Dúvidas na aquisição de servidor para HA

Foi oque eu quis dizer com VM (Virtual Machine) rsrsrs
Vamos lá, quando chegar meu mini pc eu instalo o Virtual Box, e virtualizo nele um Debian para instalar o HA check? rsrs

Não, vc grava o pen drive bootável do Debian 11, tira o windows e coloca o Debian 11. No Debian 11 que vc vai por o HA.

Mais uma vez desculpe a burrice, então porque a máquina virtual?
O sistema linux funciona assim?
Rodar no Windows uma máquina virtual do Debian via Virtual box ficaria ruim?
Penso em outras aplicações caso o PC suporte.

Deixa eu esclarecer umas coisas, o Home Assistant é um sistema operacional e não um programa então como no Windows no Debian precisa funcionar em uma máquina virtual.

Não te acho burro, só acho que ainda não entendeu. Porque o Home Assistant precisa precisa funcionar de alguma forma. Se ele não é o sistema operacional padrão precisa funcionar como máquina virtual.

Como no Windows, em Linux para você usar outro sistema operacional nele é precisa usa-lo em máquina virtual.

Sim, não faz sentido.
Se for usar no Windows é melhor usar logo o Home Assistant como máquina virtual, tem imagem dele pra isso.

1 curtida

Fico feliz com suas palavras! Tenho consumido muito conteúdo aqui e nos canais no YouTube. Inclusive no seu. Aproveito para pedir sua ajuda, alguma literatura pra linguagem do HA? Python? Abraços

Leandro,

Tem uma pequena correção aí .

Se vc instalar um Debian e o HA depois, provavelmente vc tem um HA em um conteiner ( no Docker) e não uma VM/MV. Se vc instalar o Portainer para gerenciar seus conteiners, verás q tem um HomeAssistant e seus vários addons, cada um como um conteiner.

Quando se fala q o HA é uma VM então é pq instalou o Sistema Operacional ( antigamente chamado de HassIO) em um VirtualBox ou VMware ou Proxmox por exemplo.

Fonte:
Installation

Att
Fábio Saboia

3 curtidas

Fabio, boa noite!
Seria no meu caso a melhor opção? instalar o HA no Virtualbox?
Mantendo o windows como sistema operacional?

Fred

Sim, foi só a forma de falar pra ele entender. Do que iria adiantar eu falar em docker e container que ele não iria entender nada
As vezes pra quem conhece ou trabalha com isso é fácil entender, pra que é leigo fica boiando

1 curtida

Pode ser, seria + prático, fiquei usando assim o HA no meu desktop por + de 1 ano e meio.
Não acho o windows bom esse tipo de coisa, digo por experiência própria, por isso recomendo o Debian 11, funciona mt melhor e é simples pra quem não manja nada instalar, fiz vídeo ensinando.
É praticamente só clicar em next e copiar e colocar códigos no terminal do Debian.

2 curtidas

Fred,

Quais outros uso vc quer?

Se for o uso de desktop, então a solução é Windows com um VirtualBox, e instalar a VM do Sistema Operacional Home Assistant. Solução menos recomendada, mas se for o jeito … é o q muita gente faz por muito tempo.

Agora se for outros serviços ( Plex, NAS, …) :

Pode fazer como o Leandro mandou o vídeo. Instalar debian, instala HA e todos os outros serviços q vc quer direto no Debian.

Ou pode ir para um Proxmox. O Proxmox é como se fosse um Sistema Operacional em vc instala ele direto na máquina. E dentro dele vc consegue instalar VMs. Daí vc poderia ter uma VM para o HA ( nesse caso instalar o Sistema Operacional HA), outra VM com Linux para ter o NAS… E por aí vai. No proxmox vc pode instalar conteiners também, que são mais leves.
Essa opção com proxmox é um pouco mais avançada, mas considero a melhor por vc ter o HA como Sistema Operacional, que é a indicação do site do HA. Assim como todos os outros serviços estão divididos em sistemas diferentes.

Outra opção é instalar o Sistema Operacional HA direto nessa sua nova máquina e ver se existem Addons para os outros serviços q vc quer.

Eu tenho duas formas.
Tvbox com debian e HA.
E também em outra máquina com um Proxmox contendo: HA, Openwrt, windows, Linux contêiner.

Att
Fábio

1 curtida

Só tenho aprendido muuuito com vocês!
Vou fazer a opção do Debin e VM pra HA e NAS.
Falando em NAS, indica algum?

Abraços e bom domingo.

Um compartilhamento Samba não resolve?
Sendo assim tem addon no HA já …

2 curtidas

Não deu certo! Não aparece o ip de jeito nenhum. Vou tentar instalar via debian 11

Boa Tarde a Todos
Comprei um:

Beelink SER4 Mini PC AMD Ryzen 7 4700U Up to 4.1GHz 8C/8T, 16GB RAM 500GB NVME SSD Graphics 7Core Mini Computer, HAOS, Gigabit Ethernet, 4K@60hz Dual Display, WiFi 6, BT5.2, Support 2.5 Inch HDD ate o momento tudo 100% tirando o problema que nao consigo fazer funcionar a WIFI e principal para mim o bluetooth

Alguem sabe de alguma solução sou novato no HA.

dmesg |grep usb

[ 0.717473] usb 3-3: New USB device found, idVendor=0e8d, idProduct=0608, bcdDevice= 1.00
[ 0.717489] usb 3-3: New USB device strings: Mfr=5, Product=6, SerialNumber=7
[ 0.717494] usb 3-3: Product: Wireless_Device
[ 0.717498] usb 3-3: Manufacturer: MediaTek Inc.
[ 0.717502] usb 3-3: SerialNumber: 000000000

tentei apk add linux-firmware-mediateck-20220509-r1 ate o momento não tive sucesso
alguem poderia me ajudar ou onde posso achar este tipo de ajuda?

Desde Já Agradeço

Pessoal, esse mini pc j4125 ainda vale a pena para usar o HA e office??

Eu recebi a um mês um BeeLink EQ12 e uso para o HA e Office sem problema nenhum. Excelente compra. Porem até hoje não consegui descobrir na Bios como ativar o Auto Power On quando volta a energia. Se alguém souber me avise por favor.

Pessoal, troquei de opção para o Mini pc, agora to pesquisando um N95 (12ª geração) com 16G e 500G.
É uma boa opção? É compatível com HA?

Obrigado