia de como fazer isso).
Ou talvez (e aqui já estou viajando bastante, mas eu acho que seria interessante), criar um dispositivo virtual no home assistant, que fosse chamado de TV. Mas nele eu poderia alterar a forma com que cada função é executada, juntando entidades de outros dispositivos para executar as ações por meio de scripts. Por exemplo, ao chamar a função de desligamento, utilizar o broadlink. Ao pedir pra aumentar ou baixar o volume, realizar isso em 5 incrementos ao invés de 1. Ou ao pedir para pausar/play na tv, que eu pudesse analisar qual o “source” está sendo usado (tv ou roku) e pausar o dispositivo correto.

Alguém chegou a uma situação parecida ou tem alguma solução/ideia em mente?