Disjuntores Inteligentes / Shelly 3M - qual escolher?

Pessoal, boa tarde!

Alguém aqui do fórum teve alguma experiência (boa ou ruim) com disjuntores smart pra monitoração de energia da casa? Estou construindo uma casa que fica pronta nos próximos meses e preciso decidir entre 2 estratégias:

1 - utilizar disjuntor inteligente logo de cara, de preferência que eu possa ter controle local;
2 - comprar Shelly 3m para monitoração. Shelly me parece a melhor solução, mais bem acabada do que as que eu vejo aqui no fórum, com todo o respeito a outras opiniões. Único problema aqui é que eu quero monitorar não só a energia da concessionária, como também do fotovoltaico que pretendo instalar.

Na opção 1, o único disjuntor que me pareceu “ok” foi esse da foto, que me parece que é possivel flash com Tasmota.


image

Oi, @andrebbruno!

Estava procurando justamente esse tipo de informação e achei o seu post.
Você acabou optando por qual? Pode dar um relato da sua experiência?

Obrigado!

Acabei optando pelo Shelly 3M mesmo, está funcionando perfeitamente bem, a integração oficial do Home Assistant também é bem consistente e não tenho realmente do que reclamar. Tenho vários produtos da Shelly e até agora tudo tranquilo. Recomendo!

1 curtida

Eu também uso Shelly em casa e definitivamente não tenho nada a reclamar. Produtos de alta qualidade e a integração com o HA funciona perfeitamente.

Fiquei curioso sobre as vantagens de usar esse Shelly 3EM em vez de um disjuntor smart. Algumas dúvidas que eu tenho:

  • Ele é Wi-Fi ou Zigbee? Eu estava procurando alguma solução com Zigbee, mas está difícil achar. Me parece que o padrão é usar Wi-Fi mesmo.
  • Onde eu instalo ele? A vantagem que eu tinha pensado no disjuntor é que ele ficaria no lugar do meu disjuntor geral no quadro de distribuição. Esse Shelly aí eu não entendi onde fica instalado.
  • Tem alguma coisa que o Shelly 3EM faz que o disjuntor não?

Esse disjuntor da Tuya é Zigbee, será que funciona direito com o zigbee2mqtt no Home Assistant?

@mateusbatera o Shelly 3EM não é um disjuntor.
Ele é apenas um medidor de cosumo smart para fixação em trilho DIN. E com opção de acionar uma carga de no max 10A (para acionar 1 contator ou alguma outra pequena carga).

Com relação ao disjuntor eu não vejo vantagem.
1° que a qualidade dos dispositivos de proteção que este equipamento entrega é no mínimo duvidosa (eu não confio a proteção de meus circuitos elétricos a marcas desconhecidas).
2° não vejo vantagem em ter um equipamento que permite executar um desligamento remoto de toda a sua rede (disjuntor geral, vc desliga remoto mais tem que ligar manualmente :thinking:).

Então é isso, eu uso equipamento Shelly para medir meu consumo elétrico. É muito preciso e confiável.

Colocando desse jeito, agora realmente o disjuntor me parece uma má ideia… Esse medidor da Shelly ocupa um espaço single no trilho? Meu quadro tá sem espaço nenhum, exceto um por um disjuntor monofásico que não está em uso e ficou reservado pra algum circuito adicional que eu queira incluir no futuro.

A propósito, qual dispositivo vocês recomendam caso eu queira monitorar o consumo individual de de um aparelho? Eu quero instalar nos aparelhos de maior potência aqui em casa, como chuveiros elétricos, forno elétrico, etc.

Então, no meu quadro também não tem nenhum espaço no trilho DIN. Tanto que o meu Shelly coloquei fora do trilho, em um canto do quadro.

Apesar de ele ser projetado para fizar no trilho DIN, não obrigatoriamente ele tem que estar fixo no trilho para que funcione corretamente.

Inclusive se vc morar em casa e for medir o consumo total da residência, é possivel de instalar ele até na caixa de entrada da concessionária (dependendo do modelo da caixa).

E para monitorar o consumo de diversos dispositivos, talvez seja economicamente mais viavel usar alguma solução baseada em ESPHome.
Tem algumas opções disponíveis, esta é uma delas.

Ainda vou precisar estudar pra chegar nesse nível… Abri o link que você indicou mas fiquei perdidaço…

Tem projetos prontos na net, é só seguir o passo a passo.

Prq imagino que investir em equipamentos como este, ou mesmo esse. Imagimo que ficará mais caro em comparação a soluções (faça vc mesmo)

Então, eu tava pensando neste (Wi-Fi) ou este (Zigbee) . São bem baratos, então resta saber da galera aqui do fórum se alguém já experimentou pra dizer se prestam.

O problema destes é que vc está limitado a uma carga de até 16A.
Então chuveiro, torneira elétrica, aquecedores em geral, forno elétrico ou qualquer aparelho com mais de 16A não pode ser medido com estes dispositivos.