Dicas para automação de uma casa em reforma (2025): integração com Home Assistant (sem nuvem)

Olá pessoal,
Estou no processo de reforma de uma casa e pretendo automatizá-la o máximo possível, priorizando a integração local com o Home Assistant (HA), sem depender de serviços de nuvem. A preferência é por equipamentos Zigbee, porém aparelhos wifi ou via cabo que se conectem localmente tb são bem vindos.

Gostaria de pedir a ajuda de vocês com sugestões para os seguintes itens:

1. Câmera de segurança: Já uso uma Reolink e a integração com o HA é ótima. Porém, existe alguma outra marca de camera, facil de achar no Brasil, que tb se integre bem e que não dependa de nuvem?

2. Ar-condicionado (quente e frio) Split: Procuro modelos que possam ser controlados pelo HA, principalmente ligar/desligar e ajustar temperatura.

3. Aquecedor de água de passagem: Usarei para aquecer a agua do chuveiro e torneiras acoplado a botijões de gás P45. Existe algum modelo ou alguma forma de automatizá-lo para controle via HA?

4. Medidor de eletricidade: Preciso de um medidor de consumo de 100A trifásico para instalar no quadro de luz central, com o objetivo de monitorar o consumo mensal de energia.

5. Medidor de consumo de gás: Gostaria de um medidor para os botijões de gás P45, que são usados para o aquecedor e fogão. Meu principal objetivo é monitorar o consumo e, principalmente, saber o momento certo de trocar o botijão.

6. Fechadura: Tenho uma Yale YMC 420W, que funciona bem. No entanto, existe alguma outra fechadura inteligente no mercado que ofereça uma integração ainda melhor com o Home Assistant?

7. Controle de portão e garagem: Automatizar a abertura e o fechamento do portão de entrada.

Desculpe tantas perguntas, mas olhando nas mensagens antigas, vi algumas sugestões isoladas de 2 a 3 anos atras, e pensei que equipamentos mais recentes se integrariam melhor com o HA. Qualquer dica é bem vinda.

Obrigado!

Cameras utilizam protocolos padronizados como RTSP e ONFIV entao em teoria desde que sua camera te de as informacoes de conexao e autenticação local ela deve funcionar com home assistant. So vale lembrar que gravar camera via software é muito mais computacionalmente intensivo do que o home assistant entao recomendo tambem um NVR.

Nao conheco de cabeça ar condicionado que integre localmete via wifi sem modificacoes. Mas sinceramente usando tasmota via infravermelho dá para conseguir uma experiência bem positiva com qualquer modelo de ar condicionado.

Aquecedor de agua tem alguns topicos aqui, pelo que me lembro tem alguns que integram via nuvem mas nao local. Mas as vezes vale a pena separar o que é crítico e o que não é. Por exemplo perder controle da iluminação com falta de internet para mim é inaceitável então iluminação precisa ser local mas as vezes uma coisa ou outra cloud nao atrapalha em nada.

Medidor de eletricidade tem muitas opcoes Open Energy Monitor, IOTaWatt, Shellly EM, Ietecnologia …

Para saber hora de trocar botijao de gas pessoal costuma fazer com balanca, e geralmente pessoal monta a propria balanca usando celulas de carga so buscar aqui no forum que encontrara varios projetos.

Sobre fechadura eu pessoalmente não me sinto confortavel com o fato de uma fechadura ter a opcao de abrir remotamente por app ou automação. O que acho legal de integrar com home assistant é de fazer automações pela biometria dependendo quem entrou. Eu uso uma fechadura da aquara e não consigo fazer isso localmente mas consigo fazer por ifttt. Ja que voce está reformando trocar para um fechadura eletrônica cabeada com um módulo de biometria pode acabar trazendo mais conveniência do que integrar com HA. Nao necessitando mais de bateria.

Controles de portao de garagem costumam ser 433mhz entao em geral so comprar um hub rf 433 e clonar. Outra opcao é automaziar com rele pela entrada para botao interno de abrir o portao. Esse é interessante para fazer automacoes, por exemplo voce pode ter um esp no carro e quando voce chega perto do portao pela intensidade do sinal bluetooth ele abre portao sozinho.

Outra sugestão ja que voce esta reformando a casa, passe conduites separados para AC e DC pelo maximo de lugares da casa que puder mesmo se nao for usar agora. E

1 curtida

Obrigado pela resposta @ariel_leventhal.

Em relação as cameras, eu estou pensando em manter um sistema mais descentralizado, com um SDCard em cada câmera, que armazena o conteúdo dos últimos dias. Eu tenho uma da Reolink (E1 Zoom) que faz isso. E a melhor parte, é que ela tem um sensor de movimento inteligente que pode gravar apenas quando detecta pessoas ou animais. Funciona muito bem. E os videos gravados são acessíveis diretamente pelo HA. O ponto negativo é que as camêras da Reolink não são tão faceis de achar, então fiquei na dúvida se teria uma “nacional” com funcionalidade similares e com bom preço.

Não tinha pensado nessa solução. Vou procurar mais sobre o assunto. Se alguém tiver algum passo-a-passo e puder compartilhar, eu agradeço.

Vou buscar mais informações também. Eu não tenho conhecimento de eletrônica, então para eu montar algo assim, eu precisaria de um passo-a-passo bem detalhado. O ideal seria uma solução pronta, mas imagino que não exista.

Sobre essa sugestão, qual seria o uso para os conduites DC?

Novamente, obrigado pelas dicas.

Eu prefiro centralizar gravação e muitos NVR também geram esses sensores de movimento. Mas é questão de preferencia. No meu caso eu uso câmera com coaxial e uso dvr, quanto menos “smart” forem as câmeras para mim melhor. Se for IP eu gostaria um sem cloud e usar o NVR. Muitas marcas tem segurança horrível nessas câmeras

Sobre a parte de AC voce pode comprar blasters IR da Athom/IoTorero que ja vem com tasmota:
https://pt.aliexpress.com/item/1005008434701012.html

Ou pode montar um com esp

tendo um blaster com tasmota so seguir as instruções aqui:

Quanto ao botijão tem vários guias aqui no forum so usar a barra de busca daqui, segue um exemplo mas tem outros:

https://homeassistantbrasil.com.br/t/pesar-botijao-de-gas-13kg-p13-usando-esphome

O conduite DC é principalmente para cabo de rede, mas pode usar para n coisas, pode usar para passar cabo de input de interruptor se quiser centralizar iluminação com reles em um quadro eletrico, pode usar para fonte DC para alguns devices, tv a cabo, fiacao de camera etc.

Não é legal passar AC e DC no mesmo conduite pois o AC causa interferencia no DC. E mesmo que por ora alguns desses conduites fiquem vazios se algum dia no futuro voce precisar passar algum cabo para um lugar diferente da casas vai facilitar muito. Melhor aproveitar a reforma para não ter que rasgar parede depois.

Mais uma dúvida.

Alguma sugestão de um smart switch (relê) zigbee para eu conectar nos splits 220V (fase-fase)? Procurei bastante aqui no forum, ML, aliexpress, mas não consegui achar nada que sirva para fase-fase.

O meu objetivo é conseguir medir o consumo individualizado de cada split (a corrente máxima é de 11A e potencia máxima de 2420W) e que me permita desligar totalmente os splits, quando eu estiver ausente por muitos dias. Ao invés de ter que desligar o disjuntor de cada split.

Eu cheguei a procurar por disjuntores zigbee fase-fase, mas também não achei nada. Só fase e neutro. Apesar de alguns comentarios na internet afirmarem que é possível utilizar esse fase-neutro para fase-fase, entendo que eles só atuariam sobre uma das fases, então a outra fase continuaria ativa, mesmo com o switch desligado.

Alguma sugestão?

Quando nos falamos de AC não existe um positivo e negativo, pois a corrente fica mudando de direção. Isso quer dizer que se eu pegasse um rele so com uma fase (127v) e invertesse fase e neutro o rele continuaria funcionando normal. Como a corrente fica mudando de direção do ponto de vista do device não existe distinção entre fase e neutro. O importante é a diferença de potencial entre os dois fios. Do mesmo jeito você pode usar duas fases desde que a diferenca de potencial entre elas não seja maior que a tensao maxima do rele (geralmente 240v) ele nao consegue diferenciar entre duas fases ou fase+neutro.

So é importante se atentar qual fase esta conectando em cada pino principalmente caso rele não seja contato seco pois a fase que vai conectar ao ouput é a do pino L.

Mas o maior problema nesse caso seria a corrente alta. Não recomendo nenhum rele smart para uma corrente alta assim. Apesar de terem alguns que sao supostamente feito para correntes dessas eu ja vi posts demais de reles smart derretidos pro sobre aquecerem.

O ideal seria voce instalar um contator (um rele mais robusto) no quadro elétrico para cada mini split e acioanr o contator com um rele smart.

Isso também quer dizer que você não vai poder monitorar consumo através do próprio rele smart voce precisa de uma solução que use TCs como as soluções que eu mencionei na minha primeira resposta.

Mas vale dizer tambem que a economia em desligar a alimentacao do mini split é muito pequena e so de voce adicinar os rele smart e a solucao de monitoramento de energia individual (que tambem consome) voce provavelmente ja vai somar de volta boa parte do que estaria economizando.

2 curtidas

Eu consegui integrar o AC split da Daikin com o HA usando as instruções do github deles. Deu super certo.

1 curtida

Seguindo o tópico aqui para pegar umas dicas também porque estou numa situação parecida. Mas só devo começar minha reforma ano que vem.

Sobre as câmeras eu também estou tendendo em relação à Reolink, foi uma das mais recomendadas que eu vi e que não seja tão caras quanto Unifi por exemplo. Inclusive a campainha inteligente deles achei bem legal.

Ainda não sei como vou fazer para comprar, mas minha ideia seria ter um NVR deles mesmo porque abre muito mais possibilidade para integração e funcionalidade. Talvez (se estiver animado) ainda tenha o Frigate em paralelo para detecções inteligentes mais isso vou ver no futuro.

1 curtida

Eu já tenho uns splits da Midea, e no final das contas irei mantê-los. Um deles, eu comprei no ano passado, e nesse fim de semana, eu consegui integrar com o Wi-fi usando o dongle oficial da Midea. Funcionou muito bem. Agora, eu consigo controlar tudo no AC pelo HA, além de monitorar o consumo. Além de tudo, ele funciona localmente via HA (Midea AC LAN).

Para os outros splits mais antigos, tb da Midea, que não suportam oficialmente a conexão via dongle wifi, eu pretendo seguir as dicas desse post: Midea branded AC’s with ESPhome (no cloud). Já comprei as placas e vou testar nos próximos dias.