Docker com home assistant

Boa noite PessoALL,

Estou tentando colocar o Home Assistant para funcionar com docker fiz a seguinte configuração:

docker-compose.yaml

version: '3'
services:
  hass:
      container_name: home-assistant
      image: homeassistant/home-assistant:stable
      restart: always
      #network_mode: host
      volumes:
        - /home/lc/iot/ha/config:/config
        - /etc/localtime:/etc/localtime:ro
      environment:
        - TZ=America/Sao_Paulo
      ports:
        - 8123:8123

  mqtt:
      container_name: mqtt
      image: eclipse-mosquitto
      restart: always
      volumes:
        - /home/lc/iot/mosquitto/config:/mosquitto/config
        - /home/lc/iot/mosquitto/data:/mosquitto/data
        - /home/lc/iot/mosquitto/log:/mosquitto/log
      ports:
        - 1883:1883
        - 9001:9001

Alguém pode me ajudar com dicas ou sugestões de configuração que funcionado igual ao home-assistant-hassio?

Minha configuração:

  • Windows 10
  • WSL2 - Ubuntu 20.04
    • docker-compose version 1.26.2, build eefe0d31
    • Docker version 19.03.12, build 48a66213fe
    • Portainer 1.24.1

Pro home-assistant funcionar direito dentro do Docker, vc tem que colocar a rede dele no modo “host”, caso contrario várias coisas não vão funcionar direito (principalmente aquelas ligadas a auto descoberta de dispositivos). Pra ficar igual ao hassio vc vai precisar instalar ele no modo “supervisionado” e está descrito aqui: https://community.home-assistant.io/t/installing-home-assistant-supervised-on-debian-10/200253 (pra debian) ou https://community.home-assistant.io/t/installing-home-assistant-supervised-on-ubuntu-18-04-4/200020 (ubuntu)

Vc pode tb dar uma olhada em outras variantes aqui:

Eu uso uma terceira alternativa não descrita ai: os containers mais importantes na minha rede tem ips proprios (quase como se fossem máquinas virtuais, i.e. --net=intranet --ip=192.168.0.50). Como juntar isso com o modo supervisionado ia dar muito trabalho, acabei desistindo do modo supervisionado :slight_smile: