Custom Component para IFSEI Scenario

Olá!

Alguém por aqui já tentou desenvolver um custom component para o sistema da Scenario.ind.br?
Tenho uma IFSEI que consigo controlar via Telnet ou pelos apps para Android/iOS.

Mas está complicado integrar no HA porque a integração “telnet switch” faz o pooling do estado dos switches/dimmers (através do “command_state”), e na Scenario o servidor Telnet faz o push quando o estado de qualquer dispositivo muda. Com o pooling ativado pra cada switch o servidor telnet acaba travando porque cada envio de comando é feito em uma sessão diferente.

Como o sistema da Scenario foi bem popular no início das automações (meu sistema foi instalado em 2013), estou na esperança de alguém já ter feito essa integração. Eu tenho os scripts em Python com os comandos funcionando, mas a minha dificuldade é criar o componente para o HA porque a documentação para desenvolver integrações é MUITO RUIM se você já não é familar com o produto.

Tentei fazer tudo via NodeRED, mas tenho a sensação de que a curva de aprendizado vai ser maior ainda, principalmente porque não sei como criar os componentes a partir dos fluxos. Até consegui colocar no dashboard botões/sliders que controlam tudo, mas isso só porque ele enviava os comandos na rede, mas não eram entidades dentro do HA.

Explicando um pouco como funciona até pra ter uma luz dos usuários com mais experiências, funciona da seguinte forma:

Um comando para ligar/desligar switches: $DxxZyyi (xx é a ID do módulo de relês, zz é a zona e i pode ser L ou D para ligado e desligado.
Um comando para mexer nos dimmers: $DxxZyyiiTss (mesmo padrão anterior: xx é a ID, zz é a zona, a diferença para dimmers é que ii é a intensidade (de 00 até 63) e ss é o tempo da mudança até o nivel desejado (1 imediato, 10 lento))

Até aqui consigo fazer de forma relativamente fácil com o que o HA oferece. Mas o problema é que para cada mudança em alguma zona, seja via app, via telnet ou via os interruptores físicos, o servidor envia essas mudanças para as conexões telnet abertas no formato *DxxZyyii, e isso que eu não consigo integrar no HA sem um Custom Component ou algum fluxo mágico que integre tudo no NodeRED.

Enfim, falei bastante para um primeiro post para tentar ver alguma luz no fim do túnel.

Ola, eu tenho algumas coisas scenario em casa também, e também queria integrar com ha, no caso eu travei bem antes de você não consegui fazer engenharia reversa do protocolo. Mas com seus scripts acredito que a parte de criar integração consigo fazer tranquilo.
Você tem discord? Se quiser entrar no servidor de de discord do fórum acho mais fácil de conversar melhor por lá.

Opa, fechado, vou entrar lá agora!

Hipur, pode postar os scripts python? To tentando fazer essa integracao tambem.

Te respondi lá no discord mais detalhado mas para deixar registrado, aqui para outras esposa
estou trabalhando numa ponte scenario pra mqtt
No estilo z2m

Como não tenho scenario em casa o progresso é meio lento mas se alguém também programa em Python e quiser contribuir tods Pull request é bem vindo.

Ariel, boa tarde como eu acho o Discord desse forum? Eu gostaria de dar seguimento a essa conversa de vocês lá porque também tenho o Scenario aqui e gostaria muito de controlá-lo pelo HA para me livrar do App deles, que é muito ruim!
Agradeço desde já!
Abç

Fica na barra de navegação:
image

Fala pessoal me interessei pelo topico. Tenho tudo integrado no HA menos minha Scenario. Voces conaeguiram algo? Abracos!

A minha bridge com link acima esta 100% funciona para cortinas e iluminacao (e qualquer coisa intergrada com dimmers ou reles) no sistema scenario classic.
Para sistema scenario embrace nao consigo hoje desenvolver a funcionalidade eu precisaria de auxilio de alguem com acesso ao protocolo ou ao minimo a um ambiente onde haja comuicacao de devices embrace com algum outros sistema para ser feita engenharia reversa do protocolo.

1 curtida