Pessoal boa tarde, acabei de chegar no forum e gostaria de pedir dois direcionamentos, atualmente por hobby fiz automação na minha casa para iluminação, audio e video (produtos wifi e um reciveir denon), o pouco q aprendi senti falta de um Dashboard e cheguei até aqui, indica fazer algum custo para aprender a criar o sistema? Outro ponto é q tenho um ipad 2 16gb ios 9.3.5 sera possovel utilizar ele para algo?
Curso*, outro ponto q nao mencionei e q tenho interesse em me tornar um profissional dê automação residencial, indica algum curso para se aprofundar?
O home assistant não é Dashboard, ele tem a Dashboard padrão mas em geral a principal feature dele é justamente permitir que devices de ecossistema diferentes se comuniquem, então geralmente as automações são feitos por ele. Desconheço curso de home assistant mas o melhor jeito de aprender é fazendo. Use o fórum ou a documentação oficial pra instalar o home assistant e depois vá adicionando as coisas aos poucos e experimentando, se surgir algo que não conseguiu achar material existente faz um novo post aqui no fórum.
O iPad talvez você consiga usar pra exibir a Dashboard mas ainda vai precisar de um server, pdoe ser um pc ou notebook velho ou um SBC como um raspberry pi por exemplo. Pra começar recomendo instalar uma máquina virtual no seu pc pessoal pra começar a aprender ai depois você separa um hardware dedicado. Se não tiver nada para ser servidor e precisar comprar recomendo mini PC chinês com processadores Intel Celeron como o Celeron N5095, você encontra esses PCs a partir de uns 650 reais no aliexpress.
Sobre se tornar profissional, até da pra se tornar profissional com home assistant MAs não recomendo. Ele é um software que ainda não está muito estável, ou seja muda muito em pouco tempo. Isso pode dar um trabalho gigante de manuntecao. Já via sugestão de criar um fork do home assistant com alterações no código pra você controlar as atualizacoes de clientes mas precisa de um conhecimento técnico prévio já bem aprofundado.
Tirando home assistant sobram 3 caminhos, primeiro desenvolver seu próprio sistema aqui de novo precisa de um bom comehcimento técnico. Segunda opção é usar devices de um ecossistema nuvem como Alexa, ou tuya ou ewelink… e fazer só a instalação. Que é a opção mais simples e talvez seja um bom lugar pra começar.
Por fim em geral em solucoes Comerciais de automação se utiliza soluções proprietárias como, creston, control4, savant, scenario…
São empresa grandes que apenas desenvolvem os dispositivos e sistema. Essas empresas geralmente oferecem cursos para você se tornar uma empresa que venda e instale os produtos deles. E esse seria o terceiro caminho.