Detector de Falta de Energia

Amigos, preciso.saber quando falta energia na minha casa de praia porem.nao trm.sinal de.celular e quando acaba energia a fibra sempre cai junto.
Pensei em algum modulo tuya em que o app monitorasse de tempos em tempos se o modulo esta ativo e me.avisasse em caso se nao estar. Algum pode me ajudar ?

Sem no-break:
Se vc tiver IP publico vc poderia usar o HA para pingar o seu endereço, mas vc não vai conseguir diferenciar entre queda de energia ou queda da internet.

Com no-break:
Vc poderia usar um esp32 ou 8266 para medir a tensão da rede e enviar para seu HA

Contando que a internet tb cai quando cai a energia, a única saída que vejo é um device qualquer na sua casa e integrado ao HA remoto. Se o device ficar indisponível, vc tem um problema de energia ou falta de internet…

Obg a todos mas.reslmente a internet tem caido quando.a.energia cai. Provavel que a fibra edta sem no break. Pensei nisso mas nao sei qual dos modulos tem esta opcao de avisar quando fica.sem.energia. na pratica o app tem de testar de tempos.em.tempos e ver se.o modulo.responde. na pratica.poderia ser falta de internet ou energia mas quando eu receber o alarme vejo.as cameras e ai sei se tem energia ou nao. Alguem sabe qual.modelo.permite isso ?

Acredito que você não precise de nenhum hardware para verificar isso. Eu uso o UptimeRobot gratuito para monitorar meu HA e me avisar se ele sair do ar. Dentro de casa tenho um dos Sonoffs com Tasmota visíveis de fora da rede local (por outra porta IP redirecionada no modem) e também coloquei um monitor nele no UptimeRobot.

O UptimeRobot me envia uma mensagem pelo Telegram quando perde conexão com o HA e/ou com o Sonoff. Se vier mensagem só do HA, sei que o problema foi no mini-pc onde ele roda. Se vier também do Sonoff, sei que ou caiu a conexão de internet ou a energia elétrica.

Complementando com outra solução: na empresa tenho um nobreak TS Shara Soho II que tem saída USB. Nele eu ligo o servidor e o modem. Quando cai a energia, configurei o software de monitoramento do nobreak para me enviar uma mensagem pelo Telegram. Lá não tenho HA.

Mas o HA tem a integração UPS, que serviria como monitor do nobreak e uma simples automação poderia me enviar mensagens.