Dúvidas para instalação de Fita de Led RGB

Bom dia Pessoal

Quero colocar fitas de led RGB na sanca invertida da minha sala, mas estou com algumas dúvidas, se alguém puder ajudar. Ignorem os cortes no teto, lá serão instalados perfis de led, para iluminação de fita de led branca.

Serão 7 rolos de 5 metros que contornarão toda a sala, a fita será colocada na lateral da sanca, do lado de fora, para que a iluminação bata na parece e seja refletida para baixo.

A controladora que irei colocar, possui microfone, para efeitos rítmicos.

Posso ligar mais de uma fita (5m), numa mesma controladora e fonte?

Quero que toda extensão da fita, tenha a mesma intensidade, mas queria saber se é possível manter a mesma intensidade, conectando mais de uma fita na mesma controladora/fonte.

E para assegurar que a fita terá o mesmo efeito, estou pensando em ligar todas na mesma controladora, mas não sei se ela suporta, o modelo que pretendo usar está no final da postagem.

Estou em dúvida em 2 modelos de fitas:

Fita WS2815
WS2815 com 144 leds/m > Consumo de energia (W/ m)
11,52 W/m

Fita WS2811
Ws2811 endereçável 720 leds/m fcob rgb ic 12v/24v
Potência: 12V-12W/m, 24V-21W/m.

Controladora:
Controladora Gledopto
Gledopto wled controlador de tira led esp8266 esp32 microfone rgb ic UART
Tensão 12-24v Potência 240W
Outra dúvida, qual tipo de fonte vocês recomendam e a amperagem?
Aceito sugestões de outras fitas e controladoras.
Obrigado.

Olá, boa tarde.
Para manter uma intensidade de luminância conforme por todo o comprimento vc deve alimentar a fita a cada x metros, para não haver muita queda de tensão. Tudo depende da tensão e potência da fonte e de quantos watts/led e quantos leds/metro tem a sua fita.

No teu caso, eu recomendo usar uma fita endereçável, ligada numa controladora que tenha suporte ao projeto WLED. Dê preferencia para controladoras que rodam em ESP32.
Com o WLED você consegue “montar” até 10 segmentos de fita, assim é possível fazer todas ficarem em sequencia.
Veja maiores detalhe na pagina do projeto.

Dá uma lida geral no projeto, se não me engano tem uma parte onde ensina a calcular a distância de cada alimentação, baseado no comprimento da fita, tensão e potência dos leds.

Na minha opinião particular, como a iluminação será apenas refletida e não uma visualização direta, essas fitas que você colocou podem ser um pouco de desperdício… Eu uso algumas do tipo 2812/2815 escondidas atrás do rolo da cortina… As minhas são 60 leds/m e acredito que ficou um efeito bem legal… Eu usaria essa de 720leds/m apenas se fosse pra ter visada direta pra ela… Outro fator que você tem que considerar é o máximo de LED’s que um controlador pode controlar… depende do ESP… ESP32 suporta bem mais do que ESP8266… mas se não me engano o máximo que o ESP32 suporta é em torno de 1000… No caso do seu exemplo, 144leds5m7rolos = 5040… você precisaria de uns 5 controladores enquanto nas fitas de 60leds/m daria 2100 (Esse outro led que você mencionou não são controlados individualmente… é endereçável a cada 50mm, ou seja, tem 20 Leds endereçáveis a cada metro)… Sobre a fonte, se você fizer conta simples, de multiplicar o consumo de cada led vai dar um valor enorme… 11,52W/m * 5 * 7 = 403,2W… em 24V precisaria de 16,8A… o dobro disse pra fonte de 12V… Mas isso é considerando o todos os LED’s ligados em intensidade máxima no branco, o que quase nunca acontece com os efeitos.. Então possivelmente você poderia usar uma fonte menor… Uma observação importante é que nesse caso você não poderia alimentar os LED’s pela saída do controlador… veja que o controlador suporta 240W… Se passar mais do que isso por ele, ele vai queimar… O que eu faria no seu caso… Escolheria o modelo dos LED’s a ser utilizado e utilizaria uma IA pra ajudar a calcular o resto… quantos controladores… qual fonte… como alimentar… em que posição deve ser injetada tensão… e depois até mesmo pra ajudar a configurar!