Recentemente adquiri o modelo Daikin Ecoswing Gold Smart, 12.000 BTus, de modelo RKP12S5VL9.
Com a evaporadora FTKP12S5VL9, que ao que tudo indica é a versão com modulo wi-fi que só funciona via nuvem.
E aqui começa a tristeza, o app brasileiro é mal feito e sem recursos, é um simples CONTROLE REMOTO, não tem medições de energia.
Então ao tentar conectar no home assistant, descubro que preciso fazer a conexão via API européia, só que ela não cobre a versão brasileira, e o app ONECTA, não reconhece o ar para adicionar.
Então fico preso a usar o app brasileiro, que é falho em muitos aspectos.
Alguém conseguiu desenvolver algo para conectar, sem ser usando o FAIKIN ou algo do tipo?
Estou bem frustrado, investi quase o dobro do valor no modelo Daikin em relação aos concorrentes que tem apps e integrações melhores.
Eu imagino que se o app brasileiro não tem dados de consumo provavelmente ele não tem hardware para medir mas com home assistant é muito fácil adicionar um dispositivo para medir.
Quanto a integração, se ele tem app cloud da pra fazer enegenharia reversa da api mas eu recomendaria fazer integração por infravermelho mesmo.
Apesar da tecnologia ser simples e limitada se vc fazer algo bem pensado fica mto bom, da até pra colocar receptores ir pra ouvir comandos do controle normal e atualizar estado no ha.
Assim funciona local e não fica dependendo de api de terceiros.
Enquanto pesquisava mais hoje, achei o repositório do crossworth/daikin , e consegui conectar a API local do ar condicionado, usando a secret Key que vem da conexão com a nuvem.
Porém fiquei mais desanimado ainda ao confirmar o que você presumiu, não há hardware no dispositivo para medição de energia.
Até a API local é fraca mas pelo menos dá pra montar um controle remoto no HA.
Vou estudar sobre o Shelly EM ou Disjuntores Smart, para colocar algo no meio do caminho para medir o consumo.
Já que tem a api local sem documentação pública, sugiro tentar bloquear acesso dele a nuvem, via firewall do roteador se possível.
Assim não corre risco de ele fazer uma atualização de firmware automático que desabilite api local. Já aconteceu esse tipo de cosias com outras fabricantes.