Dúvida conexão de rede

Pessoal boa tarde, acabou de chegar meu raspberry , instalei o home assistant, conecta com tuya, sonoff, ar condicionado… agora quero disponibilizar na internet. Nesse cantinho Tenho o roteador da vivo, um tplink deco m5, o raspberry … o raspberry eu ligo o cabo de rede no roteador da vivo, ou no deco?

Pra ele estar conectando no seus dispositivos em teoria ele já tem que estar com acesso a internet…

Mas tirando a dúvida, depende de como sua rede tá configurada, se deu Deco tá agindo como roteador tem que ligar nele, se ele tá só como access point pode ligar no modem da vivo.

1 curtida

Ola, obrigado pela resposta.

Hoje meu deco está na configuração roteador (padrao). Entendo que esta opção tem a vantagem de caso precise alterar meu fornecedor de Internet não precisarei reconfigurar todos os dispositivos da rede.

Nesse caso, Eu li em algum tópico deste forum que caso a Internet caia, a porta lan onde estaria conectado o raspberry deixaria de funcionar , pois o deco tentaria buscar conexão da internet nessa porta.

Isso procede? Tem alguma configuração extra pra desativar esse comportamento, mantendo o raspberry funcionando na rede local?

Sim mas mesmo usando vivo como roteador da pra evitar ter que reconfigurar e para usar o deco como roteador tem algumas outras questoes importantes. O que acontece é que algumas integrações exigem que o dispositivo esteja num ip fixo para o HA reconhecer. Existem dois jeitos de fazer isso, o primeiro é nas configuracoes do dispositivo configurar um ip fixo (de preferencia fora do range dhcp) exemplo configurar dhcp para atribuir ips de 1 a 200 e usar 201 a 255 para ip fixos. Porem alguns dispositivos nao tem configuração de ip fixo, para esses dispositivos você pode no roteador fazer uma reserva de ip, que fará com que o dhcp sempre atribua o mesmo ip para esse dispositivo.
Para não ter que reconfigurar é so, dar preferencia a configurar ip fixo no dispositivo (ou nem usar ip fixo caso não seja necessario) e só usar reserva dhcp se necessario. Seguindo isso, trocando de fornecedor de internet basta usar mesmo SSID, senha e range dhcp. Talvez um ou outro dispositovo que precisa de reserva dhcp voce tenha que refazer a reserva mas pouca coisa.

Usando o deco como roteador e importante que o modem esteja em bridge, nem todas operadoras permitem isso. Entao na pratica se trocar para uma que nao permite bridge vai ter o mesmo trabalho de reconfiguracao. A vivo permite bridge mas so se voce nao tem telefone fixo nem vivo tv, se tiver a bridge desabilita eles. A rigor a performance do deco como roteador deve ser melhor mas importante o vivo estar em bridge para evitar problemas de double nat inclusive para ter acesso remoto ao HA.

Me lembro de ler algo desse tipo. Se não me engano a tplink tem um firmware que corrige isso mas que me lembro eles so disponibilizam isso para quem pedir para o suporte.

1 curtida