É possível integrar novas fechaduras Intelbras série MFD7000?

Bom dia, pessoal! Beleza?

Me mudei tem alguns meses e sou cliente de uma distribuidora da Intelbras que me vendeu uma MFD7000. Segundo a vendedora, a linha IFR será descontinuada dando vez a essa linha MFD que acabei comprando pois eles já não tinham a IFR7000.

Fui configurando a casa toda e deixei a fechadura pro final. Imaginei que seria igual a IFR7000 que eu tinha, porém não é.

A linha MFD não suporta mais o app Izy Smart, sendo obrigatório o uso do app Mibo Smart. Não consegui, por conta disso, adicionar essa fechadura no Smart Life (foi o método que usei pra minha IFR na época) pra poder fazer o uso pelo LocalTuya. Alguém já conseguiu algo com elas? Se alguém tiver uma ideia do que fazer, me dá uma luz por favor :face_holding_back_tears:

Que eu saiba essas fechaduras não tem suporte no HA. Podia ter pesquisado antes de ter ido na onda da vendedora. Poucas são as marcas de fechaduras que tem aqui no Brasil com suporte mesmo, uma delas é a Yale que funcionam perfeito com Z2M.

Essa fechadura precisa de hub zigbee pra conectar, não? Qual hub você usa?
Será que funciona com qualquer hub tuya??? Se sim, pode usar um hub tuya com matter e exportar pro HA via matter.

Alguém com experiência boa com fechaduras zigbee tuya compartilhadas por matter para o HA? Quais entidades e funcionalidades disponíveis?

eu tive uma da nova digital com um hab matter… não gostei muito da experiência porque os comandos de trancar/destrancar pelo home assistant demorava muito… mas eu não sei se a demora era por algum conflito com a minha rede zigbee principal. Eu acabei trocando pra Yale e nesse quesito, melhorou muito… é muito rápida a resposta… A única coisa que ficou pior com a Yale foi a leitura da minha digital.. quase nunca funciona de primeira… mas é só comigo… com minha esposa e meus dois filhos quase sempre funciona de primeira.

Mas mostrava entidades úteis?

cara… tinha… um botão de trancar/destrancar com o status e o % da bateria… não tenho certeza se tinham outras entidades, mas eu usava só essas.

O MIBO Se comunica via TUYA tbm?

A unica forma que consegui de integrar as minhas IRF, foi pelo Localtuya. COnsigo ver quem entrou, boas vindas com a alexa e alertas no push do celular.