Dispositivo ZigBee para ligar um boiler

Amigos,

Qual tipo de dispositivo devo usar para acionar o meu boiler. Ele está ligado a um disjuntor de 32a.

O acionamento esta sendo feito direto no disjuntor?

Eu usaria um sonoff mini r4 + contator.

1 curtida

Nao sou muito do ramo, qual seria o contador ?

Ele tem que aguentar a potencia do boiler, teoricamente 32a com acionamento 110/220.
Depende da sua rede e potencia do boiler.

Não falta opção

R$ 66,26 48%de desconto | GIRIER Módulo Interruptor Inteligente ZigBee Contato Seco 5A Universal Breaker Relé DC 12/24V AC 100-240V Funciona com Alexa Alice Hey Google
https://a.aliexpress.com/_m0Dinsu

R$ 20,62 58%de desconto | Tuya zigbee/wifi mini interruptor inteligente de 2 vias controle 16a interruptor casa inteligente disjuntor sensor funciona com alexa e google casa alice
https://a.aliexpress.com/_mORiK8G

R$ 51,00 39%de desconto | AVATTO Tuya Smart Zigbee Switch Módulo 2 Way Control, Smart Home 1/2/3/4 Gang Automação DIY Breaker Trabalho para Alexa Google Home
https://a.aliexpress.com/_mtxAeXw

Mas todos precisam do contator

1 curtida

@andregoncalvespires No caso da contadora ela deve NO ou NC ? Penso que deve ser NO.

Contator deve ser NO. Acionada pelo relé, aciona seu boiler

É mais “óbvio” usar NO mas na prática tanto faz.

Se for NO você vai ligar relê smart pra ligar manter boiler ligado.
E se for NC você vai desligar o relê pra manter boiler ligado.
É só questão de ajustar programação.

Discordo um pouco. Porque precisamos pensar sob aspecto de segurança. Se um dispositivo inteligente falha, ou HA falha, o contator precisa ir para uma condição que garanta segurança, no caso, desligado.

1 curtida

concordo parcialmente, sim concordo que é melhor o no mas imagino que o boiler já tenha mecanismos de segurança não vai aquecer infinito. Também não tinha me atentado ao fato de ser zigbee, eu tô acostumado a fazer as coisas com esp ai seria fácil deixar um timer em nível de firmware para se tiver inatividade do ha ele desligar, aí a chance de falha em estado ligado é muito pequena. Mas sendo zigbee realmente a probabilidade de falha mais alta.

Ótimas colocações.

Agora vamos complicar ? É possível saber a temperatura interna de um boiler ? Como ?

Possivel, com certeza é basta um esp e um sensor ds18b20 (versão com a capa a prova de água).
Mas não sei quão fácil é passar um fio pra dentro do tanque do boiler. Nao sei se seria necessário alterações físicas permanentes.

Qual seria o intuito de monitorar a temperatura?
O boiler já tem um controle automático de temperatura, certo?
Se o objetivo é saber só se água já chegou na temperatura configurada talvez de pra pegar essa infirmação indiretamente pelo consumo elétrico. Se a água tiver fria o boiler estará acionando e consumindo uma consumindo uma potência mais alta.

O intuito é simplesmente saber a temperatura da agua.

Nesse caso tem q procurar no dispositivo se tem algum jeito fácil de passar um fio pra dentro. Ou procurar no PCB sinal do sensor interno dele.

Ambas opções teria risco de danificar o boiler eu pessoalmente não recomendaria.

1 curtida