Dispositivos Zigbee na integração Mosquitto Broker e Home Assistant

Bom dia.
Estou refazendo a instalação do meu sistema e não estou conseguindo fazer funcionar como antes. Estou tentando fazer o básico, parear dispositivos zigbee e fazer com que eles apareçam no HA. Aparentemente está tudo funcionando normalmente. Consigo parear o dispositivo, na tela do zigbee2mqtt ele está lá em Devices, consigo fazer o acionamento dele normalmente por ali. O problema é que antigamente era automático quando pareava o dispositivo ele aparecia no Dashboard do HA e também aparecia na tela de integração do Mosquitto. Agora não aparece, não consigo ter acesso às entidades, mesmo fazendo a pesquisa. Parece que ficou num limbo que não consigo encontrá-lo. O que fazer?

Não aparecem os dispositivos na integração do Mosquito como aparecia antigamente e como acontece por exemplo com Sonoff LAN, Local Tuya, etc. O Mosquito está configurado para descobrir novos dispositivos automaticamente.


No zigb2mqtt o dispositivo está lá e funcionando normalmente.


Não encontro pesquisando na lista de entidades.

Dá uma olhada nas configurações de MQTT do Z2M e também nos logs.

Nos logs do Z2M o dispositivo é reconhecido e adicionado normalmente.

Olhei no log do Mosquito e vi essas msgs de tentativa de conexão na porta 1883 porém rejeitadas.

As configurações de MQTT no Z2M estão assim:

Após ver o log do Mosquito eu tentei desmarcar essa flag no Z2M “Reject unauthorized” pra testar mas não adiantou, e agora não estou conseguindo mais parear o dispositivo. :frowning:

Você precisa criar um usuário no seu Home Assistant para que o sistema consiga se conectar ao broker.
Vá em Configurações > Pessoas > Usuário e crie um usuário. Exemplo: mqtt_user…

Depois vá em configurações > Dispositivos & Serviços > ADICIONAR INTERGAÇÃO

Preencha os dados do broker e do usuário que criou e clique em SUBMIT.
image

Não me lembro de antes haver feito isso e funcionava. Inclusive nos tutoriais que vejo sobre o Mosquito, dizem não ser mais necessário essa questão de criar o usuário.

Criei o usuário mas na configuração da integração do MQTT, não aparece para mim esta mesma tela que você colocou. Não consigo adicionar a integração pois ela já está instalada, na tela de configuração o que aparece pra mim é isto:

Ok, cliquei em “re-configure mqtt” então a tela apareceu porém já está preenchida com usuário e senha

Devo colocar este mesmo usuário e senha nas configurações do Z2M?

Da uma olhada na documentação do addon

Obrigado pela paciência. :slight_smile:
Desculpe as questões básicas, vou me atentar mais em relação à documentação.

Agora sim estão aparecendo os dispositivos no MQTT. Porém não estou mais conseguindo parear novamente os dispositivos que estou usando para testes. :frowning:

Não está conseguindo parear no Z2M? Já tentou olhar no log e ver se aparece algum erro?

Nos logs não “erros” mas estranho que aparece uma informção do dispositivo que está sendo tentado parear, quando o coloco em modo de pareamento, msg dizendo que “saiu” da rede. Mas ele nem aparecia mais na lista de Devices do Z2M.

Ele não está na lista de Devices mas toda vez que coloco em modo de pareamento diz que ele “saiu da rede”

No arquivo de Devices do Z2M só consta o Router

Eu estava com o mesmo problema… e somente resolveu entrando com o login e a senha do HA (que não deveria mais precisar)…mas enfim… resolveu mesmo. Obrigado