Dúvida em relação a integração com Central de Controle Android

É possível definir o que um dispositivo vai abrir ao tocar nele pela central de controle do Android?

No print abaixo, Ar é um input_boolean que eu uso como botão de liga/desliga do meu ar condicionado. Fiz isso pois aparentemente o dispositivo Ar não tinha um botão pra ligar e desligar, só era possível controlar a temperatura (algo que eu dificilmente mudo).

Eu gostaria de, por exemplo, ao tocar no dispositivo Tv (que não está visível aí), que em vez de abrir a tela de detalhes do dispositivo, abra uma tab na minha dashboard onde eu coloco apenas uma widget de controle remoto.

Ou com o robô aspirador da roborock. Quando tocar, que abra na tab onde tem uma widget de mapa.

É possível fazer esse tipo de alteração criando dispositivo virtual ou sei la?

Isso ai é o App do HA ou outra coisa?

Acredito que não tenha como usar esses blocos para abrir uma página do HA, só fazer ações de ‘alternar’, ‘pressionar’ e exibir status (se tiver mandem ai, pq quero usar tbm kkk)

Dá uma olhada aqui nos domínios suportados: Android Device Controls | Home Assistant Companion Docs

Obs: Dentre os domínios, tem suporte a scripts, não sei se da pra fazer algo q force o celular a abrir determinada página do app, da uma pesquisada nisso.

1 curtida

É a central de controle do Android. Nos telefones Samsung e Xiaomi, mostra junto com as notificações. No android puro e motorola, quando aperta e segura a tecla de desligar. Basicamente um atalho pra acessar seus dispositivos dos apps de casa inteligente q vc tiver.

1 curtida

Obrigado amigo não conhecia esta função hehe
Vou me aprofundar mais e caso consiga algo relacionado a sua dúvida volto aqui

Não tenho certeza se é possível, mas eu arriscaria uma pesquisada por intent no Android.

Basicamente o intent é uma forma de um aplicativo comunicar/ enviar comando para outro aplicativo.

Eu uso o tasker que é basicamente um HA para Android, com ele é possível enviar intent para outro app, aí teria que achar o intent correto para abrir o dashboard do HA.

Da uma olhada nesse tópico

Uma outra opção usando o tasker seria vc criar uma cena com as informações que vc precisa. Basicamente vc criaria um dashboard no Android.

É isso que vc quer fazer?

vc definiu o bloco pra abrir nessa tela específica ou foi pq vc tá usando uma entidade camera? oq eu quero é definir oq abre quando eu toco (em vez de abrir a tela referente a entidade, abrir uma tab específica)

Fiz pelo tasker. Aí no caso abriu uma aba do dashboard /lovelace-amt/cam e não uma entidade de camera.
Ficou assim:


Nem precisou do intent.

Pelo app do HA da pra vc fazer um atalho para a área de trabalho, mas acho que não dá pra fazer pelos atalhos da notificação.