Desenvolvimento uso de placa de som no HA

Olá pessoal.
Sabendo que muitos de nós ao redor do mundo usamos hardwares como os NUC, Mini-PCs, notebooks antigos, entre outros como base para rodar nativamente o HA.
Como não encontrei nada nem aqui e nem na gringa uma forma de usar a placa de som.
Eu abri uma solicitação de desenvolvimento para ter a possibilidade de se usar a placa interna de som para alimentar um amplificador de som ambiente, controlado diretamente pelo HA.

AQUI :+1:t2: está o link para quem puder votar e ter uma maior chance de possível desenvolvimento da funcionalidade.

2 curtidas

Seria bom ter nativo mesmo mas da pra fazer isso se tiver supervised ou vm, usando um dos app que usam pra transmitr som sem fio para raspi, o mesmo software que usam nesses exemplos você pode hospedar no proprio mini pc. Talvez tenha algum que de pra instalar via addon, pra quem uso haos instalado diretor, mas não tenho certeza.

Eu não encontrei nada para tal funcionalidade.
Por isso abri o pedido de desenvolvimento.

Pode usar snapcast, no fórum gringo tem vários exemplos de snapcast + mopidy pra áudio multiroom, tem algumas outras soluções também mas essa mais popular.

No caso o objetivo desse software é pra sincronizar múltiplo alto falantes tipo um sonos diy, mas nada impediria de instalar só no mini pc e usar pra isso.

Eu não conhecia este. Agora a pergunta que fica “Funciona no HAS OS?”

O Snapcast quase Certeza que não, mas pode ter outra solução semelhante que sim, preciso pesquisar com calma depois, de cabeça não sei responder.

É então, o hardware já é reconhecido no HAS OS.
Agora falta por para funcionar. Por exemplo: quando eu usava um notebook antigo como servidor do HA, eu coloquei a webcam da tela como câmera de monitoramento, bastando apenas apontar o endereço do hardware no configuration.yaml.

Tipo assim :point_down:t2:

 - platform: ffmpeg
   input: "/dev/video0 -codec:v libx264 -qp 0"
   name: Vista_HA
  #  Webcam de tela do notebook

É que tem tambem uma questao de arquitetura e filosofia do software. Como usurario eu acho que isso seria uma feature bem interessante porem acho dificil que seja adicionado, do mesmo que acesso a gpio do pi foi removido. O ha core tem como objetivo centralizar o controle de dispositvos iot, o hardware onde ela esta instalado é pra ser apenas um server. Acesso placa de som é um pouco fora de escopo. O haOS, é simplemente uma maneira mais facil de instalar o core e todas suas dependencias. As instalacoes do core, docker e supervised esão justamente pra quem precisa extrair mais funcionalidade do hardware. Se usar haOS for muito importante tem opcao de vm tambem.

Por isso acho pouco provavel que isso chegue no core. nunca estudei o haOS pra saber se nao teria problema com falta de driver ou algo do tipo mas acredito daria pra resolver com um addon.

Edit: Se for so pra tocar arquivo da pra fazer pelo addon do vlc, e isso confirma que daria pra resolver streaming e TTS via addon tambem.

edit 2:

Aparentemente talvez o addon do VLC faca tudo mas precisa testar

Obrigado @ariel_leventhal pela dica do VLC.
Não sei em outros hardwares como seria, más no meu caso que uso um mini-pc da DELL, funcionou perfeitamente. Inclusive ele tem alto-falantes imbutidos e o som saiu lindamente com o VLC.

Agora vou para a parte 2, ligar a um módulo amplificador e distribuir os autofalantes de teto.

1 curtida

Se sua ideia é essa, talvez vale a pena ir pro snapcast. VLC parece otimo pra uma solucao simples ligar uma caixinha qualquer p2. Mas se vai levar a serio assim, com amplificador externo e falante embutido acho que vale a versatilidade do snapcast, pois depois ele te permite expandir sistema pro resto da casa e fazer um bom audio multi room com opcao de sync.

Outra opcao é o hardware da arylic, ai nao usaria o som do mini pc mas eles sao uma concorrente da sonos e vendem so O pcb de pre amplificador wifi (com features multiroom) por muito mais barato.

Um sistema de som multi ambiente é interessante (apesar de que pelo tamanho diminuto de minha casa não faria efeito). Agora a possibilidade de integrar ao HA, me agrada muito. :+1:t2:

Entendi, mas de qualquer maneira pra algo mais confiável eu pessoalmente acredito que seja melhor separar do mini pc.
Se algum dia vc precisa formatar ele, ou trocar o hardware pode ficar sem som por um tempo ou até permanentemente… Acho que vale mais a pena ter algo que integre com ha mas que também funcione de forma independente.
Tanto um raspi com Snapcast ou balenaSound, quanto arylic integram com ha.

Concordo com isso. Para algo mais robusto uma solução em separado é muito melhor.

Agora para o meu cenário já fico bem atendido com essa solução, e feliz por não ter um hardware subutilizado.

Novamente obrigado a todos.