Dúvida - Instalação HA sistema operacional - Hardware dedicado

Galera, to comecando no HA. Usei por 1 mês em uma MV no meu notebook e já não estou mais tão cru rs Apesar de muito iniciante, consegui usar HACS, integração Sonoff, Tuya… Fiz meu primeiro Dashboard :muscle:t3:

Tenho um outro notebook antigo com mais de 10 anos de uso e atualmente parado (Dell Vostro-I5 primeira geração - 4G e SSD novo de 240G), que vou dedicar ao HA. Esse hardware ta legal para iniciantes? Qual a melhor instalação indicada? Consigo fazer o backup dessa minha versão que roda na VM ?

1 curtida

Recomendo instalar o Debian 11, segue o meu vídeo que ta bem didático!

Sim, consegue! Faz backup e baixa, restaura no notebook, na tela de login do HA, a inicial, tem uma opção embaixo pra colocar o backup!

1 curtida

Obrigado, Leandro!

Tá fluindo aqui. Seguindo o Tutorial :smile:
Obrigado pela ajuda!!! Depois sinalizo se deu tudo certo. Dá uma certa emoção para quem está começando kkkk

1 curtida

Aqui apresenta esse erro quando colo o apt-get update && apt-get upgrade && apt-get install jq wget curl avahi-daemon udisks2 libglib2.0-bin network-manager dbus apparmor -y

Tentei também os próximos passos e não consegui. Consegue me ajudar?

Faz as atualizações disponíveis pro Debian que apareceu no pop up e depois tenta com o comando sudo na frente!

Eu fiz e ainda permanece. Estou fazendo via WIFI, tem algum problema?

Vou refazer do zero e depois mando o feedback… :fist_right: :fist_left:

Conseguiu refazendo? Realmente não sei como te ajudar, nunca vi esse problema com outro usuário, pelo menos nunca vieram me falar!
Parece erro com algum pacote de atualização do Debian, o ideal era estar com o pc no cabo de rede, nunca usar na wi-fi, ainda + se for usar o Home Assistant nele!

Leandro, consegui sim! Iniciei do zero e tudo funcionou. Obrigado pela ajuda!!!

Acabei de ver seu vídeo sobre o Instalando o Home Assistant OS e acredito que seja uma boa opção. Vou estudar e verificar se testo também essa possibilidade.

1 curtida

Em relação ao HA OS a instalação no Debian acho melhor porque nem sempre em distros linux vem os drivers do hardware que vc ta instalando então pode ser que algo no seu hardware não funcione, já aconteceu comido do driver da placa de rede não ter no HA OS. Por padrão em distros linux só vem os drivers que são open soucer e no caso do Debian vc pode baixar ele já com os drivers que não são. Então nem sempre no HA OS pode funcionar tudo, no caso do Debian vai ter todos os drivers.

Aqui em casa uso uma rede MESH bem legal. No escritório onde estão as máquinas, infelizmente não há cabeamento de rede, necessitando o uso pelo WIFI. A velocidade da internet no Debian está chegando no máximo a 1,5MB. Achei bem entranho. Li alguns usuários também reclamando disso, podendo ser questão de drive. Até passar o cabo, vou ter que tentar resolver essa questão. Sou bem cru no assunto, mas sigo caminhando.