Pessoal essa integração é bastante interessante para detecção de pessoas, porém não se restringe somente a pessoas, vc pode detectar carros, bicicletas, motos, cachorros e muito mais. E o mais interessante, vc não precisa integrar a camera no config para depois jogar pra analise de imagem, vc já pode setar a url da camera diretamente pra ser analizada pelo Frigate.
Instalação
- Vá até Supervisor > Loja de Add-ons > Repositorios
- Adicione o repositório https://github.com/blakeblackshear/frigate-hass-addons
- Crie o arquivo
frigate.yml
(a extensão é yml mesmo, e não yaml) na pastaconfig
vou colocar aqui o conteúdo do meu arquivo frigate.yml pra mais detalhes acessem o github do addon, lá tem bastante conteúdo e as possibilidades são enormes. Frigate | Frigate (blakeblackshear.github.io)
mqtt:
host: XXX.XXX.X.XX # endereço do home assistant (tenho instalado o addon Mosquitto Broker)
user: seu_usuario_mqtt
password: sua_senha
cameras:
nome_da_sua_camera:
ffmpeg:
inputs:
- path: rtsp://admin:[email protected]/XX # url da sua camera, os formatos são variados
roles:
- detect
- clips
width: 1280 # resolução da sua camera, vc pode reduzir a resolução mas tem que manter a proporção, no caso a minha é 1280x720
height: 720
fps: 5 # é recomendado 5fps acima disso será utilizado mais CPU sem necessidade para detecção
objects: # abaixo vc identifica os objetos que serão analizados e rastreados
track:
- person # detecta pessoas
- car # detecta carros
- bicycle # detecta bicicletas
snapshots: # decidi salvar apenas fotos dos eventos em que foi detectado os objetos acima, mas podem ser gravados videos também
enabled: True
timestamp: false
bounding_box: True # habilita uma caixa ao redor do objeto detectado
retain:
default: 2 # aqui informa quantos dias o sistema guardará as imagens após o periodo a imagem será deletada
motion:
mask: # aqui criei duas mascaras nas areas que não desejo que seja analizado detecção de objetos, assim economizando cpu
- 0,720,0,0,0,0,180,0,69,720
- 248,0,1280,0,1280,720,995,720
detectors: # aqui vc pode informar quantas CPU´s serão utilizadas para deteção, no meu caso dediquei duas CPU´s
cpu1:
type: cpu
cpu2:
type: cpu
Você ainda pode criar sensores para detecção por exemplo, se um cachorro ser detectado na sua camera disparar uma automação, e por aí vai.
Adicionando a integração para gerar as entidades:
- Vá até o HACS instale o repositório https://github.com/blakeblackshear/frigate-hass-integration
- instale a integração no HACS e reinicie
- vá até configurações>integrações>adicionar integração>Frigate e instale
pronto, suas entidades para os objetos que vc cadastrou para detecção estarão disponíveis para suas automações.